Representações do Conselho Federal de Medicina Veterinária

Representações do Conselho Federal de Medicina Veterinária

 

1) Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação - Câmara Pet

Representante Titular:  Giovana Adorni Mazzotti (DF-01159)

Formada em Medicina Veterinária em 2002 na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), fez pós-graduação em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais e em 2007 recebeu o título de mestre em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (UnB). É membro fundador da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos (ABFeL), consultora científica de revista na área de Medicina Felina e membro da American Association of Feline Practioneers (AAFP). É professora de graduação e pós-graduação em Medicina Felina.

Representante Suplente: Méd. Vet. Marcello Rodrigues da Roza (DF-0594)

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui doutorado em Ciência Animal pela UFG.

Atual secretário-geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA) - Brasil.

Já presidiu a Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Distrito Federal (ANCLIVEPA – DF) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV/DF). Autor de quatro livros e diversos artigos em periódicos.

 

2) Câmara Setorial de Alimentos (Anvisa)

Representante titular: Méd. Vet. Maria Luíza de Melo Coelho da Costa (CRMV-PE nº 1857)

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (19990). Especialização em Saúde Pública - Universidade de Ribeirão Preto - SP. – UNAERP (1997); Curso de Especialização em Formação de Educadores - Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003); Mestrado Acadêmico - Programa de Saúde Coletiva – PIPASC, Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco (2007/2009).

Membro na Câmara Setorial de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, representando o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), de 2007 até o momento. Desenvolve a atividade de Tesoureira do CRMV/PE, gestão 2014/2017. É chefe da Divisão de Vigilância à Saúde do Distrito Sanitário da Prefeitura de Recife desde 2014.

Conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Pernambuco (CRMV/PE - 2014). Na Prefeitura de Recife, possuiu vários cargos: Técnica de Vigilância Sanitária do Município de Recife (1994); Gerência de Serviço de Divisão de Alimentos e Divisão de Processos (1996 a 1999); Diretora do Departamento de Vigilância Sanitária do Recife (1999 a 2000). Médica Veterinária concursada pela Prefeitura da Cidade do Recife (2003). Inspetora Sanitária do setor de Medicamentos e Produtos Correlatos (2011/14). Na Prefeitura do Município de Camaragibe foi gerente do Departamento de Vigilância Sanitária do Município de Camaragibe (fev. 2001 a fev. 2004). Na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes foi gerente do Departamento de Vigilância Sanitária do Município (2005 a 2008). E na Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco trabalhou na Coordenação do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (2009 até a fev. 2011).

Suas experiências acadêmicas foram: professora no curso de pós-graduação em Gestão em Serviços de Saúde, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (2002). Professora nos cursos de pós-graduação em Vigilância Sanitária para municípios com tema: Direito Sanitário - Processos Administrativo Sanitário (2003). Coordenadora de pós-graduação em Gestão da Qualidade e Vigilância Sanitária de Alimentos no Município de Salvador - BA (2003). Também ministrou aulas de Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004). Foi instrutora do Curso de Investigação de Surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos na Prefeitura da Cidade do Recife (2004) e também no Curso Preparatório para Concurso do Tribunal de Contas do Estado abordando o Tema: Financiamento para Vigilância Sanitária Municipal, no Espaço Jurídico (2004). Ministrou aulas nos cursos de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE, de 2001 a 2010); no curso de pós-graduação de Gestores do Sistema Único de Saúde, da Universidade de Garanhuns - (UPE, 2002 a 2010); no curso de pós-graduação - Programa de Saúde da Família, na Universidade de Pernambuco (UPE, 2002 a 2010); nos cursos de pós-graduação em Gestão da Qualidade e Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos, com tema: Direito Sanitário – Processo Administrativo Sanitário (2005/2014). Aulas ministradas nos cursos de pós-graduação em Vigilância à Saúde, na disciplina Vigilância à Saúde (2007-2011), na Faculdade Joaquim Nabuco; e na Escola de Saúde Pública de Pernambuco foi docente selecionada para ministrar aulas no curso de especialização em Saúde da Família para agentes comunitários de Saúde lotados da Prefeitura da Cidade do Recife (2011-2012). E também no curso de especialização em Vigilância à Saúde para servidores de municípios do Estado de Pernambuco, na disciplina de Direito Sanitário (2011 a 2013).

 

Representante Suplente: Méd. Vet. Carlos Magno Marques Lopes (CRMV-PE nº 2718)

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural (2000). Especialização em Vigilância Sanitária para Municípios (2003). Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP/HSL (2014).

