Comissão - Animais Selvagens

Comissão Nacional de Animais Selvagens - CNAS/CFMV 

A Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) tem por propósito assessorar a administração do CFMV nos temas referentes a Animais Selvagens. O assunto é de fundamental importância, haja vista a grande diversidade da fauna de nosso país e a necessidade de mantê-la e valorizá-la. É uma das comissões mais jovens do CFMV e demonstra uma atuação proativa e dinâmica, zelando pelos interesses da Medicina Veterinária e Zootecnia.

Composição: 

Presidente

Méd. Vet. Francisco Edson Gomes (CRMV-RR nº 0177)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1989), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

Foi diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFRR e integrante da Comissão Nacional de Educação de Medicina Veterinária do CFMV, de 2012 a 2014.

Atualmente, é professor Associado III da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e gerente geral da incubadora de empresas de base tecnológica da UFRR.  Também é professor permanente do programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT). É integrante da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFRR e do Conselho Estadual de Sanidade Animal do Estado de Roraima (CESA). Também é avaliador de cursos de medicina veterinária (INEP/MEC) e sócio da ABRAVAS. Tem experiência nas áreas de Empreendedorismo, Veterinária e Zootecnia, com ênfase em produção e nutrição de não ruminantes; Higiene e profilaxia; Zoonoses; e Educação Veterinária.

Integrantes

Méd. Vet. Nazaré Fonseca de Souza (CRMV-PA nº 0484)

Graduada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1981), farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Patologia Animal/Clínica Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Clínica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), em 2000.

Foi diretora interina do Hospital Veterinário (2002–2004) e diretora do ISPA (2004 a 2009), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).  

Atualmente é professora titular da UFRA além de professora, tutora e orientadora da Residência da mesma instituição.

No Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Pará (CRMV–PA) preside a Comissão Regional de Animais Selvagens e integra as Comissões de Educação da Medicina Veterinária, de Ética e Legislação. É ainda presidente da Comissão Científica e organizadora dos minicursos na área de Animais de companhia e Animais Selvagens no SEMAVET/CRMV-PA. Integra a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária desde 1994 e é coordenadora da Liga Acadêmica de Clínica Médica Veterinária desde janeiro de 2018.

Méd. Vet. Elba Pereira Chaves (CRMV-MA nº 1207)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 2008, mestre em Ciências Veterinárias (2010) na área de morfologia e fisiologia animal. Doutoranda da Rede Bionorte na área de Diversidade e Conservação Animal. 

Atualmente é médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) da prefeitura de São Luís (MA), atuando nas áreas de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Também é professora do Centro de Ciências Agrárias, na Uema, ministrando as disciplinas de Anatomia Descritiva Animal, Fisiologia dos Animais Domésticos e Avaliação, Classificação e Tipificação de carcaça.  Ainda preside a Comissão de Meio Ambiente e Animais Silvestres do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Maranhão (CRMV-MA).

Méd. Vet. Isaac Manoel Barros Albuquerque (CRMV-AL nº 0479)

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Alfenas. É especialista em Clínica e Cirurgia de Animais Selvagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo.

Atualmente é presidente da Comissão Regional de Animais Selvagens e Meio Ambiente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Alagoas (CRMV-AL). Também é Responsável Técnico do Criatório de Jacaré-de-papo-amarelo Mister Cayman de Alagoas, Responsável Técnico do Zoológico Pet Silvestres de Alagoas e fundador do Encontro Nordestino dos Grupos de Estudos dos Animais Selvagens.

Também é Perito Ambiental especialista em Fauna, diretor da SOS Selvagens, professor EAD Escola Técnica Residência Educação e consultor ambiental.

Méd. Vet. Débora Rochelly Alves Ferreira (CRMV-PB nº 0693)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2000), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na área de Medicina Veterinária Preventiva e pós-doutorado (2016) na modalidade Desenvolvimento Científico Regional - FACEPE/CNPq.

Professora substituta das disciplinas Epidemiologia das Doenças Parasitárias, Saúde Coletiva I e Programa de Saúde no Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Presidente da Comissão Regional de Animais Selvagens do CRMV-PB.

Zoot. Fernando Henrique Petroni (CRMV-PE nº 0717/Z)

Zootecnista formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Foi diretor de Marketing da Associação Nordeste de Falcoaria e Conservação de Aves de Rapina (ANF).

Hoje atua na Empresa Silvestre Ambiental com consultoria para manejo de animais silvestres, capacitação profissional e controle de sinantrópicos com técnicas de Falcoaria. Também é integrante da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Pernambuco (CRMV-PE).

Méd. Vet. Nei Moreira (CRMV-PR nº 2464)

Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado em Ciências Veterinárias e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná, na área de reprodução e estresse em felídeos silvestres.

Atualmente é professor associado do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina, e orientador no Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UFPR. Também é consultor do CNPq, da Fundação Araucária, da FAPESC, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e da FUNDECT (FAP MS).

É integrante da International Society of Wildlife Endocrinology (ISWE), da World Commission on Protected Areas (WCPA) e do Conservation Breeding Specialist Group (CBSG), Species Survival Commission (SSC), da IUCN (The World Conservation Union). Também é sócio-honorário da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV) e integrante do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal. Atua na área de Medicina Veterinária e conservação de espécies ameaçadas, com ênfase em Fisiologia e Biotecnologia da Reprodução, especialmente em animais selvagens.
 

II Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Animais Selvagens do Sistema CFMV/CRMVs - 2017

Apresentações:

Métodos Legalizados do controle de fauna

Histórico das espécies invasoras no Mundo

Legislação sobre Fauna Invasora no Brasil

O trabalho da Comissão Regional de Animais Selvagens e Meio Ambiente do CRMV-AL

O trabalho da Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV.

Produção de espécies com potencial invasor

Impacto ambiental de espécies exóticas invasoras no Brasil