Instruções aos autores

A Revista CFMV é uma publicação trimestral que possui o ISSN 1517-6959 e tem acesso aberto no Portal CFMV.  

Regras gerais

• Não são cobradas quaisquer taxas de submissão/publicação.

•O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores

• Os trabalhos devem ser originais e serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial da Revista CFMV, bem como de consultores ad hoc de reconhecido saber na especialidade. 

• A publicação do artigo dependerá da sua apresentação dentro das normas editoriais descritas a seguir e de pareceres favoráveis. Os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial.

• O texto não poderá ter nenhuma identificação dos autores, que deverão enviar os seus dados apenas por meio do sistema de publicações de artigos e/ou pelo e-mail artigos@cfmv.gov.br.

• Após a leitura das instruções, submeta seu trabalho ou faça seu cadastro como relator aqui (link para o Sistema de Publicações)

PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS

O Conselho Editorial da Revista CFMV aceita a submissão de trabalhos nas seguintes modalidades:

a)  Artigo de revisão - para publicação no Suplemento Científico

a.1) Artigo de revisão (narrativa, sistemática ou integrativa) – análise crítica do material publicado, por meio de discussão sobre um tema relevante para as áreas da Medicina Veterinária e Zootecnia. Estes trabalhos podem ser submetidos à aprovação ou realizados por demanda do Conselho Editorial da Revista CFMV.

a.2) Relato de experiência - descrição de uma revisão considerada importante para o escopo da revista, feita exclusivamente a convite do Conselho Editorial.

b) Artigos Técnicos:

b.1) Nota de pesquisa – um breve relato de resultados finais ou parciais de pesquisa original.

b.2) Relatório técnico (processos de gestão, relatório técnico ou pesquisa de mercado) – texto conciso, com informações sobre projeto ou atividade realizada, do planejamento até as conclusões. Indicação da relevância dos resultados e conclusões de impacto social e/ou econômico, bem como aplicação do conhecimento produzido. Exemplos: Relatório de projeto de pesquisa; Relatório de assessoria e consultoria técnico; Relatório de impacto ambiental; Relatório de ensaio físico-químico de material ou produto em Medicina Veterinária e Zootecnia; Relatório de vistoria/avaliação em instituições, órgãos ou serviços públicos e privados.

b.3) Manual e/ou protocolos – Protocolo tecnológico experimental/aplicação ou adequação tecnológica - Conjunto de informações, decisões, normas e regras que se aplicam a determinada atividade, uma técnica, documento/normativa ou procedimento. Guia de instruções para o uso de um dispositivo, para a correção de problemas ou para o estabelecimento de procedimentos de acordo com as competências e habilidades da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Exemplos: Procedimento Operacional Padrão (POP - documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado, descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa).

c) Artigo de opinião - descrição concisa de assuntos específicos que expressem a opinião qualificada dos autores, submetido a convite do Conselho Editorial.

Tramitação

Todos os artigos submetidos que estejam formatados de acordo com essas instruções e cuja temática se enquadre no escopo da Revista CFMV sofrerão uma análise preliminar pelo Conselho Editorial, que verificará o potencial de publicação, interesse do tema para as áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia, atendimento aos requisitos e relatório de sistema de detecção de plágio.

Após a primeira análise, caso se enquadre dentro das normas, o trabalho segue no processo editorial e será encaminhado à revisão externa por pares, realizada por consultor ad hoc de reconhecido saber, nas áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Nessa etapa, o trabalho será avaliado por seu mérito científico e conteúdo e os revisores devem fazer críticas construtivas para o aprimoramento do artigo. A Revista CFMV adota a revisão por pares “duplo cego”, no qual autores e revisores têm suas identidades preservadas. Após o envio do manuscrito reformulado pelo autor, o revisor reavalia o manuscrito, verificando o atendimento às considerações solicitadas e dando seu parecer final, favorável ou não à publicação do trabalho.

Cabe ao autor acompanhar a correspondência no mesmo endereço de e-mail informado no momento da submissão do artigo. O Conselho Editorial se reserva o direito de fazer pequenas alterações e ajustes de texto.

ENVIO DE MANUSCRITO

A Revista CFMV não efetua cobrança de submissão, avaliação ou publicação de artigos. A submissão do manuscrito deverá ser feita através do Portal CFMV.

AUTORIA

Autoria fundamenta-se na contribuição substancial ao manuscrito. Pelo menos um dos autores deve ter inscrição ativa no Sistema CFMV/CRMVs.

Os autores dos artigos aprovados serão solicitados pela equipe editorial a enviar por e-mail seus nomes completos, número de registro profissional (quando houver) e a vinculação profissional e/ou acadêmica, considerando a hierarquia do órgão, cidade, estado e país.

Responsabilidade dos autores - Os autores são responsáveis ??pela veracidade e originalidade do manuscrito submetido, o qual deve estar acompanhado de Declaração de Responsabilidade, assinada por todos os autores, em arquivo complementar, digitalizada em formato PDF.

No texto da declaração deve constar que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem total nem parcialmente, em formato impresso ou eletrônico, nem foi submetido a publicação em outros periódicos e que todos os autores contribuíram para a sua preparação.

 

FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

• Devem ser escritos em língua portuguesa, de acordo com os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

• Devem ser digitados em espaço 1,5, utilizando a fonte Arial 12, no formato RTF (Rich Text Format) ou DOC (documento do Word), em folha de tamanho A4 com margens de 2,5 cm.

• Não serão aceitas notas de rodapé.