Médico Veterinário efetivo da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife - PE, desde 2004. Atuação na área de inspeção e fiscalização sanitária de alimentos, incluindo produtos de origem animal; investigação de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e fiscalização das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Inspeção e fiscalização sanitária de estabelecimentos comerciais de exposição, manutenção, clínicas e consultórios médico-veterinários. Ministra palestras educativas de saúde em escolas e capacitação de manipuladores de alimentos. Inspeção e fiscalização sanitária de empresas especializadas na prestação de serviços de controle de vetores e pragas urbanas.

Médico Veterinário contratado pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Santo Agostinho - PE (2001 a 2005 e de 2007 a 2015), da Prefeitura Municipal do Paulista - PE. (2007 a 2015).

 

3) Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do MAPA

Representante Titular: José Wolney Soares de Brito (CRMV-SE nº 0039)

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1976). Pós-graduação em Produção de Pequenos Ruminantes pela Universidade Federal da Bahia (2005).

É membro titular da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura e Pecuária; Gerente de Política Leiteira da Sabe Alimentos desde 2014. E funcionário público estadual aposentado da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO, 1977 - 2011).

Foi secretário Municipal de Agricultura no Município de Nossa Senhora da Glória; presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (EMDAGRO); presidente da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (PRONESE); diretor de Recursos Hídricos do Departamento de Recursos Hídricos do Estado de Sergipe (DEHIDRO).

Presidente da Sociedade de Medicina Veterinária do Estado de Sergipe. Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Sergipe. Diretor Técnico da Associação dos Criadores do Estado de Sergipe. Presidente da Associação dos Criadores do Estado de Sergipe. Vice-Presidente da Associação Sergipana de Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado de Sergipe. Presidente do Sindicato Rural de Gararu. Vice-Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe. Técnico de Registro de Bovinos da Raça Holandesa e Programa de Cruzamento Dirigido. Técnico de Registro de Eqüídeos das Raças Mangalarga Marchador, Mangalarga Paulista, Quarto de Milha, Appaloosa, Paint Horse, Campolina, Piquira, Pônei e Jumento Pega. Instrutor do SENAR/SE.

Representante Suplente: Méd. Vet. Joaquim Lair (CRMV-GO nº 0242)

 

4) Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC/ANVISA

Representante Titular: Méd. Vet. Silvana Lima Górniak (CRMV-SP nº 3990)

Professora Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), onde é docente nos cursos de graduação e de pós-graduação. Na graduação ministra as disciplinas de Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária e Toxicologia Veterinária da FMVZ/USP. Na pós-graduação ministra cinco disciplinas.

Representa o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nas seguintes Comissões: “Grupo de Trabalho de Resíduos de Medicamentos Veterinários (GRVDF/MAPA)”; Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento “Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia” do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde”; “Comissão do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC, da ANVISA”.

Representante brasileira da III Rede de Saúde Pública Veterinária - Stands for Veterinary Public Health Network -  SAPUVETNET que é abreviatura de um projeto financiado pelo programa ALFA da União Europeia, constituído por um grupo de instituições para trabalhar em rede em Saúde Pública Veterinária e Segurança Alimentar (SPV/SA).

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental e Comparada da FMVZ/USP. Avaliadora de Instituições superiores de Ensino (SINAES/ Ministério da Educação - MEC). Coordenadora do Centro do Centro de Pesquisas em Toxicologia Veterinária (CEPTOX) da FMVZ/USP. Consultora “Ad Hoc” de diversas revistas científicas, nacionais e internacionais, de grande impacto. Assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Consultora Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assessora da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP). Assessora técnico-científico da Universidade Paulista – UNIP/OBJETIVO. Consultora Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Livros editados: Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária (5ª edição); Farmacologia Aplicada à avicultura. Toxicologia Veterinária; Medicamentos em Animais de produção. Possui aproximadamente 100 artigos científicos publicados em revistas internacionais. Publicou aproximadamente 40 capítulos, em livros didáticos, nacionais e internacionais, sobre assuntos relativos à Farmacologia e Toxicologia Veterinária

Representante Suplente: Méd. Vet. Helenice de Souza Spinosa (CRMV-SP nº 1798)

Formada em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMZ) da Universidade de São Paulo (USP) em 1976. Mestrado em Fisiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (1979). Doutorado em Ciências - Área de concentração Fisiologia, pelo Institudo de Ciências Biomédicas da USP (1982). Livre-docente, junto ao Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (1987). Professora Titular, junto ao Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. (1998). Suas linhas de pesquisa são Farmacologia e Toxicologia Veterinária.

