Presidente do CFMV fala na Rádio CBN sobre campanha de bem-estar animal

19 de abril de 2017

A campanha educativa sobre bem-estar animal promovida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) foi o tema de uma entrevista concedida pelo Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, à Rádio CBN. O segmento foi transmitido no programa CBN Noite Total da última terça-feira (18/04), e mencionou também o IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, realizado até quinta-feira (20) em Porto Alegre (RS).

Arruda falou sobre o conceito conhecido como as Cinco Liberdades, que abrange os principais aspectos que influenciam no bem-estar animal. Esses fatores consideram se o animal está livre de fome e sede; livre de dor e doenças; livre de medo e ansiedade; livre de desconforto; e livre para expressar o seu comportamento natural.

“Todas essas liberdades vêm contemplar a questão do bem-estar animal e o que envolve em todo esse processo sobre o qual nós estamos conversando no mundo todo que é a Saúde Única. Existe a Saúde do humano, do animal, a saúde da natureza. E o termo Bem-estar Único considera o bem-estar dos animais e do ser humano e uma situação de sustentabilidade ambiental”, explicou o Presidente do CFMV.

Ele também ressaltou que os médicos veterinários e zootecnistas são parceiros da sociedade na busca do bem-estar animal. “Essa é uma questão que nós estamos inclusive debatendo aqui no nosso Congresso”, ressaltou Arruda. “Essas são condições que estamos buscando. É evidente que temos uma cultura diferente no nosso país. Mas o que pretendemos com essa campanha é conscientizar a sociedade, sobretudo as crianças, que são os futuros cidadãos, de que há necessidade de ter um comportamento mais humano”, apontou o Presidente do CFMV na entrevista.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra

 

Saiba mais:

CFMV lança campanha sobre bem-estar animal. Participe!