Comissão - Residência em Medicina Veterinária

Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV)

A Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV) orienta os coordenadores de programas de residência sobre como alcançar qualidade adequada, garantindo assim o treinamento eficiente ao residente. A CNRMV procura ser referência em informações relacionadas ao tema, tanto no âmbito do CFMV como no do Ministério da Educação.

A CNRMV discute os assuntos relacionados aos padrões de qualidade dos programas de residência; trabalha em parceria com o Ministério da Educação; busca divulgar o processo de reconhecimento dos programas por parte do MEC; e incentiva as instituições de Ensino Superior para que se adequem aos critérios do MEC.

Presidente:

BENEDITO DIAS DE OLIVEIRA FILHO – CRMV – GO  0438

Formado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (1972). Mestrado pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Reprodução Animal (1981). Doutorado pela Unesp-Jaboticabal/SP, em Zootecnia/Produção Animal (1999). MBA pela Fundação Getúlio Vargas, área de Agronegócios (2006).

Professor de Reprodução Animal, Departamento de Produção Animal da EVZ-UFG, desde 1976.

Foi diretor da Escola de Veterinária da UFG no período de 1990-1994.

Membros:

FERNANDO LEANDRO DOS SANTOS – CRMV – PE 1492

Fernando Leandro dos Santos, médico veterinário graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), 1985. Formado também em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciência da Administração da Universidade Pernambuco, 1992. Em Direito pela Faculdade do Recife, 2014. Mestrado em Medicina Veterinária – UFRPE – 1994. Doutorado em Ciência Animal – Universidade Federal de Minas Gerais, 2002

É professor de Patologia Veterinária da UFRPE – 1991 até a presente data. Coordenador do Curso de graduação em Medicina Veterinária da UFRPE – 1994/1996 e 2016/2018.

Membro representante da UFRPE na representação no Conselho Estadual de Saúde Animal (CONESA) – 2009 até a presente data. Membro da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária do CFMV – 2010 até a presente data.

VIRGINIA BOCORNY LUNARDI – CRMV – RS  5258

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Residência Médica Veterinária em Cirurgia de Pequenos Animais e Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, responsável pelas disciplinas Cirurgia Veterinária I e Cirurgia Veterinária II do curso de graduação, e Treinamento em Cirurgia Geral I e II, Prática em Clínica-Cirúrgica I e II, e Prática em Cirurgia Geral I e II dos cursos de Pós-Graduação. Desempenha também a função de coordenadora dos programas de Residência Médica Veterinária e é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Cirurgia de Pequenos Animais, atuando principalmente em cirurgias de tecidos moles e cirurgia reconstrutiva.

JOSÉ CORREA DE LACERDA NETO – CRMV –  SP - 2903

Formado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, campus de Jaboticabal, SP (1980). Mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG (1986). Doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (1996). Livre Docência em 2007 pela FCAV/UNESP.

Professor Adjunto III junto a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, campus de Jaboticabal, SP, desde 1980; responsável pela disciplina Clínica Médica de Equinos e colaborador em outras disciplinas ministradas ao Curso de Medicina Veterinária da FCAV/UNESP;

Participa do atendimento clínico a equinos e outras espécies de produção junto ao Hospital Veterinário “Gov. Laudo Natel” da FCAV/UNESP; responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e orientador em nível de mestrado e doutorado junto aos Programas de Pós-Graduação em Medicina Veterinária e em Cirurgia Veterinária; Coordenador do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária e Saúde MEC/SUS;

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 1C; publica regularmente em revistas científicas de elevada política editorial; atualmente exerce a Supervisão do Hospital Veterinário “Gov. Laudo Natel” da FCAV/UNESP.

ANTONIO JOSÉ ARAÚJO AGUIAR – CRMV – SP 4982

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985). Mestrado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Doutorado em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e Livre-docência em Anestesiologia Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009).

Atualmente é Professor Adjunto III da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anestesiologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: anestesia em asininos e muares, anestesias intravenosa total e balanceada em pequenos e grandes animais e anestesia em animais selvagens.

Portador do "Título de Especialista em Anestesiologia Veterinária", outorgado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária - CBCAV e homologado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Bolsista PQ-2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq, entre março de 2011 e fevereiro de 2014. Atualmente exerce o cargo de Supervisor do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, eleito pelos pares para um mandato com encerramento em 15 de fevereiro de 2017.