 

5) Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia - CIVSF

Representante Titular: Méd. Vet. Silvana Lima Górniak (CRMV-SP nº 3990)

Professora Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), onde é docente nos cursos de graduação e de pós-graduação. Na graduação ministra as disciplinas de Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária e Toxicologia Veterinária da FMVZ/USP. Na pós-graduação ministra cinco disciplinas.

Representa o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nas seguintes Comissões: “Grupo de Trabalho de Resíduos de Medicamentos Veterinários (GRVDF/MAPA)”; Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento “Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia” do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde”; “Comissão do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC, da ANVISA”.

Representante brasileira da III Rede de Saúde Pública Veterinária - Stands for Veterinary Public Health Network -  SAPUVETNET que é abreviatura de um projeto financiado pelo programa ALFA da União Europeia, constituído por um grupo de instituições para trabalhar em rede em Saúde Pública Veterinária e Segurança Alimentar (SPV/SA).

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental e Comparada da FMVZ/USP. Avaliadora de Instituições superiores de Ensino (SINAES/ Ministério da Educação - MEC). Coordenadora do Centro do Centro de Pesquisas em Toxicologia Veterinária (CEPTOX) da FMVZ/USP. Consultora “Ad Hoc” de diversas revistas científicas, nacionais e internacionais, de grande impacto. Assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Consultora Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assessora da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP). Assessora técnico-científico da Universidade Paulista – UNIP/OBJETIVO. Consultora Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Livros editados: Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária (5ª edição); Farmacologia Aplicada à avicultura. Toxicologia Veterinária; Medicamentos em Animais de produção. Possui aproximadamente 100 artigos científicos publicados em revistas internacionais. Publicou aproximadamente 40 capítulos, em livros didáticos, nacionais e internacionais, sobre assuntos relativos à Farmacologia e Toxicologia Veterinária.

 

6) Grupo de Trabalho do Comitê Codex sobre Resíduos de Medicamentos Veterinários - GTRVDF

Representante Titular: Dra. Silvana Lima Górniak (CRMV-SP nº 3990)

Professora Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), onde é docente nos cursos de graduação e de pós-graduação. Na graduação ministra as disciplinas de Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária e Toxicologia Veterinária da FMVZ/USP. Na pós-graduação ministra cinco disciplinas.

Representa o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nas seguintes Comissões: “Grupo de Trabalho de Resíduos de Medicamentos Veterinários (GRVDF/MAPA)”; Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento “Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia” do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde”; “Comissão do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC, da ANVISA”.

Representante brasileira da III Rede de Saúde Pública Veterinária - Stands for Veterinary Public Health Network -  SAPUVETNET que é abreviatura de um projeto financiado pelo programa ALFA da União Europeia, constituído por um grupo de instituições para trabalhar em rede em Saúde Pública Veterinária e Segurança Alimentar (SPV/SA).

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental e Comparada da FMVZ/USP. Avaliadora de Instituições superiores de Ensino (SINAES/ Ministério da Educação - MEC). Coordenadora do Centro do Centro de Pesquisas em Toxicologia Veterinária (CEPTOX) da FMVZ/USP. Consultora “Ad Hoc” de diversas revistas científicas, nacionais e internacionais, de grande impacto. Assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Consultora Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assessora da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP). Assessora técnico-científico da Universidade Paulista – UNIP/OBJETIVO. Consultora Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Livros editados: Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária (5ª edição); Farmacologia Aplicada à avicultura. Toxicologia Veterinária; Medicamentos em Animais de produção. Possui aproximadamente 100 artigos científicos publicados em revistas internacionais. Publicou aproximadamente 40 capítulos, em livros didáticos, nacionais e internacionais, sobre assuntos relativos à Farmacologia e Toxicologia Veterinária.

 

7) Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas - Conselhão

Representante Titular: Cyrlston Martins Valentino - Assessor Executivo da Presidência (OAB-DF 23287)

Formado em Direito junto ao Centro Universitário de Goiás (1998/2002); Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional (2008/2009).

Atualmente, assessor executivo da Presidência do CFMV, desde 2013.

Foi chefe de gabinete da Presidência do CFMV (2010/2013), chefe da Assessoria Jurídica do CFMV (2006/2010); Aprovado em 1º lugar no concurso público para o cargo de advogado do CFMV (2004).

