Site da Embrapa ganha área especial com informações sobre Salmonella

22/01/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

A adoção de medidas de controle de Salmonella em atividades intensivas, como a suinocultura é um grande desafio. Para ampliar a divulgação de informações sobre a bactéria e proteger as granjas, o site da Embrapa Suínos e Aves ganhou uma área especial.

Na página sobre Salmonella, o internauta assiste ao vídeo “Limpeza, desinfecção e vazio sanitário em granjas de suínos” com oito dicas fundamentais para a suinocultura. Um folder, que pode ser baixado de graça, aborda as condições mínimas de biosseguridade na granja produtora de suínos e os principais fatores internos e externos de proteção do rebanho.

Um videocast apresentado pela médica veterinária Jalusa Deon Kich aborda a infecção pela bactéria na suinocultura brasileira. No material de cerca de quarenta minutos, a pesquisadora da Embrapa chama a atenção sobre o conceito de Saúde Única e a convergência entre saúde humana e animal na busca de novas soluções.

“Entre os principais problemas da contaminação por Salmonella estão as doenças transmitidas por alimentos, a perda da competitividade do comércio internacional de carnes, a possibilidade de rastreamento de surtos, ou seja, o produtor pode ser identificado e a transmissão de genes de resistência”, afirma Jalusa durante a apresentação.

Quem acessar a página também pode realizar um teste interativo, batizado de Salmonelômetro, que analisa os fatores de risco para infecção salmonela por suínos na granja.

Em breve, também será possível baixar a versão em formato PDF do livro “Salmonela na suinocultura brasileira: do problema ao controle”, que aborda as estratégias de controle da Salmonella nas diferentes etapas da cadeia de produção de suínos (granjas, fábricas de ração e matadouros-frigoríficos) e trata de temas como o sistema de gestão da segurança de alimentos e a análise de risco microbiológica.

A Salmonella é uma bactéria comum aos homens e aos animais, amplamente distribuída na natureza, capaz de sobreviver por longos períodos na presença de matéria orgânica e umidade. 

Assessoria de Comunicação do CFMV com informações da Embrapa Suínos e Aves