Comissão - Alimentos

Comissão Nacional de Alimentos - CNAL
A Comissão Nacional de Alimentos tem a atribuição de assessorar o CFMV em aspectos relacionados à regulação, à higiene e às propriedades nutricionais dos alimentos. Cabe à CNAL/CFMV propor a edição de normas relacionadas à atuação do médico veterinário em todas as fases da cadeia produtiva e de consumo de alimentos de origem animal.

A comissão também tem o papel de assessorar o CFMV nas questões relacionadas a aditivos alimentares, pesticidas, resíduos de medicamentos veterinários, substâncias contaminantes, rotulagem, classificação, métodos de amostragem e análise de riscos.

Presidente:

VALÉRIA ROCHA CAVALCANTI – CRMV – PB 0729

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPB em 2011. Médica Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998). Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPB (2001) e em Serviços de Saúde Púbica (CBPEX/2005). Credenciada SEBRAE como Instrutora e Consultora nas áreas de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, Consultora do Programa Alimento Seguro - PAS (Seguimentos: Distribuição, Indústria, Mesa, Leite e Mel).

Atua como consultora em agroindústrias de produtos de origem animal, estabelecimentos de alimentos que manipulam, vendem, fracionam, embalam e armazenam orientando no que diz respeito às adequações referentes as exigências as normas vigentes e implantando processos de qualidade e autocontroles. Atualmente é Secretária Geral e Presidente da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) do CRMV-PB desde 2013.  Professora dos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade Mauricio de Nassau no curso Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos, da Disciplina Vigilância e Controle em Portos, Aeroportos e Fronteiras, do Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública com ênfase em Vigilância Sanitária da Universidade DNA/FIP da Disciplina Boas Práticas de Fabricação e APPCC, do Curso de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária da Universidade UNIPÊ - PB.

Atuou como professora do Instituto Tecnológico de Pernambuco – ITEP (unidade de Garanhuns (2012) e na UNIPB/FPB na disciplina Higiene e Segurança Alimentar no Curso Técnico em Gastronomia (2001 - 2005). Já atuou como Coordenadora da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Pilar. Coordenadora da Vigilância Sanitária e Zoonoses do Município de Bayeux (PB) e Coordenadora da Vigilância Sanitária no Município de Sapé (PB). Prestou Consultoria em Controle e Segurança Alimentar para as lojas de alimentação do Manaíra Shopping e Supermercados do Município de  João Pessoa (PB).

Membros

ALEXANDER WELKER BIONDO – CRMV – PR 6203

Possui graduação em Medicina Veterinária (1993) e Residência em Laboratório Clínico Veterinário (1994) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Botucatu. Mestrado em Clínica Médica Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Residência em Patologia Clínica Veterinária (2002). Doutorado em Patologia Clínica Veterinária (2003) pela Universidade de Illinois, EUA e Pós-doutorado em Biologia Molecular na Universidade da Califórnia, Davis (2012).

Atualmente é Professor Associado I das disciplinas de Zoonoses e Biologia Molecular Aplicada à Patologia Animal e Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná. Professor visitante do Departamento de Patobiologia Comparada da Universidade de Purdue, EUA (2010). Presidiu o Comitê de Atividades Internacionais da Sociedade Americana para Patologia Clínica Veterinária (2010/2011). Atuou também como Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba (2013/2014). Tem experiência na área de Patologia Clínica Veterinária e Biologia Molecular, com ênfase em saúde pública e vigilância ativa de zoonoses, atuando principalmente com hemoplasmas, tuberculose, leptospirose e outras zoonoses. Coordena projetos de pesquisa e extensão no controle de zoonoses, manejo de animais sentinelas e populações em vulnerabilidade (acumuladores, moradores de rua) em áreas urbanas.

GISELA CORNELIA HUTTEN – CRMV – RJ 2759

Graduada em Medicina Veterinária na Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, em 1983. Concluiu mestrado em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal, em 2000, com tese em "Validação de um plano HACCP na produção e distribuição de salpicão e frango em restaurante self- service", na mesma universidade.

Funcionária concursada da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, lotada na Secretaria Municipal de Saúde, cargo de médica-veterinária na Vigilância Sanitária em alimentos desde 1992, ocupou cargos de chefia e direção, atual assistente da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos e Nutrição e, desde julho de 2015, exerce responsabilidade direta sobre os serviços de alimentação em eventos, período correspondente ao início dos eventos teste para as Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. 

MARILI GRAMOLINI GARCIA WINCKLER – CRMV – MT 1053

Graduada em Medicina Veterinária, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus Botucatu/SP (1979). Especialista em Inspeção de Alimentos de Origem Animal e Tecnologia de Alimentos (1981). Mestre em Ciência Veterinária - Segurança dos Alimentos (2009).

Certificadora de carnes para o Chile, título Concedido pela Facultad de Ciencias Veterinarias Y Pecuarias Centro de Estudos de La Carne. Consultora em empresas alimentícias, desde 2011.

 Professora dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia e Farmácia Bioquímica, na Universidade de Cuiabá (2006). Coordenadora de laboratório; assessora da Garantia de Qualidade e chefe de Departamento da Garantia de Qualidade, da Sadia Oeste (2002).

Bacteriologista; encarregada de Laboratórios de Microbiologia e Físico Química; membro da Comissão de Estudo de Análises Microbiológicas do subcomitê de Microbiologia de Alimentos e Bebidas do comitê Brasileiro de Alimentos e Bebidas da ABNT, da Swift – Armour (1988).

RICARDO MOREIRA CALIL – CRMV – SP 0846

Graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1970). Graduação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1975). Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1985) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1997).

Atualmente é Médico Veterinário concursado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na função de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com atividades no Serviço de Inspeção Federal em São Paulo. Professor titular do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade e Segurança dos alimentos, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Tecnologia de produção de Produtos de Origem Animal, Cadeias Produtivas de Alimentos e o Aproveitamentos das matérias primas. Professor de Pós-Graduação em cursos "lato sensu" em diversas Instituições de Ensino Superior. Professor de pós-graduação, nível mestrado, no curso "stricto sensu" profissional em Saúde Ambiental do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em São Paulo.

Autor dos livros: Aditivos nos Alimentos, Administração e Nutrição em Serviços de Alimentação Escolar e Campilobacterioses: o agente, a doença e a transmissão pelos Alimentos.