 

8) Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde - FCFAS (Conselhinho)

Representante Titular: Méd. Vet. Lúcia Regina Montebello Pereira (CRMV-PI nº 0199)

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu, Unesp - SP (1982). Especialização em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz/MS (1994/1995). Curso de Especialização Latu Sensu em Informação para a Ação em Vigilância em Saúde, pela Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília (2006). Mestrado em Saúde Pública, na área de Concentração: Gestão em Saúde pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães e Diretoria Regional da Fiocruz (2008 a 2010).

Representante titular do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), representante membro suplente do CFMV junto a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CGHURS/MEC) e representante membro suplente do CFMV junto ao Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Membro da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por três mandatos (2007 a 2014).

Na Associação Brasileira de Saúde Pública Veterinária foi secretária-executiva (2008 a 2010) e conselheira titular (2010 a 2012). Foi chefe do Núcleo de Saúde Ambiental da Coordenadoria Regional de Saúde Centro/Norte da Fundação Municipal de Saúde de Teresina - PI (2002 a 2003). Na Secretaria de Saúde do Estado do Piauí foi diretora da Divisão de Vigilância Ambiental (1999 a 2001) e coordenadora do Programa Estadual de Zoonoses (1994 a 1998) e coordenadora do Programa Estadual de Profilaxia da Raiva Humana e Animal (1987 a 1994). Diretora da Divisão de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde de Teresina-PI (1986).

Membro titular do Comitê Estadual de combate a dengue, representando a Universidade Estadual do Piauí (fev. de 2003). Membro suplente da Comissão do Fórum de proteção ao meio ambiente do trabalho do Estado do Piauí (novembro de 2002). Membro titular do Conselho Setorial da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí (setembro de 2002). Membro titular da Comissão do Pólo de Capacitação do Programa de Saúde da Família (agosto de 2002; março de 2000 e novembro de 2001). Membro titular da Comissão do Núcleo Estadual de Epidemiologia (fevereiro a novembro de 2001). Comissão Estadual de Descentralização das Endemias Transmitidas por Vetores e Programação Pactuada Integrada da Epidemiologia (abril 2000 a novembro de 2001). Membro titular da Comissão do Pacto dos Indicadores de Atenção Básica (julho de 2000 a novembro de 2001). Membro titular do Conselho Editorial do Boletim de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (1998 a 2001). Membro titular representando a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde na Comissão Interinstitucional da UAT. E membro integrante representando também a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde na Organização Mundial da Saúde/ PAN - Americana da Saúde.

Professora convidada na Universidade Estadual do Piauí nas disciplinas Toxicologia Ambiental, Saúde do Trabalhador, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, Epidemiologia Geral, Toxicologia Ambiental e Medicina Veterinária (2000 a 2003). Membro titular da Comissão de Coordenação do curso de Especialização em Saúde da Família - Lato sensu (junho de 2003)

Prestadora de serviços técnicos para a realização de estudos epidemiológicos, técnicos especializados, para a implementação das estratégias de gestão, visando à melhoria e o aperfeiçoamento das ações de vigilância e controle da raiva, na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2014-2015), na Organização Pan Americana da Saúde (2011-2014). Consultoria técnica em estudos e análise de dados epidemiológicos (2003 a 2004 e 2005 a 2006).

 

9) Conselho Nacional de Saúde - CNS

Representante Titular: Méd. Vet. Oriana Bezerra Lima (CRMV- PI nº: 0431)

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (1993). Especialização em Qualidade Higiênico Sanitário de Alimentos (2001).

Representante do CFMV no Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores na Área da Saúde - FENTAS e no Conselho Nacional de Saúde - CNS. Médica Veterinária e gerente da Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Teresina.

Médica Veterinária e coordenadora da Equipe Técnica de Controle de Roedores e Vetores2009 – 2012)Conselheira titular do CFMV (2006 – 2011) Secretária Geral do CRMV-PI (1994 – 2000). Presidente do CRMV-PI (2000 - 2006). Médica Veterinária concursada da Secretaria de Saúde de Parnaíba (2004 – 2008). Médica Veterinária concursada da Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Teresina (2008 – 2009).

 

Representante Suplente: Méd. Vet.  Lúcia Regina Montebello Pereira (CRMV-PI nº 0199)

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu, Unesp - SP (1982). Especialização em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz/MS (1994/1995). Curso de Especialização Latu Sensu em Informação para a Ação em Vigilância em Saúde, pela Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília (2006). Mestrado em Saúde Pública, na área de Concentração: Gestão em Saúde pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães e Diretoria Regional da Fiocruz (2008 a 2010).

