Comissão - Educação da Medicina Veterinária

Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV)

A Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV) tem a missão de servir como órgão de consulta e assessoramento técnico da Diretoria Executiva e do Plenário do CFMV. A CNEMV se faz necessária ao exercício pleno da competência normativa, jurisdicional e administrativa do CFMV em questões relacionadas à educação.

É atribuição da CNEMV: emitir pareceres, elaborar minutas e resoluções, programar e realizar seminários e/ou congressos de ensino.

Presidente

ANTÔNIO FELIPE PAULINO DE FIGUEIREDO WOUK – CRMV – PR 0850

Médico Veterinário formado pela UFPR; mestre em Cirurgia Veterinária pela UFSM; doutor em Biologia e Fisiologia Animal pelo Instituto Nacional Politécnico de Toulouse-França; Membro Titular da Academia Paranaense de Medicina Veterinária;

Membro do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência e Tecnologia. Presidente da Comissão de Acreditação do COPEVET (Conselho Panamericano de Educação Veterinária). Membro da Comissão ad hoc de Educação Veterinária da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

Foi Professor Titular da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Federal do Paraná.

Membros

MARCELO DINIZ DOS SANTOS – CRMV – MT 0818

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996), doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000), Pós-doutorado em Biologia Estrutural e Funcional pela Universidade Federal de São Paulo (2011).

Desde fevereiro de 2000 é professor na graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cuiabá, ministrando disciplinas de Produção Animal III, Reprodução Animal I e II. Assumiu em 2011 a Coordenação do Programa de Mestrado em Biociência Animal da Universidade de Cuiabá, também ministra disciplinas de Endocrinologia e adaptação ambiental e Nutrição e eficiência reprodutiva no programa de Pós-Graduação da UNIC (mestrado em Biociência Animal). Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Zootecnia, com ênfase em manejo reprodutivo, fisiopatologia da reprodução, qualidade seminal, nutrição e bem-estar animal. Avaliador de cursos superior SINAES/INEP/MEC (2007 a 2010). É  presidente da Comissão Regional de Educação do CRMV-MT.

ROGÉRIO MAGNO DO VALE BARROSO – CRMV – ES-1022

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Franca (2002), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), Diploma de Estudios Avanzados (DEA) na área de Fisiologia pelo Centro de Ciências Biomédicas da Universidad de Léon - Espanha e é Doutorando em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor e coordenador de séries e módulos do curso de Medicina no método PBL. Atualmente é coordenador do Curso de Medicina Veterinária da ESFA (Escola São Francisco de Assis) no Município de Santa Teresa (ES) e fez parte do quadro do Comitê Gestor no cargo de Assessor de Relações Institucionais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Técnica Operatória e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais e em Ciências Biomédicas atuando principalmente nos seguintes temas: Patologia Geral, Biologia Celular, Fisiopatologia, Cirurgia Experimental. Experiência em Gestão, Gestão Educacional e de Serviços de Saúde. 

Foi professor na Universidade de Brasília e professor Integral do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC atuando como coordenador do curso de Medicina Veterinária responsável pelo projeto do curso e sua implantação além de coordenador do laboratório de Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental.

MARCELO HAUAJI DE SÁ PACHECO – CRMV – RJ 4034

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Tecnologia e Higiene de POA, concentração: carne pela Universidade Federal Fluminense (1999) e, em conclusão, Especialização em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Atualmente é Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, Presidente da Comissão Estadual de Ensino de Medicina Veterinária do CRMV-RJ e Diretor Geral da PROMOVE - Educação, Inovação e Biotecnologia, que tem por missão a capacitação profissional.

Foi Vice - Reitor de graduação e corpo discente da Universidade Castelo Branco, coordenador de projeto de extensão da Universidade Castelo Branco (Parceria com a Soc. Nacional de Agricultura -), membro do conselho científico do Ipezo (Instituto de Pesquisa da Zona Oeste) da Universidade Castelo Branco (Parceria com a Soc. Nacional de Agricultura -), presidente de Comissão de Sindicância da Universidade Castelo Branco, diretor tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, membro da CPA - Comissão Permanente de Avaliação da Universidade Castelo Branco , membro da comissão designada para atualização do Regimento da Universidade Castelo Branco, membro da comissão para reformulação da Universidade Castelo Branco.

Adquiriu experiência, em gestão, com a Coordenação e Direção dos Cursos de Medicina Veterinária, das Universidades Estácio de Sá e Castelo Branco, onde unido ao processo de gestão, foi responsável pelo reconhecimento dos cursos junto ao MEC e pela renovação de reconhecimento do Curso da Castelo Branco. Foi Professor da Universidade Federal Fluminense (substituto) e dos cursos de Medicina Veterinária do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI), Universidade Estácio de Sá e Universidade Castelo Branco, ministrou, por 20 anos, disciplinas como Administração Rural, Produção de Bovinos, de corte e leite, suínos e equinos e suas articulações com a cadeia produtiva animal.

JOÃO CARLOS PEREIRA DA SILVA – CRMV – MG 1239

Graduado, mestre e doutor em Medicina Veterinária. Professor titular da Universidade Federal de Viçosa.

Membro da Comissão Estadual de Ensino em Medicina Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária - MG (2007 a presente data). Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais, no período de 2012 a presente data.

RAFAEL GIANELLA MONDADORI - CRMV-RS 5672

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2008) e pós-doutorado na Universidade McGill-Canadá (2016). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal e Biotecnologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovino, ovino, reprodução, medicina veterinária e in vitro. Tem experiência na área de Educação Médico Veterinária com experiência em gestão do ensino e Metodologias Ativas do Processo de Aprendizagem.