Comissão - Saúde Pública Veterinária

Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV)

A Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) trabalha em prol de tornar reconhecidas a presença, a participação e a importância do Médico Veterinário na Saúde Pública. Promove ainda a saúde humana e animal, contribuindo para a prevenção de doenças e conscientizando médicos veterinários, gestores e sociedade sobre o papel da profissional para a saúde das populações.

Nos últimos anos, a CNSPV teve grandes conquistas para a Medicina Veterinária, como, por exemplo, a inclusão do Médico Veterinário no NASF, fortalecendo o reconhecimento da profissão na área da saúde. Diversos seminários, fóruns e participações em eventos, além de elaboração de artigos e pareceres na rotina da comissão, têm contribuído para este reconhecimento.

Presidente:


STHENIA DOS SANTOS ALBANO AMORA – CRMV – RN 0710

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2003), mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é Professora Adjunta IV da UFERSA lecionando a disciplina de Tecnologia dos Produtos de Origem Animal para os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (UFERSA) na área de meio ambiente e saúde pública, com ênfase no controle e prevenção da leishmaniose visceral e doença de chagas canina.

Membros:

ADRIANA MARIA LOPES VIEIRA – CRMV –SP 6086

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1989). Especialização em Saúde Pública pelo Centro Universitário São Camilo – Campus Pompeia, São Paulo (1992). Especialização em Administração de Serviços de Saúde para o Setor Público – CEASP, pela Fundação Getúlio Vargas – SP. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2014).

Vínculos atuais: áreas de vigilância e controle da raiva junto ao Instituto Pasteur do Estado de São Paulo e vigilância sanitária de produtos e serviços junto ao Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Guarulhos. Tem experiência nas áreas de Epidemiologia, Saúde Coletiva, Vigilância e Controle de Zoonoses e Manejo Populacional de Cães e Gatos, com ênfase em Saúde Pública.

Foi gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos (1993 a 2001) e do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (2007 a 2008). Responde pela Presidência da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV-SP.

GERALDO EDSON ROSA – CRMV – GO 1270

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Goiás (1985). Pós-graduado pela Universidade Federal de Goiás em Vigilância em Saúde Ambiental. Título de especialista em Saúde Pública, pelo Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos (2007)

Membro da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV-GO. Atualmente é Fiscal de Vigilância Sanitária na Prefeitura Municipal de Anápolis e Fiscal de Saúde Pública na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Coordenação local dos Cursos de pós-graduação em Medicina e Enfermagem do Trabalho, Perícias Judiciais em Medicina do Trabalho, Nutrição Clínica em Goiânia, na União Social Camiliana/Centro de pós-graduação São Camilo (1995 a 2005). Coordenador de Vigilância Sanitária Municipal, na Prefeitura Municipal de Anápolis (1996 a 2000).

FRED JÚLIO COSTA MONTEIRO – CRMV – AP 0073

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2005), Mestrado em Biodiversidade Tropical pela Universidade Federal do Amapá (2009) e Doutorado pelo mesmo programa (2014).

Médico veterinário do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá - LACEN - AP, desde 2011.

Foi conselheiro efetivo do Conselho Federal de Medicina Veterinária - CFMV de 2011 a 2014.


JÚLIA CRISTINA MAKSOUD BRAZUNA
 – CRMV – MS 0857

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (1998). Mestre em Ciência Animal, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e Doutorado na Faculdade de Medicina no Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Atualmente é Médica Veterinária da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Controle de Zoonoses. Foi Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande (2005 a 2012). Foi Presidente da CRSPV do Conselho Regional de Medicina Veterinária de 2013 a 2016.