Parcerias são firmadas entre o CFMV e universidades do país para desenvolver o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem

14 de outubro de 2016

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem firmado parcerias com diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do país com o objetivo de implantar o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem.

O projeto foi idealizado pelo Conselho Federal com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências humanísticas nos futuros médicos veterinários, conforme determinação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Medicina Veterinária. A ideia é trabalhar não só as competências técnicas dos profissionais, mas também outras competências, como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

Iniciado em 2013 com dois cursos-piloto, até o momento o projeto soma mais de 20 adesões das IES. 

As visitas introdutórias do CFMV buscam contextualizar o projeto e apresentá-lo à direção, professores e alunos da Instituição. A segunda etapa visa, por sua vez, enumerar dificuldades dos professores e pontos de melhoria observados pelas IES no período posterior à primeira visita técnica.

O projeto tem duração de um ano, com avaliação a cada semestre, e conta com o acompanhamento do CFMV ao longo do processo.

Histórico do projeto

Desde a década de 90, quando foram realizadas as primeiras edições do Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, principal evento para discutir o ensino da profissão no Brasil, o CFMV, por meio de sua Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV), tem trabalhado novas formas de promover melhorias na formação profissional da categoria.

Por meio de reflexões sobre os valores da educação no Brasil, as práticas humanísticas na formação de cada profissional foram vistas como uma necessidade para a formação profissional e para a sociedade.

Ao longo dos anos, o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem foi discutido não só no Seminário de Educação, mas também em palestras, debates e mesas redondas sobre o tema. 

Cartilha para coordenadores de curso 

Uma cartilha foi criada pelo CFMV para orientar coordenadores de curso e docentes de instituições que aderiram ao projeto. A cartilha fornece orientações sobre o preenchimento de documentos e ações que deverão ser executadas ao longo dos semestres letivos, além de sanar possíveis dúvidas sobre o projeto. 

Baixe a cartilha anexa e confira.