Covid 19

Nesta página, reunimos todas as orientações e conteúdos publicados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) sobre a pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2).

O CFMV ressalta que vivemos uma situação em rápida evolução e as informações serão atualizadas à medida em que estiverem disponíveis. O Conselho Federal também reconhece que nem todas as recomendações serão aplicadas a todas as áreas ou regiões em todos os momentos, dependendo do risco epidemiológico e da mitigação de riscos na área. Por isso, incentiva que os veterinários mantenham contato próximo e sigam as instruções da autoridade veterinária local, sempre buscando informações em fontes oficiais.

Acompanhe as orientações técnicas e as informações administrativas

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

Portaria do Mapa lista atividades essenciais para manutenção da produção e da saúde animal

30/3/2020 - A Portaria n° 116 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) especifica produtos, serviços e atividades essenciais para garantir o pleno funcionamento das cadeias produtivas de alimentos, bebidas e insumos agropecuários durante a pandemia do Coronavírus. Leia mais.

Anuidade tem prazo de pagamento prorrogado

30/3/2020 - O CFMV prorroga para 31 de agosto o pagamento e parcelamento das anuidades do exercício de 2020. A decisão vale para todas as pessoas físicas e jurídicas inscritas nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs). Ou seja, os profissionais e empresas podem quitar a anuidade deste ano, à vista ou a prazo, até o fim do mês de agosto. Leia mais.

CFMV alerta: vacina veterinária não pode ser usada em humanos

27/3/2020 - O Conselho Federal alerta que as vacinas veterinárias indicadas para cães, aves e bois não devem, sob nenhuma hipótese, ser administradas em humanos. Reações graves e efeitos colaterais podem ocorrer e, em alguns episódios, levar à morte. A venda desse tipo de produto deve ser feita sob prescrição de um médico-veterinário. Leia mais.

Organismos internacionais de saúde animal se manifestam sobre a Covid-19

26/3/2020 - A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), a Associação Mundial de Veterinária (WVA) e a Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA) voltaram a manifestar que, até o momento, não há evidências de que os animais de estimação desempenhem algum papel na disseminação da doença Covid-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2). Leia mais.

Sexta-feira (27) tem videoconferência "Saúde Única e a pandemia da Covid-19". Participe!

26/3/2020 - A Rede One Health Brasil realiza a videoconferência para debater a origem zoonótica e contribuições da virologia; aspectos epidemiológicos relacionados à pandemia atual; resposta dos serviços de saúde; e impactos econômicos no Brasil e no mundo. Leia mais.

Cadastro de equipamentos veterinários chega a 350 adesões

26/3/2020 - Em três dias, o cadastro nacional de equipamentos veterinários recebeu 350 registros voluntários de médicos-veterinários que estão dispostos a emprestar seus equipamentos aos órgãos de saúde para o tratamento dos pacientes positivos para a Covid-19. Em vídeo, o médico-veterinário da Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (BVECCS), Rodrigo Rabelo, relata que, desse total, 265 estão disponíveis para o tratamento de crises respiratórios, sendo mais de 90 ventiladores mecânicos,126 monitores multiparâmetros e 47 concentradores de oxigêncio. São mais de 130 instituições veterinárias participantes, sendo a maioria do estado de São Paulo. Assista.

Médicos-veterinários têm até o dia 22 de maio para se vacinar contra a gripe

25/3/2020 - O Ministério da Saúde informou que já comunicou aos órgãos de saúde locais quais são os trabalhadores incluídos entre os públicos prioritários, entre eles os médicos-veterinários. A orientação é que os profissionais se dirijam aos postos de saúde portando suas carteiras profissionais, comprovando a inscrição regular no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de seu estado. Leia mais.

Informe sobre a Portaria nº 343 do MEC

25/3/2020 - O CFMV, em sua atual gestão, tem se oposto de forma veemente ao Ensino a Distância (EaD) nos cursos de saúde, em especial, na Medicina Veterinária. Porém, no dia 17 de março, o Ministério da Educação - MEC publicou a Portaria nº 343, que “Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19”. Leia mais.
 

CFMV reforça importância dos serviços essenciais dos zootecnistas na produção animal

24/3/2020 - Zootecnistas cumprem papel primordial na manutenção da produção de alimentos, ao lado de médicos-veterinários. Neste momento em que o Brasil e o mundo tomam medidas para conter o avanço da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) elaborou nota visando reforçar a importância da manutenção dos serviços essenciais desses profissionais na cadeia de produtos de origem animal. Leia mais.

Nota Técnica do CFMV reforça importância da manutenção de serviços veterinários

23/3/2020 - Nota Técnica reforça termos do Decreto nº 10.282, que alerta para a importância da manutenção de serviços veterinários essenciais ante à pandemia da Covid-19. Entre eles estão a inspeção de produtos de origem animal e a vigilância sanitária. Leia mais.

