Planejamento Estratégico

Nos últimos anos, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem desenvolvido iniciativas para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema CFMV/CRMVs e por médicos veterinários e zootecnistas.

A evolução da estrutura operacional do Conselho refletiu em diversas mudanças, que ocorreram em sintonia com as rápidas transformações profissionais e globais em curso.

Atento às novas demandas, o CFMV sentiu a necessidade de elaborar um diagnóstico para identificar mudanças necessárias à instituição e novas ferramentas foram pensadas para garantir mais efetividade em suas ações.  Também foram definidos a missão, visão e valores do CFMV.  

Com o objetivo de trabalhar de forma mais planejada, foram investidos esforços no planejamento e na capacitação do corpo funcional, com vistas à atualização de conhecimentos. Também foi implementado um novo modelo de gestão, com foco em resultados.

Três grandes princípios passaram a nortear as novas práticas administrativas: gestão participativa, liderança servidora e regras claras.

A partir de 2005, tiveram início estudos e ações para implantar na instituição uma gestão planejada.

Com o objetivo de atender às demandas institucionais decorrentes da evolução da força de trabalho no CFMV, foram implementadas reformulações na estrutura organizacional da instituição com base em uma nova cultura organizacional.

Em 2008, foi realizado um diagnóstico organizacional e houve a implantação do novo modelo de gestão no CFMV.

O primeiro Planejamento Estratégico do CFMV foi pensado durante o triênio de 2008 a 2011.

Com sua elaboração, foi possível atuar com diretrizes claras e definir indicadores que permitiram mensurar os resultados alcançados, facilitando o alcance das metas estabelecidas pelo CFMV.

A segunda edição do Planejamento Estratégico na instituição foi realizada de 2011 a 2014.

Neste período, os desafios giraram em torno do rápido crescimento do Sistema CFMV/CRMVs e das novas demandas da Medicina Veterinária e Zootecnia e da sociedade. O intuito foi reforçar a valorização profissional, o desenvolvimento contínuo dos profissionais e a prestação de serviços de excelência direcionados para a promoção do bem-estar animal, humano e do meio ambiente.

Em 2014, foi iniciada a elaboração do Plano Estratégico para o período de 2014 a 2018, com os seguintes resultados esperados:

Zelar pelo exercício da profissão com competência, excelência, ética e legalidade;
Cooperar com os sistemas de ensino com vistas a contribuir para a melhoria da formação dos médicos veterinários e zootecnistas;
Contribuir para a segurança, saúde e bem-estar da sociedade, do meio-ambiente e dos animais; e
Valorizar os médicos veterinários e zootecnistas.

O Planejamento Estratégico atual, de 2014-2018, busca a consolidação das melhorias já alcançadas e a maior efetividade dos processos de trabalho e projetos estratégicos.

Como pilar dessa diretriz estão o desenvolvimento de pessoas e a adequação da infraestrutura física e tecnológica às necessidades da instituição.

Missão, visão e valores

A identidade estratégica ou organizacional de uma instituição é a base a partir da qual todos os objetivos, metas e anseios são traçados e alcançados.

Ao se falar de intenção estratégica, fala-se de:

Missão (Razão de existir da instituição);
Visão (Onde a organização quer chegar); e
Valores (princípios que norteiam as ações e a conduta dos colaboradores, Dirigentes, Conselheiros e membros das Comissões Assessoras).
Missão do CFMV

Promover o bem-estar da sociedade, disciplinando o exercício das profissões de Médico Veterinário e Zootecnista, por meio da normatização, fiscalização, orientação, valorização profissional e organização das classes diretamente ou por intermédios dos CRMVs.

Visão do CFMV

Ser reconhecido nacionalmente como uma instituição capaz de prestar serviços de excelência em atendimento às expectativas da sociedade no âmbito da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

Valores do CFMV

Dentro desse processo de revisão do Planejamento Estratégico do CFMV, os valores institucionais foram revisados, renovados e alterados, de forma a caracterizar melhor as ações de empenho e compromisso com a gestão institucional. São esses os novos valores definidos:

1. Justiça.

2. Comprometimento.

3. Cooperação.

4. Inovação.

5. Efetividade.

6. Bem-estar único.

7. Saúde única.