11 de agosto. Dia do Estudante

11 de agosto de 2017

Por Flávia Lôbo

Dados do Ministério da Educação mostram que existem cerca de 80 mil estudantes de Medicina Veterinária no país. O número de cursos de Medicina Veterinária no Brasil é recorde (mais de 280) e representa por volta de um terço (1/3) dos cursos registrados no mundo. Para se ter uma ideia da quantidade de alunos na área, basta comparar os dados com o número de escolas que existem nos Estados Unidos e Rússia, 30 e 41, respectivamente.

Na Zootecnia, os registros do MEC mostram que são 130 instituições de ensino (IES) cadastradas.

No Dia do Estudante, comemorado nesta sexta-feira (11), o CFMV parabeniza os futuros profissionais e conta como os estudantes têm utilizado o Seres – Banco de Conhecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia, plataforma gratuita criada pelo CFMV!  

A qualificação profissional e os desafios que surgem aos médicos veterinários e zootecnistas em decorrência dos novos tempos fazem parte das preocupações do CFMV. Em um mundo onde tudo está conectado, a capacidade de interagir com outros profissionais torna-se imprescindível, assim como acesso a novas informações. 

Nesse sentido, a Medicina Veterinária e Zootecnia receberam, este ano, uma plataforma apta a recolher e armazenar o conteúdo do conhecimento produzido pelos profissionais, incentivando a discussão, a interação, a troca de saberes e a construção de mais conhecimento.

Seres - Banco de Conhecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia é uma plataforma colaborativa e gratuita, criada pelo CFMV, cuja função é armazenar e disseminar o conhecimento.

No Seres, as informações fluem de acordo com a interação entre as pessoas. A proposta é disponibilizar o conhecimento adquirido na academia, na pesquisa ou no dia a dia da profissão de forma simples e segura, mas, fundamentalmente, permitindo a interação e a troca de saberes. O Seres estará em constante construção pelos profissionais interessados no tema. Ele será sempre atualizado de acordo com o pensamento da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

Estudantes aprovam!


Foto:  Wanessa Ingrid de Albuquerque Paiva ( arquivo pessoal)

A estudante Wanessa Ingrid de Albuquerque Paiva, 25 anos, considera a iniciativa do CFMV excelente e, para ela, os certificados emitidos pela plataforma irão valorizar seu currículo. “É uma oportunidade de o aluno complementar o que é oferecido na universidade. Fiquei interessada no assunto Responsabilidade Técnica (RT) em Instalações Animais e em Animais Selvagens e Medicina Veterinária Legal”, relata. Ela ainda planeja acessar outras matérias. “Há vários tópicos interessantes: cursos, artigos, vídeos e imagens. A iniciativa de aprender depende mais do aluno. É gratuito e acessível”, sintetiza.

Wanessa cursa Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ela se diz apaixonada pelos animais, natureza, medicina e pela ciência. “A Medicina Veterinária é uma ciência que está em todos os cantos, mas muitos não reconhecem isso. O alimento que chega à mesa passa pela avaliação de um médico veterinário; o medicamento que você toma foi estudado em pesquisas em animais. Enfim, decidi fazer parte desse maravilhoso universo. É uma vocação da qual não se pode fugir”, declara.


Foto: Tamíris Maria da Silva (arquivo pessoal)

Tamíris Maria da Silva, 24 anos, resolveu seguir o conselho de um colega de turma, acessou o Seres e se surpreendeu. “Fiz o curso de RT em pescados. Achei sensacional! Oferece um conteúdo de qualidade de forma gratuita para os estudantes”.

Ao decidir seguir a carreira veterinária, ela realizou um sonho de infância e hoje é aluna da UFRPE. “A partir dos cursos oferecidos na plataforma, tenho a oportunidade de expandir meus conhecimentos ”, relata Tamíris.


 ​Foto: Isaac Ricardo dos Santos ( arquivo pessoal)

O estudante Isaac Ricardo dos Santos, 28 anos, já sabe o caminho que quer seguir na Medicina Veterinária: Clínica Médica, com foco em Animais Silvestres. Ele conta que a decisão de ser médico veterinário veio do desafio das diversidades que a profissão oferece.

Atualmente, Isaac é aluno do 6° período na Faculdade Max Planck de Indaiatuba (SP). Ele diz que o Seres tem ajudado muito sua formação, reduzindo o tempo na procura de artigos científicos e trazendo sempre boas referências bibliográficas. “Fiquei sabendo da ferramenta por meio das publicações do CFMV nas redes sociais. Considero a iniciativa do Conselho ótima! Agora, temos um banco de dados acessível e confiável para realizar nossas pesquisas acadêmicas”, comemora.

Dia do estudante

O dia 11 de Agosto é uma data histórica para a educação brasileira. Foi neste dia, em 1827, que o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

Quer saber mais sobre outras iniciativas importante do CFMV e que tem relação com os estudantes? Conheça o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem e a Acreditação do CFMV.

Assessoria de Comunicação do CFMV