Comissão - Ética, Bioética e Bem-estar Animal

Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (CEBEA)

A Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (CEBEA) tem como atribuições o estudo e a apreciação de temas relacionados à ética no exercício profissional; aos maus-tratos; e ao bem-estar dos animais de experimentação, produção, companhia, silvestres, esportes e de trabalho. A CEBEA também promover reflexões no campo da Bioética aplicada à Medicina Veterinária e à Zootecnia, com vistas a estabelecer debates interdisciplinares no campo da moral e da ética, com ênfase nas questões relacionadas à biotecnologia e ao bem-estar animal.

Os membros da CEBEA também buscam fomentar o debate no campo da ética voltada para o bem-estar dos animais e para fortalecer a atuação do Médico Veterinário e do Zootecnista na conscientização da sociedade sobre o tema.

 

Membros:

INGRID BUENO ATAYDE  - CRMV-GO 2738

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2003; 2008), é especialista em EaD pela Universidade de Brasília - UnB (2009).

Atualmente é médica veterinária acupunturista autônoma. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em neuromodulação e acupuntura, atuando principalmente nos seguintes temas: neurofisiologia, dor, clínica geral, reabilitação, comportamento, cães. Atua ainda em desenvolvimento humano com base em Neurociências, psicologias positiva, social e cognitiva. Conselheira suplente do CRMV-GO. 

CERES BERGER FARACO – CRMV- RS 1493

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Farmacologia e Toxicologia, mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e estágio de doutorado na Universidade de Valencia, Espanha. Especialista em Comportamento Animal Diplomada pelo Colegio Latinoamericano de Etologia Veterinaria (Cleve).

Professora e Coordenadora Adjunta da graduação em Veterinária da UniRitter - Laureate International Universities. Coordenadora e professora da Especialização em Comportamento Animal – Unifeob (SP). Membro do International Veterinary Behavior Group (Europa). Clínica de problemas de comportamento em cães e gatos.

Membro da Comissão de Ética e Bem-Estar Animal do CRMV-RS. Vice-Presidente da Associação Médico-Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal. Membro da Associação Latino-Americana de Zoopsiquiatria. Organizadora e autora do livro: Fundamentos do Comportamento Canino e Felino. Diretora científica e Professora do Instituto de Saúde e Psicologia Animal. Coordenadora do grupo de estudos sobre Bem-estar e Comportamento Animal – NEBECA – UniRitter.

PALOMA LUCIN BOSSO – CRMV –SP 19276

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário
das Faculdades Metropolitanas Unidas (2004), pós-graduação (lato sensu) em Manejo de Animais Silvestres pelo IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e pós-graduação (sricto sensu - mestrado) pelo Laboratório de Bem-estar Animal (LABEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias (2016).

Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento e Bem-estar de Animais Silvestres, atuando em atividades de enriquecimento ambiental e
condicionamento operante.