Perguntas frequentes (transparência)

PERGUNTAS FREQUENTES – OUVIDORIA CFMV (Ainda em construção)

I - SOBRE O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA E ACESSO À INFORMAÇÃO

1.1. O que é o Portal da Transparência e Acesso à Informação do CFMV?

            O Portal da Transparência e Acesso à Informação é um canal de comunicação com o cidadão cujo objetivo é fornecer informações sobre atos e fatos de gestão praticados pelo Sistema CFMV/CRMVs para a classe médico-veterinária e zootécnica, assim como a sociedade brasileira.

1.2. Quais são as informações disponíveis no Portal da Transparência e Acesso à Informação do CFMV?

            No Portal da Transparência e Acesso à Informação estão disponíveis informações sobre o Conselho Federal de Medicina Veterinária. Por meio de consultas é possível obter dados sobre: estrutura organizacional, atos normativos, calendário de reuniões, programas e projetos, execução orçamentária, licitações, contratos e convênios, diárias e passagens, concurso público, quadro de pessoal, demonstrações contábeis e prestações de contas, balanço socioambiental, dados estatísticos, perguntas e respostas e documentos da Lei n. 12.527/2011.

1.3. Quem é o responsável pelas informações disponibilizadas no Portal da Transparência e Acesso à Informação?

            O Portal da Transparência é gerido pelo Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, instituído pela Portaria n. 39/2017. Cabe ao GT reunir as informações nas mais variadas fontes e disponibilizá-las de forma consistente e transparente para toda a sociedade.

1.4. Com qual frequência o Portal da Transparência e Acesso à Informação é atualizado?

            As informações do Portal da Transparência são atualizadas de acordo com o cronograma abaixo:

Estrutura Organizacional: sempre que ocorrerem mudanças;

Atos normativos (resoluções e portarias): sempre que forem editados, após assinatura e publicação no Diário Oficial, quando for o caso;

Calendário de Reuniões: mensal;

Programas e Projetos: após início do exercício, e prazos dos serviços sempre que ocorrerem mudanças;

Execução Orçamentária: mensal;

Licitações: no lançamento do edital, nas fases da licitação e no resultado da licitação;

Contratos e Convênios: quando da assinatura;

Diárias e Passagens: mensal;

Concurso Público: quando da publicação do edital, nas fases do concurso, na homologação do resultado e nas convocações;

Quadro de Pessoal: quando da atualização da relação de empregados e/ou da tabela salarial, e folha de pagamento mensal;

Demonstrações Contábeis e Prestação de Contas: balancetes, mensal, após aprovação pelo Plenário; demais documentos, anual, após aprovação pelo Plenário;

Balanço Socioambiental: anual, após publicação;

Dados Estatísticos: mensal.

II - REVISTA CFMV

2.1) Não recebo a Revista CFMV, como faço?

Todos os médicos veterinários e zootecnistas  atuantes e em dia com o Sistema CFMV/CRMVs recebem gratuitamente a Revista CFMV. Caso não esteja recebendo a publicação, por favor, verifique qual é o endereço de correspondência que está registrado no Conselho Regional de sua jurisdição. A atualização de endereço poderá ser feita em www.cfmv.gov.br no banner “Siscad” ou clique aqui

Outra opção é atualizar endereço em contato direto com o Conselho Regional de sua jurisdição.  Atenção, pois o profissional faz o registro de seu endereço e do endereço de correspondência. Para envio da revista, são utilizados os dados do endereço de correspondência.

2.2) Estou mudando de endereço e gostaria de continuar a receber a Revista CFMV. Como faço?

A atualização do endereço de correspondência pode ser feita em www.cfmv.gov.br no banner “Siscad” ou em contato direto com o Conselho Regional de sua Jurisdição. Atenção, pois o profissional faz o registro de seu endereço e do endereço de correspondência. Para envio da revista, são utilizados os dados do endereço de correspondência.

2.3) Como faço para assinar a Revista CFMV?

A assinatura é anual com envio de quatro exemplares. Estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia podem pagar um preço promocional. Para preços e detalhes sobre como enviar a ficha de assinatura, no site do CFMV, clique no “banner da Revista CFMV” e em seguida em “Assinatura” no menu  à esquerda. Se quiser assinar agora, clique aqui

2.4) Após a assinatura, quando passo a receber a revista?

Após a confirmação do pagamento da assinatura, automaticamente, o assinante tem direito a receber as próximas quatro edições da Revista CFMV. Como a revista é trimestral há a publicação de quatro edições no ano. Para as assinaturas realizadas no último mês de cada trimestre, o assinante passará a receber a revista apenas no trimestre seguinte. Exemplo:  se a assinatura foi confirmada em março, o assinante passará a receber a revista a partir da edição seguinte (abril, maio e junho).

2.5) Como faço para acessar a revista on line?

A revista está disponível para os profissionais por meio do “Siscad”. Dentre as opções do menu há o link “revistas” onde o profissional adimplente pode baixar qualquer edição. A Revista CFMV também está disponível para os que estão cadastrado no Seres – banco de conhecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia. Para acessar o Seres clique em seres.cfmv.gov.br

2.6) Como faço para enviar/submeter artigo?

Toda a tramitação de artigos científicos na Revista CFMV é eletrônica e eles devem ser submetidos via internet. No portal CFMV (www.cfmv.gov.br), clique no banner da Revista CFMV e em seguida em “envio de artigos” (menu à esquerda). A seguir em “sistema de publicações”.

No sistema, o autor deve fazer sua inscrição para que tenha log in e senha. Em seguida, pode fazer o envio do texto via “submissão de trabalhos”. Não há custo de submissão ou de publicação do artigo. Para acompanhar a tramitação do artigo, basta entrar no sistema com log in e senha, porém, o autor é avisado por email a cada mudança na situação de seu artigo.

Todos os artigos são avaliados pelo corpo editorial e encaminhados a consultor ad hoc de reconhecido saber nas áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Se quiser submeter um artigo agora, clique aqui

2.7) Qual é o custo de submissão ou de publicação de artigo na Revista CFMV?

 Na Revista CFMV não há custo de submissão ou de publicação. O autor precisa apenas cumprir todas as normas da publicação. Para saber as normas, clique aqui.

2.8) Gostaria de saber a situação do artigo enviado?

Toda a tramitação de artigos científicos é eletrônica.  Para saber a situação do artigo basta entrar no sistema com log in e senha e verificar o andamento.  (www.cfmv.gov.br -> banner Revista CFMV -> “envio de artigos” -> “sistema de publicações” -> log in e senha) ou clique aqui.  Não há prazo fixo para avaliação e publicação. Dúvidas específicas, por favor, escrever para artigos@cfmv.gov.br

2.9) Quanto tempo leva entre a aprovação e a publicação?

Quando o artigo é considerado “aprovado para publicação” ele passa a integrar uma listagem de artigos que estão aptos para publicação. Não há um prazo definido para publicação. A Revista CFMV é trimestral e a cada edição são publicados quatro artigos no suplemento científico, além das matérias técnicas, portanto há um limite de artigos por edição. A escolha respeita a data de envio e a diversidade de temas.

2.10) Como faço para sugerir um tema ou um texto que não será publicado no suplemento científico, mas entre as matérias técnicas da revista?

Todas as opiniões e sugestões devem ser enviadas para o email revista@cfmv.gov.br e serão avaliadas pelo corpo editorial da publicação. 

III - LEGISLAÇÕES DO SISTEMA CFMV/CRMVS

3.1. Onde encontro legislação que trata da criação de centros de zoonoses caninas, cães vadios?

A questão é de competência dos estados e dos municípios