Representante titular do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), representante membro suplente do CFMV junto a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CGHURS/MEC) e representante membro suplente do CFMV junto ao Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Membro da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por três mandatos (2007 a 2014).

Na Associação Brasileira de Saúde Pública Veterinária foi secretária-executiva (2008 a 2010) e conselheira titular (2010 a 2012). Foi chefe do Núcleo de Saúde Ambiental da Coordenadoria Regional de Saúde Centro/Norte da Fundação Municipal de Saúde de Teresina - PI (2002 a 2003). Na Secretaria de Saúde do Estado do Piauí foi diretora da Divisão de Vigilância Ambiental (1999 a 2001) e coordenadora do Programa Estadual de Zoonoses (1994 a 1998) e coordenadora do Programa Estadual de Profilaxia da Raiva Humana e Animal (1987 a 1994). Diretora da Divisão de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde de Teresina-PI (1986).

Membro titular do Comitê Estadual de combate a dengue, representando a Universidade Estadual do Piauí (fev. de 2003). Membro suplente da Comissão do Fórum de proteção ao meio ambiente do trabalho do Estado do Piauí (novembro de 2002). Membro titular do Conselho Setorial da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí (setembro de 2002). Membro titular da Comissão do Pólo de Capacitação do Programa de Saúde da Família (agosto de 2002; março de 2000 e novembro de 2001). Membro titular da Comissão do Núcleo Estadual de Epidemiologia (fevereiro a novembro de 2001). Comissão Estadual de Descentralização das Endemias Transmitidas por Vetores e Programação Pactuada Integrada da Epidemiologia (abril 2000 a novembro de 2001). Membro titular da Comissão do Pacto dos Indicadores de Atenção Básica (julho de 2000 a novembro de 2001). Membro titular do Conselho Editorial do Boletim de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (1998 a 2001). Membro titular representando a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde na Comissão Interinstitucional da UAT. E membro integrante representando também a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde na Organização Mundial da Saúde/ PAN - Americana da Saúde.

Professora convidada na Universidade Estadual do Piauí nas disciplinas Toxicologia Ambiental, Saúde do Trabalhador, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, Epidemiologia Geral, Toxicologia Ambiental e Medicina Veterinária (2000 a 2003). Membro titular da Comissão de Coordenação do curso de Especialização em Saúde da Família - Lato sensu (junho de 2003)

Prestadora de serviços técnicos para a realização de estudos epidemiológicos, técnicos especializados, para a implementação das estratégias de gestão, visando à melhoria e o aperfeiçoamento das ações de vigilância e controle da raiva, na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2014-2015), na Organização Pan Americana da Saúde (2011-2014). Consultoria técnica em estudos e análise de dados epidemiológicos (2003 a 2004 e 2005 a 2006).

 

10) Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde - FENTAS

Representante Titular: Méd. Vet. Oriana Bezerra Lima (CRMV- PI nº: 0431)

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (1993). Especialização em Qualidade Higiênico Sanitário de Alimentos (2001).

Representante do CFMV no Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores na Área da Saúde (FENTAS) e no Conselho Nacional de Saúde (CNS). Médica Veterinária e Gerente da Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Teresina.

Médica Veterinária e Coordenadora da Equipe Técnica de Controle de Roedores e Vetores2009 – 2012)Conselheira Titular do CFMV (2006 – 2011) Secretária Geral do CRMV-PI (1994 – 2000). Presidente do CRMV-PI (2000 - 2006). Médica Veterinária concursada da Secretaria de Saúde de Parnaíba (2004 – 2008). Médica Veterinária concursada da Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Teresina (2008 – 2009).

 

Representante Suplente: Méd. Vet. Lucia Regina Montebello Pereira (CRMV-PI nº 0199)

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu, Unesp - SP (1982). Especialização em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz/MS (1994/1995). Curso de Especialização Latu Sensu em Informação para a Ação em Vigilância em Saúde, pela Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília (2006). Mestrado em Saúde Pública, na área de Concentração: Gestão em Saúde pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães e Diretoria Regional da Fiocruz (2008 a 2010).

Representante titular do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), representante membro suplente do CFMV junto a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CGHURS/MEC) e representante membro suplente do CFMV junto ao Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Membro da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por três mandatos (2007 a 2014).

