Instruções aos autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

INFORMAÇÕES GERAIS

O Suplemento Científico da Revista CFMV tem como objetivo principal a publicação de artigos de investigação científica, de revisão e de educação continuada, básica, e profissionalizante, que contribuam para o desenvolvimento da ciência nas áreas de Medicina Veterinária e de Zootecnia.

Os artigos, cujos conteúdos serão de inteira responsabilidade dos autores, serão submetidos à apreciação do editor e/ou do Conselho Editorial da Revista CFMV, bem como de assessores ad hoc de reconhecido saber na especialidade. A publicação do artigo dependerá da sua apresentação dentro das Normas Editoriais e de pareceres favoráveis. Os pareceres terão caráter sigiloso e imparcial. A periodicidade da publicação é trimestral.

NORMAS EDITORIAIS
Os textos de revisão, de educação continuada e científicos devem ser de primeira submissão, escritos segundo as normas ortográficas oficiais da língua portuguesa e com abreviaturas consagradas, exceto o Abstract e Keywords, que serão apresentados em inglês. Assim como uma versão do título.

ARTIGOS DE REVISÃO E DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
Os artigos de revisão e de educação continuada devem ser estruturados para conter Resumo, Abstract, Palavras-chave, Keywords, Considerações Finais, Referências Bibliográficas e Agradecimentos (quando houver). A divisão e subtítulos do texto principal ficarão a cargo do(s) autor(es).

ARTIGOS CIENTÍFICOS
Os artigos científicos deverão conter dados conclusivos de uma pesquisa e conter Resumo, Abstract, Palavras-chave,Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão(ões), Referências Bibliográficas e, quando houver, Agradecimentos, Tabela(s), Quadro(s) e Figura(s). A critério do(s) autor(es), os itens Resultados e Discussão poderão ser apresentados como seção única. Quando a pesquisa envolver a utilização de animais, os princípios éticos de experimentação animal devem ser observados.


APRESENTAÇÃO 
Os manuscritos encaminhados deverão estar digitados com o uso do editor de textos Microsoft Word for Windows (versão 6.0 ou superior), no formato A4 (21,0 x 29,7), com espaço simples, com margens laterais de 3,0cm e margens superior e inferior de 2,5cm, na fonte Times New Roman de 16 cpi para o título, 12 cpi para o texto e 9 cpi para rodapé e informações de tabelas, quadros e figuras. As páginas devem ser numeradas. O artigo completo deverá ter no máximo 10 páginas.

TÍTULO
O título do artigo, com 15 palavras no máximo, deverá ser escrito em negrito e centralizado na página, sem utilizar abreviaturas. A versão na língua inglesa deverá anteceder o Abstract.

AUTORES
Citar respectivos registros em conselhos de classe à excessão de alunos de graduação.

RESUMO E ABSTRACT
O Resumo e sua tradução para o inglês, o Abstract, não podem ultrapassar 250 palavras, com informações que permitam a adequada caracterização do artigo como um todo. No caso de artigos científicos, o Resumo deve informar o objetivo, a metodologia aplicada, os resultados principais e as conclusões.

PALAVRAS-CHAVE E KEYWORDS
No máximo cinco palavras serão representadas em seguida ao Resumo e Abstract. As palavras serão escolhidas do texto e não necessariamente do título.

TEXTO PRINCIPAL
Deverá ser apresentado em espaço simples, fonte Times New Roman 12. Poderão ser utilizadas abreviaturas consagradas pelo Sistema Métrico Internacional, por exemplo, kg, g, cm, mL, EM etc. Quando for o caso, abreviaturas não usuais serão apresentadas. Exemplo, GH = hormônio do crescimento.

As citações bibliográficas do texto devem ser pelo sobrenome do(s) autor(es) seguido do ano. Quando houver mais de dois autores, somente o sobrenome do primeiro será citado, seguido da expressão et al. Exemplos: Rodrigues (1999), (RODRIGUES, 1999), Silva e Santos (2000), (SILVA; SANTOS, 2000), Gonçalves et al. (1998), (GONÇALVES et al., 1998).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A lista de referências bibliográficas será apresentada em ordem alfabética por sobrenome de autores, de acordo com a norma ABNT/NBR-6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Inicia-se a referência com o último sobrenome do(s) autor(es) seguido da(s) letra(s) inicial(is) do(s) prenome(s), exceto nos nomes de origem espanhola ou de dupla entrada, os quais devem ser registrados pelos dois últimos sobrenomes. A partir do terceiro autor deverá ser acrescentada a expressão et al.
Obras anônimas têm sua entrada pelo título do artigo ou pela entidade responsável por sua publicação. A referência deve ser alinhada pela esquerda e a segunda linha iniciada abaixo do primeiro caractere da primeira linha. Os títulos de periódicos da referência podem ser abreviados. 

Abaixo são apresentados alguns exemplos de referências bibliográficas.

ARTIGO DE PERIÓDICO
EUCLIDES FILHO, K.; V.P.B.; FIGUEIREDO, M.P. et al. Avaliação de animais nelore e seus mestiços com charolês, fleckvieh e chianina, em três dietas 1. Ganho de peso e conversão alimentar. Revista Brasileira de Zootecnia, v.26, n.1, p.66-72, 1997.

LIVROS
MACARI, M.; FURLAN, R.L.; GONZALES, E. Fisiologia aviária aplicada a frangos de corte. Jaboticabal: Funep, 1994. 296p.

CAPÍTULOS DE LIVRO
WEEKES, T.E.C Insulin and growyh. In: BUTTERY, P.J.; LINDSAY, D.B.; HAYNES, N.B. (ed). Control and manipulation of animal growth. Londres: Butterworths, 1986. p.187-206.

TESES (DOUTORADO) OU DISSERTAÇÕES (MESTRADO)
MARTINEZ, F. Ação de desinfetantes sobre salmonella na presença de matéria orgânica. Jaboticabal, 1998. 53p. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Universidade Estadual Paulista.

ARTIGOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS, REUNIÕES E SEMINÁRIOS
RAHAL, S.S.; W.H.; TEIXEIRA, E.M.S. Uso de fluoresceina na identificação dos vasos linfáticos superficiais das glândulas mamárias em cadelas. In. CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 23 Recife, 1994. Anais... Recife, SPEMVE, 1994. p.19.

TABELAS, QUADROS E ILUSTRAÇÕES
As tabelas, quadros e ilustrações (gráficos, fotografias, desenhos etc.) podem ser apresentados no corpo do artigo. Serão numerados consecutivamente com números arábicos.

FOTOGRAFIAS
As fotografias deverão estar em boa resolução (nítida, colorido sem saturação, sem estouro de luz ou sombras excessivas), com resolução mínima de 300 dpi, com a foto em tamanho grande (centímetros), formato TIF e as cores em CMYK. Devem ser enviadas em arquivos separados (JPEG), no sistema on line de encaminhamento d artigos da Revista CFMV.

AVALIAÇÕES/REVISÕES
Os artigos sofrerão as seguintes avaliações/revisões antes da publicação: 
1) avaliação inicial pelo editor; 
2) revisão técnica por consultor ad hoc
3) avaliação do editor e/ou Comitê Editorial.