Campanha #SouVet é destaque em solenidade de homenagem ao Dia do Médico Veterinário, na Unimar

06 de setembro de 2017

Por Lisiane Cardoso

Estudantes da Universidade de Marília (Unimar), em Marília (SP), acompanharam atentos, na noite desta terça-feira (5/9), a palestra da médica veterinária Paloma Bosso sobre “Bem-estar Animal aplicado a animais silvestres”, durante a solenidade em homenagem ao Dia do Médico Veterinário. Paloma Bosso é uma das personagens da campanha em comemoração ao dia 9 de setembro, lançada na última segunda-feira (4/09) pelo Sistema CFMV/CRMVs. (Mais informações abaixo)

Médica veterinária Paloma Bosso, integrante da Cebea/CFMV. Foto: Ascom/CFMV

A solenidade foi organizada pela Unimar em parceria com o Conselho Federal de Medicina Veterinária e reuniu o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda; o prefeito de Marília, Daniel Alonso; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Rezende; o presidente da Associação dos Médicos Veterinários de Marília, Fábio Stevanato; o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso; e Elma Polegato, professora da Unimar e representante do CRMV-SP, além de professores e estudantes.

 “Este é um momento em que a gente vê o quão importante é a nossa profissão e o respeito a ela começa na Academia. Tenho certeza que é o que Dr. Benedito almeja, uma Medicina Veterinária que ainda tem muito a crescer e que são vocês que vão fazê-la ainda mais forte”, afirmou o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar.  

Fábio Manhoso também destacou a contribuição do CFMV para a qualidade do curso de Medicina Veterinária da Unimar que, em 2017, completa 30 anos. “Nós devemos ao CFMV nossa nova matriz curricular, nosso programa de residência, nós devemos ao CFMV as competências humanísticas e tenho certeza que essa metodologia de ensino já refletiu no conceito da Unimar no Enade”, finalizou.

Foto: Ascom/CFMV

Em sua mensagem aos estudantes, o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, lembrou do compromisso que eles terão com a profissão.

“São belos os momentos da nossa vida como estudante, são esses que vocês estão vivendo neste momento. Ao mesmo tempo vocês levam uma carga de responsabilidade muito grande, vocês são o presente e o futuro da Medicina Veterinária nesse país, vocês representam uma profissão que colabora com 30% do PIB brasileiro, que gera emprego, renda e que proporciona melhor qualidade de vida aos habitantes do nosso país”, afirmou Arruda. 

O presidente do CFMV ressaltou que a data em que se comemora o Dia do Médico Veterinário, 9 de setembro, teve origem na publicação do decreto que reconheceu oficialmente, em 1933, a existência da Medicina Veterinária como profissão no Brasil.

“Nada melhor do que o CFMV estar aqui na Unimar, retribuindo a confiança que essa instituição e que o Dr. Fábio, como coordenador, sempre depositou no CFMV”, finalizou Arruda.

Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda

A médica veterinária Elma Polegato, integrante do CRMV-SP e da Comissão Nacional de Meio Ambiente do CFMV destacou a importância de uma preocupação com a Saúde Única.

“Às vezes a questão ambiental é colocada de lado em função do foco que a gente tem na saúde animal e a repercussão na saúde humana. O Dr. Benedito, ao longo do tempo em que tem sido presidente do conselho,  sempre tem colocado à frente a questão do desenvolvimento sustentável e das preocupações ambientais”, afirmou. 

A solenidade também contou com a presença do presidente da recém-criada Associação dos Médicos Veterinários de Marília e Região, Fábio Stevanato. “É muito gratificante para mim estar ao lado do maior representante da Medicina Veterinária brasileira para o mundo, o Dr. Benedito. Fico muito feliz em representar os colegas médicos veterinários nesta solenidade e estar ao lado de pessoas que contribuem para o bom desempenho da profissão”, afirmou.

Homenagem

Na ocasião, o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, recebeu do prefeito de Marília, Daniel Alonso, o título de “Hóspede Oficial” do município, pelo decreto nº 12.123, de 4 de setembro de 2017.

Presidente do CFMV recebe homenagem da Prefeitura de Marília. 

#SouVet

O orgulho profissional é o tema da campanha do Dia do Médico Veterinário promovida pelo Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) neste ano. Com o conceito “Sou Vet”, a iniciativa reúne depoimentos reais de médicos veterinários que se dedicam a diferentes áreas de atuação, buscando valorizar a contribuição desses profissionais para o bem-estar e a saúde de animais e da sociedade.

Comemorada em 9 de setembro, a data será celebrada por meio de uma série de ações, que serão divulgadas em diversas mídias ao longo de todo o mês. O objetivo da campanha é criar um sentimento de identificação com os médicos veterinários brasileiros, despertando nos profissionais o orgulho que eles sentem em atuar nessa nobre profissão.

Saiba mais

Na semana do médico veterinário, profissionais expressam o orgulho pela vocação

#SouVet: Campanha do CFMV coloca em foco o orgulho de ser médico veterinário

#SouVet: mostre seu orgulho em ser médico veterinário 

Assessoria de Comunicação do CFMV