UFRR e Unifimes aderem ao Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem do CFMV

14 de setembro de 2017

Por Carolina Menkes

Novas parcerias foram firmadas, no mês de setembro, entre o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e Instituições de Ensino Superior (IES) para implementar o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem do CFMV nos cursos de Medicina Veterinária.

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Centro Universitário de Mineiros – Unifimes (GO) decidiram abraçar o projeto após ouvirem depoimentos positivos de instituições participantes durante o XXIII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, realizado em junho deste ano, em Brasília (DF).

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unifimes, Íris Braga, o projeto irá ajudar a tirar o professor do foco na sala de aula e reduzir as aulas expositivas. “Assim os professores se tornarão auxiliares e tutores no processo de aprendizagem e os alunos mais proativos e confiantes nas tomadas de decisões”, acredita.

Segundo Braga, o curso de Medicina da instituição já aplica metodologias ativas em suas disciplinas e têm observado maior produtividade entre os estudantes com os novos métodos de ensino.

Após as parcerias serem firmadas, o próximo passo é a realização de uma visita técnica, realizada por um representante do CFMV, para orientar reitores, coordenadores de curso, docentes e estudantes sobre o Projeto.

Em seguida, o coordenador do curso deverá definir a equipe gestora que ficará responsável pelo Projeto e realizará reuniões para elaborar o Plano de Trabalho.

O projeto tem duração de dois anos, com avaliação nos dois primeiros semestres, e conta com o acompanhamento do CFMV ao longo do processo.

Nova visita

Nos dias 4 e 5 de setembro, o CFMV realizou nova visita à Universidade Federal do Goiás (UFG), para acompanhamento da implementação do projeto estratégias de ensino na instituição. A IES aderiu ao projeto em março de 2016

Segundo uma das responsáveis pelo projeto, Regina Werneck, integrante da Área de Gestão Estratégica do CFMV, a universidade tem apresentado bons resultados e os professores estão aplicando as estratégias de forma bem-sucedida. 

Reconhecimento

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS), teve duas conquistas neste mês. Recebeu o Prêmio Destaque do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e alcançou nota 4 no Enade de 2016. A instituição aderiu ao Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem em 2015 e foi uma das IES que finalizou o projeto em 2017.

“O envolvimento que tivemos do grupo de alunos foi fantástico e tenho certeza que as competências humanísticas desenvolvidas no curso fizeram a diferença não só nos alunos, mas especialmente, em nós professores. Só temos a agradecer ao CFMV pela parceria”, afirmou a coordenadora do curso, Cristine Fisher.

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto.

Assessoria de Comunicação do CFMV