Comissão - Educação em Zootecnia

Comissão Nacional de Educação em Zootecnia (CNEZ/CFMV)

A Comissão Nacional de Educação em Zootecnia (CNEZ) busca fomentar a divulgação da Zootecnia, zelar pela qualidade do ensino e pela valorização do profissional.  A CNEZ coordena discussões que possam nortear a qualidade do ensino de Zootecnia no Brasil, propondo ações nas instituições de Ensino Superior e órgãos governamentais; e realiza divulgação estratégica e contínua da Zootecnia, das suas áreas de atuação e das atribuições do Zootecnista como responsável técnico.

A CNEZ é responsável, ainda, pela organização de eventos nacionais com a finalidade de criar espaços para discussões e articulações com os diversos segmentos da sociedade para o crescimento e consolidação da Zootecnia no Brasil.

Composição:

Presidente

Zoot. Ana Cláudia Ambiel - CRMV-SP nº 1148/Z

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Agronomia pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em 2007, e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (2018). É coordenadora do curso de graduação de Zootecnia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) do curso de pós-graduação "lato sensu" na Unoeste na área de Bovinocultura de Corte e Confinamento.

Fez parte da diretoria da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), no período de 2014 -2017 (tesoureira). É ex-presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do CFMV, no período de 2012- 2014 e vice-presidente do Congresso Brasileiro de Zootecnia, Zootec 2017. Tem experiência na área de Bovinocultura de Corte e Melhoramento Animal.

 

Integrantes

Zoot. Safira Valença Bispo - CRMV-PE nº 0473/Z

Safira Valença Bispo é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPB), Unidade Acadêmica de Garanhuns. Possui graduação em Zootecnia (2004), mestrado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Mcgill Canadá (2009), além de pós-doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010).

Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Avaliação de alimentos e sistemas de alimentação para animais ruminantes.

 

 

 

Zoot. Luísa Melville Paiva - CRMV-MS nº 0174/Z

Zootecnista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras (MG), é mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (DF) e doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, com estadia na Universidade da Flórida (EUA).  Desde 1997 é professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e foi por oito anos não consecutivos coordenadora do curso de Zootecnia. É associada da SBZ, ABZ e ALPA.

Foi integrante da Câmara Setorial de Zootecnia do CRMV-MS de 2002 a 2004. Também foi conselheira efetiva do CRMV-MS na gestão 2016-2019 e coordenadora da Comissão Estadual de Ensino de Zootecnia de 2016 a 2018. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em bovinocultura de corte em pasto e forragicultura e pastagens.

 

 

 

Zoot. Kenia Ferreira Rodrigues - CRMV-TO nº 0042/Z

Zootecnista, graduada pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), hoje Universidade Federal de Lavras, UFLA, onde realizou seu mestrado em Produção de Monogástricos de 1991 a 1994, e doutorado em Nutrição de monogástricos de 2003 a 2006.

Atuou como docente na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) de 1994 a 2003 e desde maio de 2003 é docente do curso de Zootecnia da Fundação Universidade do Tocantins, no Campus Universitário de Araguaína. Foi conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Tocantins (CRMV-TO) por três mandatos.

É professora de Avicultura nos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, atua como pesquisadora com três projetos aprovados no CNPq, na área de Alimentação Alternativa de Frangos de crescimento lento e na área de Agroecologia Atua como assessora de Relações Institucionais da UFT junto ao Gabinete da Reitoria desde agosto de 2017, em Palmas (TO).  Representante da ABZ no estado do Tocantins e Presidente do Zootec de 2010, recebeu o Prêmio Zootecnista Educador pela ABZ no ano de 2015.

 

Zoot. Jalison Lopes - CRMV-RR nº 0048/Z

Jalison Lopes é graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2004), com mestrado (2006) e doutorado (2009) em Zootecnia pela mesma instituição. Possui MBA em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal do Paraná (2016).

Atualmente é coordenador do Curso de Zootecnia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Zootecnia da UFRR. É ainda diretor estadual da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) em Roraima (mandato 2017-2020) e  professor do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da UFRR. 

 

 

Zoot. Bruno de Souza Mariano (CRMV-GO nº 0142/Z)

Graduado em Zootecnia pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde (ESUCARV), em 1991. Tem especialização em Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), em 1997, e mestrado em Medicina Veterinária na área de concentração Produção Animal pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2001.

Foi diretor do Departamento de Zootecnia da PUC Goiás (2006 –2010). Também foi presidente da Comissão Nacional de Ensino em Zootecnia do CFMF, de 2008 a 2011. Foi tesoureiro (2005-2008) e secretário-geral (2008-2011) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Goiás (CRMV-GO). Também foi presidente da Associação dos Zootecnistas do Estado de Goiás (AZEG) e vice-Presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).

Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Curso de Zootecnia. Também é integrante da Comissão de Ética de Uso Animal (CEUA) da PUC-GO. É ainda membro verificador do Conselho Estadual de Educação do estado de Goiás. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo Animal, atuando principalmente na atividade da cadeia produtiva de suínos.

 

Zoot. Ana Alix Mendes de Almeida Oliveira (CRMV-PR nº 1052/Z)

Possui graduação e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1992 e 1995), e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).

Foi conselheira efetiva no Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Paraná (CRMV-PR) na gestão 2014-2017 e presidente da Comissão de Ensino de Zootecnia no CRMV-PR na gestão 2011-2014.

Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná na disciplina de Equideocultura. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Fisiologia da Digestão de Equinos.