15 de Outubro – Dia do Professor

11 de outubro de 2017

“Professor é profissão. Educador é missão”, a frase é do professor Salomão Becker que incentivou um encontro anual de confraternização entre professores e alunos, em uma escola de Piracicaba (SP), e que deu origem ao hoje Dia do Professor, em 15 de outubro.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária parabeniza todos os professores, essenciais no processo de ensino-aprendizagem para a formação de médicos veterinários e zootecnistas capacitados e, sobretudo, cidadãos. O CFMV ressalta a importância da educação continuada para o aprimoramento dos professores.

Para comemorar o Dia do Professor, separamos alguns depoimentos de educadores que participaram do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem do CFMV que, com o uso de metodologias ativas, incentiva o desenvolvimento de competências humanísticas nos estudantes de Medicina Veterinária. Professor, inspire-se nesses depoimentos e faça parte do projeto! Clique aqui para saber mais sobre o projeto.

 Depoimentos

 “É uma oportunidade de entender que o processo de ensino-aprendizagem não precisa ser de dominação, mas de construção conjunta. As competências humanísticas permitem formar seres humanos diferenciados e que atuem profissionalmente não apenas nas atividades específicas da Medicina Veterinária, mas também em áreas multi e interdisciplinares”.

Professora e coordenadora substituta na UFRGS, Andrea Troller.

“Dotar um indivíduo de conhecimento técnico é fácil, mas levar a refletir e usar a técnica que utiliza é outra história. Aí entra a educação.  O papel do médico veterinário é se preocupar com a formação ético-profissional e não tem como formar um profissional se não contribuir para desenvolver suas competências humanísticas”.

Diretor de graduação da Unipam, Henrique Miranda.

 “O projeto dá suporte e credibilidade à adequação do curso às tendências atuais do novo modelo de ensino-aprendizagem. Com o maior uso de metodologias ativas nas aulas do curso, o estudante abandona a passividade do modelo clássico e passa a desenvolver autonomia e a acessar a informação por si próprio”.

Coordenadora do curso de Medicina Veterinária da PUC-PR, Andréa Christina Meirelles.

“Quando o projeto começou, eu pensei - tudo bem, vamos fazer isso por um ano. E agora que consigo visualizar o seu objetivo, eu digo: temos que fazer isso para o resto da vida. Voltei a me sentir um ser humano completo e contemplada enquanto médica veterinária e docente”.

Professora de Medicina Veterinária na UFMT-Sinop, Elaine Dione da Conceição.

Sobre o Dia do Professor

O Dia do Professor foi comemorado pela primeira vez em uma pequena escola de São Paulo com a ideia de ter um dia livre para que os professores tivessem descanso e organizassem eventos de comemorações.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que professores e alunos traziam, na sua cidade natal, Piracicaba, doces de casa para uma pequena confraternização.

O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão".

A data se tornou um sucesso e se espalhou por todo o país, até ser decretada como feriado em 1963. A data foi criada para que fossem feitas homenagens a todos os professores do país. 

Assessoria de Comunicação do CFMV