Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem firmado parcerias com diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do país com o objetivo de implantar o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem.

O projeto foi idealizado pelo Conselho Federal com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências humanísticas nos futuros médicos veterinários, conforme determinação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Medicina Veterinária. A ideia é trabalhar não só as competências técnicas dos profissionais, mas também outras competências, como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

Iniciado em 2013 com dois cursos-piloto, até o momento o projeto conta com 27 adesões das IES. 

O projeto tem duração de dois anos, com avaliação nos dois primeiros semestres, e conta com o acompanhamento do CFMV ao longo do processo.

De acordo com as IES participantes do projeto, foi possível notar entre os estudantes: o aumento da maturidade e compreensão de seu papel como protagonistas na construção do conhecimento; maior consciência sobre a importância do desenvolvimento conjunto das competências técnicas e humanísticas; e maior percepção de que a aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem favorece seu desempenho, sendo útil para a formação profissional.

Já em relação aos professores, em sua visão a utilização das estratégias de ensino-aprendizagem de competências humanísticas favoreceu seu desenvolvimento profissional; perceberam que os alunos valorizaram a aplicação de estratégias diferenciadas para o desenvolvimento de competências humanísticas; e ainda notaram que as atividades propostas contribuíram para que os alunos desenvolvessem uma ou mais dessas competências.

Histórico do projeto

Desde a década de 90, quando foram realizadas as primeiras edições do Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, principal evento para discutir o ensino da profissão no Brasil, o CFMV, por meio de sua Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV), tem trabalhado novas formas de promover melhorias na formação profissional da categoria.

Por meio de reflexões sobre os valores da educação no Brasil, as práticas humanísticas na formação de cada profissional foram vistas como uma necessidade para a formação profissional e para a sociedade.

Ao longo dos anos, o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem foi discutido não só no Seminário de Educação, mas também em palestras, debates e mesas redondas sobre o tema. 

Como inscrever sua instituição

Deseja inscrever sua Instituição de Ensino para participar do projeto de Desenvolvimento das Estratégias de Ensino-aprendizagem para desenvolvimento das competências humanísticas?

Entre em contato para mais informações:

Tel.: (61) 2106-0402

E-mail: rodrigo.souza@cfmv.gov.br