Comissão - Saúde Pública Veterinária

Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária - CNSPV/CFMV

A Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) trabalha em prol de tornar reconhecidas a presença, a participação e a importância do Médico Veterinário na Saúde Pública. Promove ainda a saúde humana e animal, contribuindo para a prevenção de doenças e conscientizando médicos veterinários, gestores e sociedade sobre o papel da profissional para a saúde das populações.

Nos últimos anos, a CNSPV teve grandes conquistas para a Medicina Veterinária, como, por exemplo, a inclusão do Médico Veterinário no NASF, fortalecendo o reconhecimento da profissão na área da saúde. Diversos seminários, fóruns e participações em eventos, além de elaboração de artigos e pareceres na rotina da comissão, têm contribuído para este reconhecimento.

Composição:

Presidente

Méd. Vet. Nélio Batista de Morais (CRMV-CE nº 0676)

Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem especialização em Vigilância e Epidemiologia de Zoonoses pela Organização Mundial de Saúde, realizada no Centro Pan-Americano de Zoonoses, em Buenos Aires, Argentina; especialização em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará; mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará; e é doutorando na Universidade Estadual do Ceará.

Foi vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Ceará (CRMV-CE) em duas gestões.

Atualmente, é médico veterinário da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará,  supervisor do Programa Estadual de Controle da Raiva; chefe do Serviço de Controle de Zoonoses da SESA/CE; presidente da Comissão Estadual de Controle de Zoonoses; coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Fortaleza; diretor de Sanidade Animal da Agência de Defesa Animal do Estado do Ceará; e assessor técnico/pesquisador pela Fiotec/Fiocruz para o Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde; entre outras atribuições.

Integrantes

Méd. Vet. Phyllis Catharina Romijn (CRMV-RJ nº 1869)

Tem graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1978) e mestrado e doutorado em Microbiologia Veterinária pela University of Surrey, respectivamente em 1986 e 1989. Seu pós-doutorado foi em Biologia molecular. Possui especialização em Biologia Marinha e oceanografia pela FAMATh (2011). Realizou ainda estudos de aplicação da ISO 17025 em laboratório de Virologia.

Atualmente, é pesquisadora científica da PESAGRO-RIO e consultora científica em controle de Epizootias.

Atua principalmente nos temas epizootiologia da Raiva e desenvolvimento sustentável, visando atender a demandas de comunidades de produtores familiares em geral. Tem experiência na área de Virologia animal, Saúde Coletiva, Medicina Veterinária Preventiva, Vigilância Ambiental em Saúde, com ênfase no monitoramento de viroses emergentes veiculados por animais silvestres que se constituem em zoonoses.

Méd. Vet. Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior (CRMV-DF nº 3278)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande, especialização em Saúde Pública e mestrado em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde pela ENSP/Fiocruz.

Atuou como médico veterinário na secretaria municipal de saúde de Palmas (TO) no período de 2005 a 2008.

Atualmente é servidor do Ministério da Saúde, onde atua na Coordenação-Geral de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Tem experiência em Saúde Pública, com ênfase na gestão de vigilância e controle de zoonoses.

Méd. Vet. José Renato de Rezende Costa (CRMV-MG nº 5208)

Graduou-se como técnico em Agropecuária na Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal da Universidade Federal de Viçosa (CEDAF/UFV) em 1990.Também se graduou em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Alfenas (1996). Possui especialização e mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1999 e 2000.  Tem ainda pós-graduação pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, em Gestão Pública (2011).

Atuou como coordenador de Zoonoses na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (2000-2005) e coordenador de Zoonoses na Secretaria Municipal de Saúde de Contagem (2013-2016). Também foi representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Minas Gerais (CRMV-MG) na Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do CFMV, de 2010 a 2016.

Atualmente, é assessor técnico de Gabinete da Vigilância em Saúde - Secretaria de Saúde de Contagem desde 2017 e representante do CRMV-MG como conselheiro no Conselho Estadual de Saúde (CES/MG), desde 2010.

Méd. Vet. Luiz Elias Bouhid de Camargo (CRMV-GO nº 0863)

Médico veterinário formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1981, com especializações em Saúde Pública, pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz e em Saúde Ambiental, pela UFG.

Entrou para o serviço público, na Prefeitura de Goiânia, em 1981, para coordenar a Campanha de Vacinação contra Raiva. Na Prefeitura de Goiânia exerceu a direção do Centro de Controle de Zoonoses três vezes, coordenando inúmeras campanhas de vacinação. Foi professor de Histologia no curso de Zootecnia da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Foi ainda coordenador do núcleo de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde. No âmbito federal, foi gerente do Programa Nacional de Controle da Raiva, do Ministério da Saúde. Foi também diretor do Parque Zoológico e coordenador do Programa de Controle da Dengue, em Goiânia.

Atualmente é integrante da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Méd. Vet. Lígia Maria Cantarino da Costa (CRMV-DF nº 0981)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense, tem Especialização e mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Possui doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), na Área de Concentração: Saúde Coletiva.

Atua como professora da Área de Medicina Veterinária Preventiva e leciona as disciplinas de Saúde Pública Veterinária, Zoonoses, Epidemiologia Veterinária e Introdução à Medicina Veterinária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em controle de endemias, zoonoses, vigilância sanitária e vigilância em saúde.

Méd. Vet. Geraldo Vieira Andrade Filho (CRMV-PE nº 2208)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) e mestrado em Medicina Veterinária pela mesma instituição, em 2012. Fez também especialização em Gestão em Vigilância Ambiental em Saúde pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Atualmente, é gerente operacional de vigilância à saúde - Distrito Sanitário VI / SMS/ Prefeitura do Recife. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Epidemiológica.