Comissão - Meio Ambiente

Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA)

A Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA) tem como objetivo fortalecer e expandir o conhecimento e o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia nas áreas ambiental e agropecuária. A CNMA desenvolve o trabalho em prol da sustentabilidade, difundindo e consolidando dentro e fora da categoria a atuação do Médico Veterinário e do Zootecnista na área ambiental.

Presidente:

MARIA IZABEL MERINO DE MEDEIROS – CRMV – SP 13293

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília - UNIMAR (2000), Mestrado na área de Higiene Veterinária e Saúde Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Botucatu (2005) e Doutorado na área de Medicina Veterinária Preventiva - Segurança de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Jaboticabal e Universidad de Córdoba UCO - ES (2011). Atualmente é Pesquisadora Científica Nível V da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA/SAA-SP no Pólo Regional Centro Oeste - Bauru - SP.

É presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente - CNMA pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária - CFMV e membro da Comissão Permanente do Regime de Tempo Integral - CPRTI, subordinada à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo. Possui experiência nas áreas de Medicina Veterinária Preventiva, Segurança de Alimentos, Sanidade Animal e Saúde Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, epidemiologia molecular e qualidade de leite e derivados.

Membro:

 

ELMA PEREIRA DOS SANTOS POLEGATO – CRMV – SP 7012

Médica veterinária formada pela Universidade de Marília em 1992; mestre em Vigilância Sanitária pela UNESP de Botucatu em 1998; doutora em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela UNESP de Jaboticabal em 2003.

Membro da Comissão Nacional de Meio Ambiente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Desde 1993 é médica veterinária da Prefeitura de Marília (Vigilância Sanitária) e docente da Universidade de Marília. Atualmente é presidente da Comissão de Saúde Ambiental e assessora na região de Marília do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo.

 

FABIANO BARBOSA PESSOA - CRMV - PI N° 0983

Médico Veterinário com graduação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE – 2002). Especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – 2008).

Analista Ambiental da Superintendência do Ibama no Piauí (2005), atualmente é Coordenador do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e Membro da Comissão Regional de Meio Ambiente e Animais Selvagens do CRMV-PI.Com experiência profissional nas áreas de Vigilância Ambiental e Sanitária na Secretaria de Saúde de Recife; no Manejo e Conservação da Fauna Silvestre, sendo responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS do Ibama-PI) e no Licenciamento de Fauna Silvestre, como membro do Núcleo de Fauna da SUPES-PI.

Desenvolve ações de educação ambiental e em saúde coordenando o Projeto de Educação Ambiental – Liberdade & Saúde, que tem por objetivo utilizar a educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e a prevenção de suas zoonoses associadas.

 

EUNICE CUNHA MENEZES - CRMV-AM N° 0554

Médica Veterinária pela Fundação de Ensino Superior de Rio Verde (FESURV) em 2009. Gerente Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem SENAR – AR/AM (2013). Gerente Sociocultural da Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas SEPROR (2014). Atualmente é Responsável Técnica na Tavares e Tuji Ltda e no Mercadinho Japonês. E atua em um Projeto de Pesquisa no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).