• Devem conter informação se o artigo é produto de trabalho acadêmico (produto técnico, monografia, dissertação ou tese), nomeando autor(es), tipo e título do trabalho, ano de defesa, instituição e, se pertinente, os créditos aos órgãos financiadores do trabalho.

• Devem ser consultadas, preferencialmente, as fontes originais, evitando usar citações de outros (apud).

 

ESTRUTURA DO MANUSCRITO

a) Artigo de revisão para Suplemento Científico:

a.1. Título: sucinto, que reflita o conteúdo apresentado. Redigido em português e inglês com, no máximo, 80 caracteres com espaços;

a.2. Resumo/Abstract: Deve ser redigido em parágrafo único, em português e inglês, com no máximo 1.300 caracteres com espaços;

a.3. Palavras-chave/Keywords: devem ser selecionadas no mínimo 3 e no máximo 5, em português e inglês;

a.4. Texto principal: com no máximo 25 mil caracteres com espaços, considerando introdução, desenvolvimento, discussão, conclusões ou considerações finais e referências bibliográficas;

 

b) Artigos Técnicos:

b.1. Título: deve ser sucinto e refletir o conteúdo. Redigido em português e inglês com, no máximo, 80 caracteres com espaços;

b.2. Subtítulo: breve resumo do teor do trabalho com, no máximo, 160 caracteres com espaços.

b.3. Texto principal: com no máximo 15 mil caracteres com espaços, considerando introdução, desenvolvimento, discussão, conclusões ou considerações finais e referências bibliográficas;

b.4. Discussão, Considerações Finais ou Conclusões: os autores devem utilizar seus conhecimentos e aprofundar-se no assunto para oferecer ao leitor uma avaliação crítica do que foi apresentado. O formato desses itens é variável e depende do assunto que foi revisado, por isso, é facultado ao(s) autor(es) denominá-lo como for mais conveniente. Em qualquer caso, as conclusões são inseridas no final.

c) Artigo de opinião: 

c.1. Título: deve ser sucinto e refletir o conteúdo. Redigido em português e inglês com, no máximo, 80 caracteres com espaços;

c.2. Subtítulo: breve resumo do teor do trabalho com, no máximo, 160 caracteres com espaços.

c.3. Texto principal: com no máximo dez mil caracteres com espaços;

IMAGENS

Serão aceitas no máximo cinco imagens por trabalho.

a) São consideradas imagens: tabelas, gráficos, ilustrações, quadros, mapas, fotografias e outros. As imagens devem ser numeradas em algarismos arábicos, na ordem em que aparecem no texto. As legendas devem permitir compreensão, independentemente da explicação do texto. As tabelas não podem possuir linhas verticais, sendo o título incluído na parte superior e a legenda, na parte inferior.

b) O autor não deverá repetir as informações contidas na(s) imagens, tabela(s) ou figura(s) no corpo do texto. Se necessário, poderá descrever e enfatizar os dados mais importantes, sem interpretá-los. Não deverá haver palavras em negrito.

c) As imagens deverão estar em formato JPEG ou TIF, com boa resolução (nítida, cores sem saturação, sem estouro de luz ou sombras excessivas), com resolução mínima de 300 dpi e largura mínima de 800 pixels.

AGRADECIMENTOS (opcionais)

Devem ser nominais e limitados ao mínimo indispensável.

REFERÊNCIAS

Devem conter os artigos e obras selecionados para a revisão, podendo incluir outras fontes que os autores julgarem necessárias. O formato das referências e outras regras de formatação e estilo devem seguir as INSTRUÇÕES PARA AUTORES da Revista CFMV.

A lista de referências bibliográficas será apresentada em ordem alfabética, por sobrenome de autores, de acordo com as normas ABNT. Inicia-se a referência com o último sobrenome do(s) autor(es), seguido da(s) letra(s) inicial(is) do(s) prenome(s), exceto nos nomes de origem espanhola ou de dupla entrada, os quais devem ser registrados pelos dois últimos sobrenomes. Todos os autores devem ser citados.

Obras anônimas têm sua entrada pelo título do artigo ou pela entidade responsável por sua publicação. Seguem alguns exemplos de referências bibliográficas, com base na NBR 6023 da ABNT.

- ARTIGO DE PERIÓDICO

EUCLIDES FILHO, K.; V.P.B.; FIGUEIREDO, M.P. Avaliação de animais nelore e seus mestiços com charolês, fleckvieh e chianina, em três dietas 1. Ganho de peso e conversão alimentar. Revista Brasileira de Zootecnia, v.26, n.1, p.66-72, 1997.

- LIVROS

MACARI, M.; FURLAN, R.L.; GONZALES, E. Fisiologia aviária aplicada a frangos de corte. Jaboticabal: Funep, 1994. 296p.

- CAPÍTULOS DE LIVRO

WEEKES, T.E.C Insulin and growyh. In: BUTTERY, P.J.; LINDSAY, D.B.; HAYNES, N.B. (ed). Control and manipulation of animal growth. Londres: Butterworths, 1986. p.187-206.


- TESES (DOUTORADO) OU DISSERTAÇÕES (MESTRADO)

MARTINEZ, F. Ação de desinfetantes sobre salmonella na presença de matéria orgânica. Jaboticabal, 1998. 53p. Dissertação (mestrado) ? Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Universidade Estadual Paulista.

- ARTIGOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS, REUNIÕES E SEMINÁRIOS
RAHAL, S.S.; W.H.; TEIXEIRA, E.M.S. Uso de fluoresceina na identificação dos vasos linfáticos superficiais das glândulas mamárias em cadelas. In. CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 23 Recife, 1994. Anais... Recife, SPEMVE, 1994. p.19.