Cadastro de equipamentos veterinários será colocado à disposição dos órgãos de saúde

23/3/2020 - O Sistema CFMV/CRMV, a Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (Bveccs), e a Anclivepa Brasil estão realizando o Cadastro Nacional de Equipamentos Veterinários. A ideia é que esse levantamento seja colocado à disposição dos órgãos de saúde, contribuindo para a saúde da população. Leia mais.

Animais não transmitem o coronavírus aos humanos. Não abandone! 

22/3/2020 - Cuidado com as fake news: não há ainda relação de transmissão do vírus da Covid-19 por animais. O abandono é inaceitável. Por isso, pratiquem a guarda responsável, cuidem da saúde dos seus pets e mantenham os cuidados necessários para evitar a propagação de doenças. Leia mais.
 

Vídeo alerta: vacina de coronavírus canino não serve para humanos

20/3/2020 - O médico-veterinário e professor Rodrigo Rabelo esclarece que a atual pandemia do Covid-19 não tem nada a ver com os coronavírus que afetam animais. Ele também reforça que os tutores infectados devem ficar afastados de seus animais de estimação. "Os animais não transmitem o corona para o homem, mas eles podem se tornar uma superfície contaminante de transmissão do vírus", explica. Por fim e tão importante quanto, o dr. Rabelo ALERTA "nada de vacinação de coronavírus de cachorros em pessoas, pois elas estão disponíveis apenas para animais e para os tipos de coronas que afetam os cães e felinos, não tendo nenhum tipo de relação com o Covid-19 que afeta a medicina humana". Assista

Vídeo: vacinas caninas de coronavírus são exclusivas para animais

20/3/2020 - Para combater informações equivocadas divulgadas em um vídeo que circula pelas redes sociais, o CFMV esclarece que as vacinas caninas contra coronavírus (V8 e V10) imunizam apenas animais e não combatem o Covid-19 que está causando essa pandemia de coronavírus no Brasil e no mundo e, principalmente, alerta que ela NÃO PODE SER APLICADA EM HUMANOS! Assista.

Serviços veterinários essenciais permanecem disponíveis à população

20/3/2020 - CFMV recomenda: 1 clínicas devem funcionar em regime de plantão p/ atender emergências. 2 Procedimentos eletivos devem ser reprogramados. 3 Petshops devem manter estoque de ração e medicamentos e evitar serviços de banho e tosa. Leia mais.
 

Como cuidar dos animais em tempos de coronavírus

18/3/2020 - Para esclarecer dúvidas gerais dos profissionais e dos tutores, o CFMV divulga perguntas e respostas sobre o atendimento veterinário durante o período de enfrentamento da pandemia. Leia mais.


Recomendações do CFMV para o atendimento veterinário 

17/3/2020 - Reforçar a higienização dos estabelecimentos veterinários e limitar que o  atendimento aos animais seja acompanhado por um único tutor. São as recomendações gerais do CFMV aos médicos-veterinários que atuam em clínicas e hospitais veterinários. Leia mais.

INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS

Medida Provisória define critérios de atendimento à Lei de Acesso à Informação

24/3/2020 - Embora sob regime de trabalho remoto, o CFMV mantém o seu canal aberto de atendimento ao cidadão, seguindo o que estabelecem as normas do Governo Federal. Por meio da Ouvidoria do CFMV, a autarquia recebe críticas, sugestões e reclamações da sociedade. Leia mais.

CFMV suspende prazos e faz recomendações aos regionais

20/3/2020 - As restrições geradas pela pandemia do coronavírus afetaram o funcionamento do Sistema CFMV/CRMVs. A Resolução CFMV nº 1312/20 suspende até 30/4 a contagem de prazo p/ oferecimento de defesas e interposição de recursos. 

Funcionamento do CFMV 

20/3/2020 - Diante da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar a circulação de pessoas para prevenir o contágio devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-Cov-2), que causa a Covid-19, o CFMV suspende o trabalho presencial. Excepcionalmente e de forma temporária, os funcionários trabalham de modo remoto, para não interromper de forma integral os serviços.

Mudança de atendimento dos CRMVs

18/3/2020 - Em virtude da confirmação e do aumento dos casos de contaminação pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19, os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) tiveram de adaptar seus horários e dias de atendimento aos profissionais e ao público. Leia mais.

Sistema CFMV/CRMVs: medidas para evitar a disseminação do coronavírus

17/3/2020 - O CFMV, seguindo as orientações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do novo coronavírus, recomenda que os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) sigam as restrições estabelecidas pelos governos estaduais, avaliando as particularidades de cada região. Leia mais.