Após questionamento do CFMV, Mapa informa que deve divulgar este ano lista de produtos veterinários registrados

05 de setembro de 2017

Por Carolina Menkes

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou, em 18 de agosto, ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que já foram iniciados os trabalhos de digitalização e catalogação de todas as licenças emitidas pela Coordenação de Produtos Veterinários. A informação veio em resposta à solicitação do CFMV ao Mapa de disponibilizar em seu site a lista atualizada dos produtos veterinários atualmente registrados no país. Solicitou ainda a divulgação de outras informações relevantes, como os princípios ativos e os nomes comerciais dos produtos.

Para o CFMV, a iniciativa permite ao profissional saber se o produto é legal ou não e ainda permitir que médicos veterinários realizem a prescrição dos medicamentos registrados.  

O ofício com o pedido do CFMV foi enviado pela primeira vez em 2014. O documento continha o argumento de que os médicos veterinários precisavam de instrumento atualizado de consulta para orientá-los sobre a prescrição e o uso seguro de medicamentos registrados pelo Mapa.

Na ocasião, o Mapa informou que estava aguardando parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, o que possibilitaria a publicação em uma biblioteca digital. O CFMV então se dispôs a disponibilizar as informações dos medicamentos em seu Portal.

Na resposta fornecida ao CFMV este mês, o Mapa informou que já foram cadastradas no site mais de 3 mil licenças. O órgão disse ainda que o trabalho deve se estender até o final do ano.

Saiba mais: CFMV quer a divulgação do princípio ativo de medicamentos veterinários registrados

Assessoria de Comunicação do CFMV