Comissão - Animais Selvagens

Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) 

A Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) tem por propósito assessorar a administração do CFMV nos temas referentes a Animais Selvagens. O assunto é de fundamental importância, haja vista a grande diversidade da fauna de nosso país e a necessidade de mantê-la e valorizá-la. É uma das comissões mais jovens do CFMV e demonstra uma atuação proativa e dinâmica, zelando pelos interesses da Medicina Veterinária e Zootecnia.

Presidente:

CARLOS EDUARDO DO PRADO SAAD – CRMV – MG 0772Z

Formado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestrado em Zootecnia pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Doutorado em Ciência Animal pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutorado no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

É Professor Adjunto no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), nas áreas de Manejo de Animais Selvagens em Cativeiro, Etologia de Animais de Produção e Bem-Estar de Animais de Produção. Chefe do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Foi Chefe da Seção de Nutrição da Fundação Zôo-Botânica de Belo Horizonte (Jardim Zoológico). Foi Consultor da Fundação Parque Zoológico de São Paulo na área de Manejo Nutricional de Animais Selvagens. Foi Responsável pela Área de Nutrição de Animais Silvestres da Sociedade de Zoológicos do Brasil. Foi Consultor do Grupo de Trabalho em Canídeos Silvestres (IBAMA). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) na área de Criação de Animais Silvestres. Membro da Comissão Especial de Animais Selvagens do CRMV-MG.

Membros:

DÉBORA ROCHELLY ALVES FERREIRA – CRMV- PB 00693

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na área de Medicina Veterinária Preventiva.

Atualmente está como Pesquisadora de Desenvolvimento Científico Regional CNPq/FACEPE desenvolvendo atividades no Laboratório de Doenças Infecciosas do Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE.

ISAAC MANOEL BARROS ALBUQUERQUE – CRMV-AL 0479

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade de Alfenas - MG. Especialista em Clínica e Cirurgia pela Universidade Tuiuti - PR. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - SP. 

Membro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens. Professor do Centro Universitário Cesmac / AL; diretor da SOS Selvagens; responsável técnico do Criatório Conservacionista Cesmac e do Criatório Comercial de Jacaré-de-papo-amarelo Mister Cayman. 

JOÃO LUIZ ROSSI JUNIOR – CRMV-SP 11607 e ES – 1206 (VP)

Formado em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio de Barros (1999); Aperfeiçoamento Técnico em Cirurgia Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP (2000). Mestrado em Cirurgia Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP (2002) e Doutorado em Cirurgia Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP (2007).

Coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa com Animais da Universidade Vila Velha- ES. Professor de graduação em Medicina Veterinária e Pós-Graduação em Ciência Animal e Ecologia de Ecossistemas da Universidade Vila Velha (UVV).

Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia de Animais Selvagens. Na área de Ecologia de Ecossistemas atua na área de Ecotoxicologia de vertebrados terrestres, pesquisando bioacumulação de metais pesados e suas implicações na saúde animal e humana. 

VALÉRIA NATASCHA TEIXEIRA – CRMV –PR - 3925

Formada em Medicina Veterinária pela UFPR (1977). Mestre em Ciências Veterinárias pela UFPR (2000).

Membro da Association of Exotic Mammal Veterinarians e da Association of Avian Veterinarians.

Professora de Parasitologia Veterinária, Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos e Medicina de Animais Selvagens pela PUCPR desde 2009. Coordenadora da Pós-Graduação em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Equalis desde 2003. Diretora Clínica do Vida Livre Medicina de Animais Selvagens desde 1998. Diretora de Patrimônio da Associação Paranaense de Medicina de Animais Selvagens - Grupo Fowler. Diretora Financeira do Instituto Brasileiro para Medicina da Conservação - Tríade.