Comissão - Meio Ambiente

Comissão Nacional de Meio Ambiente - CNMA/CFMV

A Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA) tem como objetivo fortalecer e expandir o conhecimento e o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia na área ambiental. A CNMA desenvolve o trabalho em prol da sustentabilidade, difundindo e consolidando dentro e fora da categoria a atuação do médico veterinário e zootecnista na área.

Composição 


PRESIDENTE

 

Méd. Vet. Nestor Werner (CRMV-PR nº 0390)

Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. É especialista em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e em Gestão Pública, pela Faculdade São Braz (PR).

Atualmente, é funcionário concursado da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, com experiência na área de Defesa Sanitária Animal (DAS). Foi coordenador estadual da Defesa Sanitária Animal, diretor do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Agricultura do Paraná e diretor de fiscalização de Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (CLASPAR), em Curitiba (PR)

Atuou como presidente do Núcleo de Médicos Veterinários do Sudoeste do Paraná e de Pato Branco (PR) e foi sócio-fundador do Sindicato dos Médicos Veterinários do estado. Ocupou cargos de conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), em três gestões, e vice-presidente do CRMV-PR, em outras três.

 

INTEGRANTES 

 

Méd. Vet. Adeilza Gomes Ferraz (CRMV-PE nº 1523)

Possui mestrado na área de Tecnologia do Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Pernambuco/ITEP (2006). Especialização em Saúde Pública pela Fiocuz-PE (1994) e Vigilância Sanitária também pela Fiocruz-PE (1996). 

Foi diretora de Vigilância à Saúde do Recife (2006/2013), diretora Executiva de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Pernambuco (1995/1998); diretora Departamento de Vigilância Sanitária de Olinda (1995/1998); prestador da Organização Pan Americana de Saúde/OPAS (2000/2002); e prestou apoio técnico à Promotoria do Consumidor de Pernambuco (2016).

Atualmente é gerente da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes/PE.

 

 

Méd. Vet. Cláudio Bellaver (CRMV-SC nº 0821)

Graduou-se em Medicina Veterinária pela UFSM, em 1972. Em 1977 concluiu mestrado em Ciência em Produção Animal, também pela UFSM. Em 1989, finalizou o doutorado em Digestão de Aminoácidos no Animal Science da Universidade de lllinois (EUA). Em 1997, fez pós-doutorado também pela Universidade de Illinois (USA), com trabalho em Digestibilidade de Farinhas de Origem Animal.

Foi secretário-executivo da Câmara Setorial de Milho, Sorgo, Aves e Suínos do Ministério da Agricultura (2003-2007); diretor de Comunicação e Negócios da Embrapa Suínos e Aves; gerente do Departamento Rural da Cooperativa Palmense Ltda.; e fiscal do Governo do estado do Paraná, em serviços veterinários de sanidade animal.

Atualmente presta consultoria e projetos técnicos especializados nas Áreas de Resíduos Agroindustriais e Resíduos Sólidos Urbanos. Através da Qualyfoco Consultoria Ltda e da Associação ProEmbrapa, vem atuando no desenvolvimento de negócios usando tecnologias inovadoras nas áreas de Processamento Industrial de Resíduos, Separações e Reciclagem de Resíduos, Compostagem Acelerada e Biogás Industrial.

 

Méd. Vet. Elma Pereira dos Santos Polegato (CRMV-SP nº 7012)

Possui graduação em Administração de Empresas pela FAAP-SP (1982), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (1992), especialização em Microbiologia e Parasitologia pela UNIMAR (1995), mestrado em Vigilância Sanitária pela UNESP/Botucatu (1998) e doutorado em Medicina Veterinária pela UNESP/Jaboticabal (2003).

Foi médica veterinária da Vigilância Sanitária de Marilia (1993-2017).

Atualmente é professora da graduação e pós-graduação da Universidade de Marília e presidente da Comissão de Saúde Ambiental do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo (CRMV-SP). Tem experiência na área de Medicina Veterinária  Preventiva nos seguintes temas: Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase nos de origem animal, Vigilância e Legislação Sanitária de Alimentos, Vigilância em Saúde, em especial Educação em Saúde, Saúde Ambiental e do Trabalhador, Segurança dos Alimentos e Qualidade Higiênico-sanitária da água no meio rural, industrial e para consumo humano.

 

Zoot. Edna Florinda Benevenuto (CRMV-RO nº 0070/Z)

Graduou-se em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 1986. Especialização em Gestão de empreendimentos Turísticos pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) em 2001. Concluiu mestrado em Gestão Ambiental em 2017 Universidad Nihon Gakko, Fernando de La Mora-PY.

Participou da Comissão Estadual de Recursos Hídricos, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Rondônia (Ciearo) e da 1ª Conferência Estadual de Meio Ambiente.
Trabalha na Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), na área de captação de recursos para alavancar as principais cadeias produtivas.

Foi eleita para o triênio 2016-2019 como vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia (CRMV-RO). E ainda é diretora estadual da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), em Rondônia (mandato 2017-2020). 

 

 

Méd. Vet. Heitor David Medeiros (CRMV-MT nº 0951)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1986); pós-graduação em produção agrícola sustentável pelo Cirad/França (2000); especialização em Gestão Pública avançada; e doutorado em Medicina Veterinária e Experimentação Animal pela Universidad de Léon, na Espanha (2005).

É ex-diretor-técnico do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT). Também é ex-secretário adjunto de Agricultura e Assuntos Fundiários do estado de Mato Grosso e ex-secretário de Agricultura e Assuntos Fundiários do estado de Mato Grosso.

Atualmente ocupa o cargo de coordenador-geral de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Tem experiência nas áreas de produção animal, extensão rural, sanidade animal, pecuária bovina orgânica/pecuária sustentável e gestão pública na área agropecuária.

 

 

Méd. Vet. Wanderlei de Moraes (CRMV-PR nº 2542)

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1985, com aperfeiçoamento em Meio Ambiente e Gestão Ambiental pela Universidade Paranaense (UNIPAR) em 1999. Especialização em Primatologia pela Universidade de Brasilia (UnB), em 1986. Mestrado, com ênfase em sanidade animal, em 2011; e doutorado, com ênfase em medicina zoológica, 2018, ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Foi professor universitário na UFF, responsável pela Disciplina de Medicina Veterinária de Animais Silvestres (1987-88).

De 2005 a 2012 trabalhou como professor universitário nas Faculdade Anglo/ União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC), em Foz do Iguaçu, ministrando disciplinas nos cursos de Tecnólogo em Gestão Ambiental, Biologia, Fisioterapia, Farmácia e Medicina Veterinária.

Atualmente trabalha na Itaipu Binacional, na área de conservação de espécies ameaçadas. Tem experiência na área de Gestão Ambiental e Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica de animais silvestres, reprodução, biodiversidade, manejo de fauna e conservação.