Comissão - Meio Ambiente

Comissão Nacional de Meio Ambiente - CNMA/CFMV

A Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA) tem como objetivo fortalecer e expandir o conhecimento e o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia na área ambiental. A CNMA desenvolve o trabalho em prol da sustentabilidade, difundindo e consolidando dentro e fora da categoria a atuação do médico veterinário e zootecnista na área.

Composição: 

Presidente

Méd. Vet. Nestor Werner (CRMV-PR nº 0390)

Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. É especialista em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e em Gestão Pública, pela Faculdade São Braz (PR).

Atualmente, é funcionário concursado da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, com experiência na área de Defesa Sanitária Animal (DAS). Foi coordenador estadual da Defesa Sanitária Animal, diretor do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Agricultura do Paraná e diretor de fiscalização de Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (CLASPAR), em Curitiba (PR)

Atuou como presidente do Núcleo de Médicos Veterinários do Sudoeste do Paraná e de Pato Branco (PR) e foi sócio-fundador do Sindicato dos Médicos Veterinários do estado. Ocupou cargos de conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), em três gestões, e vice-presidente do CRMV-PR, em outras três.

Integrantes: 

Méd. Vet. Adeilza Gomes Ferraz (CRMV-PE nº 1523)

Possui mestrado na área de Tecnologia do Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Pernambuco/ITEP (2006). Especialização em Saúde Pública pela Fiocuz-PE (1994) e Vigilância Sanitária também pela Fiocruz-PE (1996). 

Foi diretora de Vigilância à Saúde do Recife (2006/2013), diretora Executiva de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Pernambuco (1995/1998); diretora Departamento de Vigilância Sanitária de Olinda (1995/1998); prestador da Organização Pan Americana de Saúde/OPAS (2000/2002); e prestou apoio técnico à Promotoria do Consumidor de Pernambuco (2016).

Atualmente é gerente da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes/PE.

Méd. Vet. Cláudio Bellaver (CRMV-SC nº 0821)

Graduou-se em Medicina Veterinária pela UFSM, em 1972. Em 1977 concluiu mestrado em Ciência em Produção Animal, também pela UFSM. Em 1989, finalizou o doutorado em Digestão de Aminoácidos no Animal Science da Universidade de lllinois (EUA). Em 1997, fez pós-doutorado também pela Universidade de Illinois (USA), com trabalho em Digestibilidade de Farinhas de Origem Animal.

Foi secretário-executivo da Câmara Setorial de Milho, Sorgo, Aves e Suínos do Ministério da Agricultura (2003-2007); diretor de Comunicação e Negócios da Embrapa Suínos e Aves; gerente do Departamento Rural da Cooperativa Palmense Ltda.; e fiscal do Governo do estado do Paraná, em serviços veterinários de sanidade animal.

Atualmente presta consultoria e projetos técnicos especializados nas Áreas de Resíduos Agroindustriais e Resíduos Sólidos Urbanos. Através da Qualyfoco Consultoria Ltda e da Associação ProEmbrapa, vem atuando no desenvolvimento de negócios usando tecnologias inovadoras nas áreas de Processamento Industrial de Resíduos, Separações e Reciclagem de Resíduos, Compostagem Acelerada e Biogás Industrial.

Méd. Vet. Elma Pereira dos Santos Polegato (CRMV-SP nº 7012)

Possui graduação em Administração de Empresas pela FAAP-SP (1982), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (1992), especialização em Microbiologia e Parasitologia pela UNIMAR (1995), mestrado em Vigilância Sanitária pela UNESP/Botucatu (1998) e doutorado em Medicina Veterinária pela UNESP/Jaboticabal (2003).

Foi médica veterinária da Vigilância Sanitária de Marilia (1993-2017).

Atualmente é professora da graduação e pós-graduação da Universidade de Marília e presidente da Comissão de Saúde Ambiental do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo (CRMV-SP). Tem experiência na área de Medicina Veterinária  Preventiva nos seguintes temas: Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase nos de origem animal, Vigilância e Legislação Sanitária de Alimentos, Vigilância em Saúde, em especial Educação em Saúde, Saúde Ambiental e do Trabalhador, Segurança dos Alimentos e Qualidade Higiênico-sanitária da água no meio rural, industrial e para consumo humano.

Zoot. Edna Florinda Benevenuto (CRMV-RO nº 0070/Z)

Em breve

Méd. Vet. Heitor David Medeiros (CRMV-MT nº 0951)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1986); pós-graduação em produção agrícola sustentável pelo Cirad/França (2000); especialização em Gestão Pública avançada; e doutorado em Medicina Veterinária e Experimentação Animal pela Universidad de Léon, na Espanha (2005).

É ex-diretor-técnico do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT). Também é ex-secretário adjunto de Agricultura e Assuntos Fundiários do estado de Mato Grosso e ex-secretário de Agricultura e Assuntos Fundiários do estado de Mato Grosso.

Atualmente ocupa o cargo de coordenador-geral de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Tem experiência nas áreas de produção animal, extensão rural, sanidade animal, pecuária bovina orgânica/pecuária sustentável e gestão pública na área agropecuária.

Méd. Vet. Wanderlei de Moraes (CRMV-PR nº 2542)

Em breve