Cláudio Severo Lombardo e Paulo César Augusto de Souza são homenageados com o Prêmio Paulo Dacorso Filho edições 2016 e 2017

23 de outubro de 2017

Por Lisiane Cardoso

Os agraciados com o Prêmio Paulo Dacorso Filho Edições 2016 e 2017 foram conhecidos nesta segunda-feira (23/10), durante cerimônia de abertura do I Simpósio Brasileiro de Especialidades Emergentes do Sistema CFMV/CRMVs, em Fortaleza (CE).

Desde 1977, o Conselho Federal de Medicina Veterinária premia, anualmente, médicos veterinários brasileiros que tenham realizado relevantes serviços à Ciência Veterinária e ao desenvolvimento agropecuário do país. O vencedor do prêmio recebe uma placa, bóton especial e medalha. Os currículos, os memoriais e toda a documentação que comprove a carreira dos indicados são submetidos à avaliação dos conselheiros do CFMV em Sessão Plenária. 

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, lembrou que o prêmio é uma homenagem ao médico veterinário Paulo Dacorso Filho, um dos grandes nomes da Medicina Veterinária brasileira.

“Este é o maior e mais importante título da Medicina Veterinária brasileira. Poucos são aqueles que são homenageados pelo Sistema CFMV/CRMVs. Paulo Dacorso foi um dos grandes monstros sagrados da Medicina Veterinária e dedicou sua vida ao trabalho científico, à educação e à formação de médicos veterinários competentes”, afirmou Arruda.

Prêmio Edição 2016

O escolhido pelo Plenário do CFMV para receber o Prêmio Paulo Dacorso Filho Edição 2016 foi o médico veterinário Cláudio Severo Lombardo de Barros.

“O escolhido para receber este prêmio é um dos patologistas veterinários mais antigos e atuantes do país, responsável pelos primeiros estudos das doenças do sistema nervoso central de bovinos. Sempre com muita seriedade e dedicação, promoveu o ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Arruda.

                Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, entrega homenagem ao médico veterinário Cláudio Severo Lombardo de Barros. Foto: Ascom/CFMV

“Para mim isso aqui é uma grande honra, eu não esperava. É realmente o prêmio mais importante do Brasil na Medicina Veterinária”, afirmou Barros.

Cláudio Severo Lombardo de Barros graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria em 1969. Ao longo de sua vida, foram mais de 262 artigos, 3 livros e 39 capítulos de livros. Foi responsável pela capacitação e formação de inúmeros profissionais em diversas regiões do país. Mais informações sobre o currículo do agraciado, clique aqui.

                Foto: Ascom/CFMV

 “Fui estagiário de patologia do professor Paulo Dacorso e segui os passos dele. Meu entusiasmo por patologia saiu dele e eu disse ‘vou ser igual a esse cara’. Eu não consegui, mas no caminho aprendi muita coisa, ele me ensinou muita coisa e é uma honra receber um prêmio com o nome dele”, afirmou Barros.

Prêmio Edição 2017

O médico veterinário Paulo César Augusto de Souza recebeu das mãos do presidente CFMV, Benedito Fortes de Arruda o Prêmio Paulo Dacorso Filho Edição 2017.

 “Ao nosso homenageado, agradecemos, sobretudo pela inclusão do médico veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Foi graças ao trabalho incansável deste profissional que nós, hoje, temos um espaço significativo na saúde pública brasileira”, afirmou Arruda.

                Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda e Paulo César Augusto de Souza. Foto: Ascom/CFMV

“Sou agradecido a Deus, por ser médico veterinário, professor da Universidade Federal e ter sido convocado pelo órgão maior da classe para desenvolver o trabalho de representar o CFMV na área de saúde pública”, afirmou Paulo César Augusto Souza.

Paulo César Augusto de Souza graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 1977. Foi integrante de comissões técnicas de diferentes instituições, conselheiro do Conselho Nacional de Saúde e presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV. Sua dedicação e persistência, levaram ao reconhecimento, pelo Conselho Nacional de Saúde, da Medicina Veterinária como profissão da área de saúde. Mais informações sobre o currículo do agraciado, clique aqui.

                Foto: Ascom/CFMV

 “Duas características foram fundamentais para que eu pudesse desenvolver minhas atividades: acreditar sempre nos objetivos propostos e a perseverança. Palavra que uso em todos os momentos como docente. Características fundamentais para alguns momentos de atuação solitária e em equipe, sempre com o apoio do CFMV”, afirmou o homenageado.

Saiba mais sobre a premiação e confira a lista dos agraciados de todas as edições do Prêmio Paulo Dacorso Filho, clique aqui.

Assessoria de Comunicação do CFMV