Na Associação Brasileira de Saúde Pública Veterinária foi secretária-executiva (2008 a 2010) e conselheira titular (2010 a 2012). Foi chefe do Núcleo de Saúde Ambiental da Coordenadoria Regional de Saúde Centro/Norte da Fundação Municipal de Saúde de Teresina - PI (2002 a 2003). Na Secretaria de Saúde do Estado do Piauí foi diretora da Divisão de Vigilância Ambiental (1999 a 2001) e coordenadora do Programa Estadual de Zoonoses (1994 a 1998) e coordenadora do Programa Estadual de Profilaxia da Raiva Humana e Animal (1987 a 1994). Diretora da Divisão de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde de Teresina-PI (1986).

Membro titular do Comitê Estadual de combate a dengue, representando a Universidade Estadual do Piauí (fev. de 2003). Membro suplente da Comissão do Fórum de proteção ao meio ambiente do trabalho do Estado do Piauí (novembro de 2002). Membro titular do Conselho Setorial da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí (setembro de 2002). Membro titular da Comissão do Pólo de Capacitação do Programa de Saúde da Família (agosto de 2002; março de 2000 e novembro de 2001). Membro titular da Comissão do Núcleo Estadual de Epidemiologia (fevereiro a novembro de 2001). Comissão Estadual de Descentralização das Endemias Transmitidas por Vetores e Programação Pactuada Integrada da Epidemiologia (abril 2000 a novembro de 2001). Membro titular da Comissão do Pacto dos Indicadores de Atenção Básica (julho de 2000 a novembro de 2001). Membro titular do Conselho Editorial do Boletim de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (1998 a 2001). Membro titular representando a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde na Comissão Interinstitucional da UAT. E membro integrante representando também a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde na Organização Mundial da Saúde/ PAN - Americana da Saúde.

Professora convidada na Universidade Estadual do Piauí nas disciplinas Toxicologia Ambiental, Saúde do Trabalhador, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, Epidemiologia Geral, Toxicologia Ambiental e Medicina Veterinária (2000 a 2003). Membro titular da Comissão de Coordenação do curso de Especialização em Saúde da Família - Lato sensu (junho de 2003)

Prestadora de serviços técnicos para a realização de estudos epidemiológicos, técnicos especializados, para a implementação das estratégias de gestão, visando à melhoria e o aperfeiçoamento das ações de vigilância e controle da raiva, na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2014-2015), na Organização Pan Americana da Saúde (2011-2014). Consultoria técnica em estudos e análise de dados epidemiológicos (2003 a 2004 e 2005 a 2006).

 

11) Fórum Permanente do Mercosul para o Trabalho em Saúde

Representante Titular: Med. Vet. Marcello Rodrigues da Roza (CRMV-DF nº 0594)

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui doutorado em Ciência Animal pela UFG.

Atual secretário-geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA) - Brasil.

Já presidiu a Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Distrito Federal (ANCLIVEPA – DF) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV/DF). Autor de quatro livros e diversos artigos em periódicos.

 

12) Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - MEC/CNRMS

12.1) Câmara Técnica nº 01 – Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Especialidades clínicas e cirúrgicas

Representante Titular: Méd. Vet. Silvana Lima Górniak (CRMV-SP nº 3990)

Professora Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), onde é docente nos cursos de graduação e de pós-graduação. Na graduação ministra as disciplinas de Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária e Toxicologia Veterinária da FMVZ/USP. Na pós-graduação ministra cinco disciplinas.

Representa o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nas seguintes Comissões: “Grupo de Trabalho de Resíduos de Medicamentos Veterinários (GRVDF/MAPA)”; Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento “Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia” do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde”; “Comissão do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC, da ANVISA”.

Representante brasileira da III Rede de Saúde Pública Veterinária - Stands for Veterinary Public Health Network -  SAPUVETNET que é abreviatura de um projeto financiado pelo programa ALFA da União Europeia, constituído por um grupo de instituições para trabalhar em rede em Saúde Pública Veterinária e Segurança Alimentar (SPV/SA).

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental e Comparada da FMVZ/USP. Avaliadora de Instituições superiores de Ensino (SINAES/ Ministério da Educação - MEC). Coordenadora do Centro do Centro de Pesquisas em Toxicologia Veterinária (CEPTOX) da FMVZ/USP. Consultora “Ad Hoc” de diversas revistas científicas, nacionais e internacionais, de grande impacto. Assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Consultora Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assessora da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP). Assessora técnico-científico da Universidade Paulista – UNIP/OBJETIVO. Consultora Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Livros editados: Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária (5ª edição); Farmacologia Aplicada à avicultura. Toxicologia Veterinária; Medicamentos em Animais de produção. Possui aproximadamente 100 artigos científicos publicados em revistas internacionais. Publicou aproximadamente 40 capítulos, em livros didáticos, nacionais e internacionais, sobre assuntos relativos à Farmacologia e Toxicologia Veterinária.

