Comissão - Residência em Medicina Veterinária

Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária - CNRMV/CFMV

A Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV) orienta os coordenadores de programas de residência sobre como alcançar qualidade adequada, garantindo assim o treinamento eficiente ao residente. A CNRMV procura ser referência em informações relacionadas ao tema, tanto no âmbito do CFMV como no do Ministério da Educação.

A CNRMV discute os assuntos relacionados aos padrões de qualidade dos programas de residência; trabalha em parceria com o Ministério da Educação; busca divulgar o processo de reconhecimento dos programas por parte do MEC; e incentiva as instituições de Ensino Superior para que se adequem aos critérios do MEC.

Composição:

Presidente

Méd. Vet.  Fábio Fernando Ribeiro Manhoso (CRMV-SP 6983)

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (1992), com especialização em Homeopatia pelo Instituto Homeopático François Lamasson (1996), mestrado e doutorado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Campus de Botucatu (1998) e Jaboticabal (2003), respectivamente.

Manhoso é atualmente coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília. Também é conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinário do estado de São Paulo (CRMV-SP) e presidente da Comissão de Homeopatia do CRMV-SP.  

Integrantes

Méd. Vet. Virginia Bocorny Lunardi (CRMV- RS 5258)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Residência Médica Veterinária em Cirurgia de Pequenos Animais e mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRGS.

Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil, responsável pelas disciplinas Cirurgia Veterinária I e Cirurgia Veterinária II do curso de graduação, e Treinamento em Cirurgia Geral I e II, Prática em Clínica-Cirúrgica I e II, e Prática em Cirurgia Geral I e II dos cursos de Pós-Graduação.

Desempenha também a função de coordenadora dos programas de Residência Médica Veterinária e é integrante do NDE. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Cirurgia de Pequenos Animais, atuando principalmente em cirurgias de tecidos moles e cirurgia reconstrutiva.

Méd. Vet. Carmen Esther Santos Grumadas (CRMV-PR 1683)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1983), Grumadas é mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) e doutora em Ciência Veterinária pela “University of Guelph” - Canadá (2002).

Presidiu a Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CEEMV/CRMV-PR). Tem experiência em Medicina Veterinária, com ênfase em Anestesiologia Animal, Educação da Medicina Veterinária e Educação Infantil.

Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, onde atua como docente nos cursos de Medicina Veterinária, de Residência em Medicina Veterinária e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Clínicas Veterinárias. Atua também como plantonista no Pronto-Socorro do Hospital Veterinário da UEL; é tutora no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: PET-Saúde/GraduaSUS (Ministério da Saúde); e coordena o curso de Residência em Medicina Veterinária na área de Anestesiologia de Animais de Companhia na UEL.

Méd. Vet. Francisco Lima Silva (CRMV-PI 0162)

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1977), mestre em Cirurgia Veterinária pela Universidade Federal Santa Maria (1989), doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2010). Tem especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de cães e gatos pelo Instituto Qualitas (2013).

Coordenou a Comissão de residência Multiprofissional e em área Profissional de saúde na Coremu (UFPI).

Atualmente, é coordenador do Programa de residência em área profissional de saúde Medicina Veterinária - HVU/UFPI; coordenador acadêmico do Hospital Veterinário na UFPI; coordenador de estágio do curso de Medicina Veterinária na UFPI. Também é professor associado da UFPI, onde atua como docente de cirurgia veterinária, no curso de Medicina Veterinária e residência, em área de clínica médica e cirurgia de cães e gatos. É ainda tutor de residentes em clínica médica e cirúrgica de cães e gatos no HVU/UFPI.

Méd. Vet. Marco Augusto Giannoccaro da Silva (CRMV-TO nº0927)

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (2002), com especialização em Medicina Esportiva Equina pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004), mestrado (2006) e doutorado (2008) em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Jaboticabal. 

Foi coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Tocantins (UFT), de 2009-2011; diretor de Divulgação e Iniciação Científica da UFT (2012-2013); e coordenador dos Programas de Residência em Medicina Veterinária da UFT, de 2012 a 2015, sendo responsável pela implementação dos mesmos. 

Atualmente é professor do curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública da UFT, atua na mesma instituição como: membro do Núcleo Docente Estruturante e da Comissão de Avaliação Docente do Curso de Medicina Veterinária; membro do Comitê Técnico Científico; membro do Comitê Interno do PIBIC.

Méd. Vet. Rita de Cássia Campebell (CRMV-DF nº 1078)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR), em 1991. Residência em cirurgia de grandes animais pela Unesp – Jaboticabal, em 1995. Especialização em homeopatia veterinária pelo Instituto François Lamasson – Ribeirão Preto (SP), em 1995. Mestrado em Medicina Veterinária pela Unesp – Jaboticabal, em 1997 e doutorado em Cirurgia Veterinária pela mesma instituição em 2003.

Foi professora de Histologia na Uniabac, em Santo André (SP); de Técnica Cirúrgica e Clínica Cirúrgica de Grandes Animais na Unicastelo, em Fernandópolis (SP); de Clínica de Equinos na Unirp, em Ribeirão Preto (SP); e de Clínica Médica de Equinos e de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais na Faciplac. Implantou e foi responsável pelo Programa de Residência em Medicina Veterinária na UPIS em 2005. Criou e presidiu a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UPIS), de 2010 a 2013. Foi diretora do Hospital Veterinário da UPIS de 2004 a 2013.

Atualmente é professora Adjunta de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais na Universidade de Brasília desde janeiro de 2018. Também é relatora das revistas Ciência Rural e Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal.

Méd. Vet. Valdemiro Amaro da Silva Junior (CRMV-PE nº 1931)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Especialização em Morfologia Humana pela UFPE, além de mestrado e doutorado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado no Departamento de Patologia da Escola de Medicina Veterinária na Universidade da Georgia, em Athes (EUA).

Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Participa dos programas de pós-graduação em Biociência Animal e Ciência Animal Tropical pelo Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal e Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos da UFRPE. Atua com Reprodução Animal, Oncologia Experimental, Desenvolvimento Testicular, Campos Eletromagnéticos e Leishmaniose Visceral Canina.