Comissão - Educação da Medicina Veterinária

Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária - CNEMV/CFMV

A Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV) tem a missão de servir como órgão de consulta e assessoramento técnico da Diretoria Executiva e do Plenário do CFMV. A CNEMV se faz necessária ao exercício pleno da competência normativa, jurisdicional e administrativa do CFMV em questões relacionadas à educação.

É atribuição da CNEMV: emitir pareceres, elaborar minutas e resoluções, programar e realizar seminários e/ou congressos de ensino.

Composição:

Presidente

Méd. Vet. Rafael Gianella Mondadori (CRMV-RS nº 5672)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2008) e pós-doutorado na Universidade McGill-Canadá (2016).

Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal e Biotecnologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovino, ovino, reprodução, medicina veterinária e in vitro.

Também possui experiência na área de Educação Médico Veterinária, com experiência em gestão do ensino e Metodologias Ativas do Processo de Aprendizagem.

Integrantes

Méd. Vet. Adolfo Firmino da Silva Neto (CRMV-MG nº 5486)

Adolfo Firmino é chefe do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 1997, tem doutorado em Bioquímica e Imunologia também pela Universidade Federal de Minas Gerais, no ano de 2005.

Desde 1999 atua no Ensino Superior. É professor das disciplinas Imunologia Veterinária e Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos. Foi o primeiro coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul e atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde responde pela chefia do Departamento de Medicina Veterinária desde 2014.

Méd. Vet. Eugênio Gonçalves de Araújo (CRMV-GO nº 2022)

Graduou-se em Medicina Veterinária em 1987, na Universidade Federal de Goiás (UFG). Fez mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1990, e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), em 2011, na Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche na Harvard Medical School. Tem pós-doutorado na Brown University, em Providence (2013) e na Harvard Medical School Boston (2007).

Foi coordenador do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, onde também foi vice-diretor e diretor, além coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Também é ex-integrante da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Goiás (CRMV-GO), de 2002-2006.

Atualmente é avaliador de cursos de graduação do INEP/MEC e integrante da Comissão de Implantação do Programa Reuni na UFG. Também é professor titular da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, onde também cursa graduação em Direito. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Patológica Animal, Patologia Geral, Histologia, Biologia Celular e Molecular.

Méd. Vet. Adriano Fernandes Ferreira (CRMV-PB nº 0681)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado e doutorado em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002 e 2009, respectivamente). Tem estágio doutoral sanduíche pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real/Portugal.

Atualmente, é conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado da Paraíba (CRMV-PB) e presidente da Comissão Estadual do Ensino da Medicina Veterinária do CRMV-PB. Também atua como professor associado e ouvidor-geral da Universidade Federal de Campina Grande.

Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica Animal, atuando principalmente no seguinte tema: Hematologia e bioquímica.

 

Méd. Vet. Masahiko Ohi (CRMV-PR nº 0664)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1975). Tem especialização em Cultivos Celulares pelo Centro Pan-americano de Febre Aftosa/OMS (1976), especialização em Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1984, especialização em Farmacologia de Produtos Naturais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e mestrado em Farmacologia pela UFPR (2002).

Foi integrante da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV e tesoureiro do CRMV-PR em duas gestões. É presidente fundador da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária do CRMV-PR e foi seu integrante de 2012 a 2017. É professor adjunto aposentado da UFPR.

Atualmente, exerce a função de segundo-secretário da Academia Paranaense de Medicina Veterinária e vice-presidente da Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária. É membro-titular do Colégio Brasileiro de Aquicultura. Tem experiência na área de Farmacologia e Toxicologia, com ênfase em resíduos químicos em alimentos de origem animal, riscos da automedicação, toxicologia pré-clínica, toxicologia reprodutiva, piscicultura, extensão universitária, proteção e bem-estar animal, entre outras.