 

Representante Suplente: Méd. Vet. Helenice de Souza Spinosa (CRMV-SP nº 1798)

Formada em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMZ) da Universidade de São Paulo (USP) em 1976. Mestrado em Fisiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (1979). Doutorado em Ciências - Área de concentração Fisiologia, pelo Institudo de Ciências Biomédicas da USP (1982). Livre-docente, junto ao Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (1987). Professora Titular, junto ao Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. (1998). Suas linhas de pesquisa são Farmacologia e Toxicologia Veterinária.

 

12.2) Câmara Técnica nº 03 – Atenção básica / Saúde da família e comunidade / Saúde Coletiva

Representante Titular: Méd. Vet. Fernando Antônio Viga Magalhães (CRMV-PA nº 0680)

Formado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1983). Curso de Especialização em Saúde Coletiva/ Vigilância Sanitária de Alimentos pela Universidade de Brasília (2003).

Representante Titular do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para as Câmaras Técnicas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Membro do Comitê de Políticas de Recursos Humanos em Vigilância Sanitária, da ANVISA, como representante da Gerência Geral de Alimentos (GGALI), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. É chefe da Unidade de Gestão da Educação do Núcleo de Educação e Pesquisa – Agência   Nacional da Vigilância Sanitária – ANVISA, desde abril de 2010. 

Foi chefe da Unidade de Divulgação do Centro de Gestão do Conhecimento Técnico Científico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (2008 a março de 2010). Gerente de Qualificação Técnica em Segurança dos Alimentos – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (janeiro de 2002 a dezembro de 2006). Membro do Comitê Técnico Nacional do Programa Alimentos Seguro (PAS), como representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (junho de 2001 a outubro de 2005).Coordenador da Câmara Técnica de Vigilância Sanitária, da Região Norte, no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS-1997 a 2001). Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (01/1995 à 04/2001). Médico Veterinário da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará, (1993/ 1994). Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Belém-PA (03/1988 à 01/1993). Chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Belém-PA (08/1987 à 03/1988). Médico Veterinário da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Belém do Pará (maio a julho de 1987). Membro efetivo eleito para a Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar, da Secretaria de Saúde do Pará (1989 a 1991).

Membro efetivo para a Comissão Municipal de Abastecimento do Município de Belém (1991 a 1992). Membro efetivo eleito para a Comissão de Conselheiros do Conselho Regional de Medicina Veterinária –14ª Região (1990 –1993).

Admitido por concursos públicos para professor-substituto na disciplina Inspeção de Produto de Origem Animal. Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1995). Médico Veterinário da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Belém-PA. Cadeira de Anatomia dos Animais Domésticos, na faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1987).

 

Representante Suplente: Méd. Vet. Alexander Welker Biondo (CRMV-PR nº 6203)

Possui graduação em Medicina Veterinária (1993) e Residência em Laboratório Clínico Veterinário (1994) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Botucatu, Mestrado em Clínica Médica Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), Residência em Patologia Clínica Veterinária (2002), Doutorado em Patologia Clínica Veterinária (2003) pela Universidade de Illinois, EUA e Pós-doutorado em Biologia Molecular na Universidade da California, Davis (2012).

Atualmente é Professor Associado I das disciplinas de Zoonoses e Biologia Molecular Aplicada à Patologia Animal e Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná. Professor visitante do Departamento de Patobiologia Comparada da Universidade de Purdue, EUA (2010). Presidiu o Comitê de Atividades Internacionais da Sociedade Americana para Patologia Clínica Veterinária (2010/2011). Atuou também como Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba (2013/2014). Tem experiência na área de Patologia Clínica Veterinária e Biologia Molecular, com ênfase em saúde pública e vigilância ativa de zoonoses, atuando principalmente com hemoplasmas, tuberculose, leptospirose e outras zoonoses. Coordena projetos de extensão na detecção e controle de zoonoses e de populações animais em áreas urbanas.

 

12.3) Câmara Técnica nº 06 - Saúde Animal e Ambiental

Representante Titular: Méd. Vet. Luís Cláudio Lopes Correia da Silva (CRMV-SP nº 5993)

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista-UNESP- Campus de Botucatu (1989). Residência em Cirurgia de Grandes Animais- UNESP-Botucatu (1990/92).  Mestrado em Cirurgia pela Universidade de São Paulo (1995).  Doutorado em Cirurgia pela Universidade de São Paulo (1998). Estágio pós-doutoral na Universidade do Colorado (2003) e livre-docência pela FMVZ-USP (2004).

Representante do CFMV na Câmara Técnica de Saúde Animal e Ambiental da CNRMS/MEC. É professor do Departamento de Cirurgia da FMVZ/USP e coordenador do Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pirassununga-FMVZ/USP. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Cirurgia de Grandes Animais, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: cirurgia de equinos, endoscopia veterinária e cirurgia videoendoscópica.

Exerceu a função de vice-diretor (2003-2007) e de diretor (2007-2011) do Hospital Veterinário da FMVZ/USP, e de membro da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária - CNRMV/CFMV (2010-2014).

Representante Suplente: Méd. Vet. Maria Auxiliadora Gorga Luna (CRMV-DF nº 0370)

 

13) Comissão Intersetorial de Saneamento e Meio Ambiente - CISAMA (CNS)

Representante Titular: Méd. Vet. Heitor David Medeiros (CRMV-MT nº 0951)

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1986). Pós-graduação em Pesquisa Interdisciplinar para uma produção agrícola sustentável pelo Centre de Coopération Internationnale en Recherche Agronomique pour lé Développemente, em Montpellier, França (2000) Especialização em Gestão Pública Avançada (2008). Doutorado em Medicina Veterinária e Experimentação Animal pela Universidade de Léon, Espanha (2005). Especialização em Vigilância Sanitária, desde 2013.

É membro da Comissão Nacional de Meio Ambiente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e servidor efetivo concursado do INDEA/MT, no cargo de Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal, lotado na Unidade Local de Barra do Garças-MT.

Foi conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Foi conselheiro do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). De 2011 a 2013. Trabalhou no escritório de representação de Mato Grosso – ERMAT, em Brasília/DF (2009 a 2013). Exerceu o cargo de secretário-adjunto de Estado de Agricultura e Assuntos Fundiários de Mato Grosso (1999 à 2002). Exerceu o cargo de secretário de Estado de Agricultura e Assuntos Fundiários de Mato Grosso. 1998. Exerceu o cargo de diretor técnico do INDEA-MT (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso) (1995 à 1997). Exerceu o cargo de supervisor regional do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT) nas regionais de Cáceres e de Cuiabá. Exerceu o cargo de chefe de ULE (Unidade Local de Execução) do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA-MT) nos municípios de Campo Verde, Nossa Senhora do Livramento e Cuiabá. Exerceu o cargo de assessor técnico parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (1990 à 1992).  Exerceu a função de extensionista rural e o cargo de supervisor do escritório local da EMATER-MT, em Diamantina-MT (1988 e 1989). Exerceu a função de Médico-Veterinário em consultório veterinário, em Barra do Garças/MT (1986 e 1987). Livro publicado: Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável: Passo àpasso para a criação e/ou implementação Cuiabá-MT. SAAF,1998.

 

14) Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde - CICIS (CNS)

Representante: Méd. Vet. Rodrigo Alfani (CRMV-DF nº 1688)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília, São Paulo. Realizou Residência e Mestrado em Inspeção Sanitária de Alimentos na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, São Paulo. Atuou como analista, coordenador e gestor técnico em laboratório de análises físicoquímicas e microbiológicas de alimentos participando da implementação e Acreditação deste laboratório junto ao INMETRO na NBR IEC ISO 17025:2005. Palestrante convidado pelo Instituto Qualittas de Pós Graduação a ministrar disciplinas em cursos de Inspeção e Vigilância Sanitária de Alimentos.

 

15) Comissão ad hoc de Educação Veterinária da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)

Representante: Méd. Vet. Antônio Felipe Paulino de Figueiredo Wouk (CRMV-PR nº 0850)

Médico Veterinário formado pela UFPR; mestre em Cirurgia Veterinária pela UFSM; doutor em Biologia e Fisiologia Animal pelo Instituto Nacional Politécnico de Toulouse-França; Membro Titular da Academia Paranaense de Medicina Veterinária;

Presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Membro do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência e Tecnologia. Presidente da Comissão de Acreditação do COPEVET (Conselho Panamericano de Educação Veterinária). Membro da Comissão ad hoc de Educação Veterinária da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

Foi Professor Titular da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Federal do Paraná.