Comissão - Medicina Veterinária Legal

A Comissão Nacional de Medicina Veterinária Legal (CONMVL/CFMV) tem como atribuições propor diretrizes para regulamentação Medicina Veterinária Legal; revisar e propor a atualização e harmonização da legislação sobre o tema; apresentar posicionamento técnico, e analisar as demandas e necessidades dos CRMVs. Além disso, a comissão poderá desempenhar outras atribuições designadas pelo presidente do CFMV.

Composição

PRESIDENTE

 

Méd. Vet. Sérvio Túlio Jacinto Reis (CRMV-PR nº 8903)

Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1997), é Perito Criminal Federal (Polícia Federal), lotado no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília/DF. Possui especialização em Medicina Veterinária Legal. Mestre em Perícias Criminais Ambientais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Patologia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Botucatu. Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal. Diretor da Associação Ibero-americana de Medicina e Ciências Veterinárias Forenses. Possui experiência na área de Criminalística, notadamente em perícias de crimes contra a fauna. Professor e palestrante.

 

 

 

Integrantes

 

Méd. Vet. Luciana Vargas Sant’Ana (CRMV-SP nº 38409)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010), especialização em Saúde Pública, com ênfase em saúde da família pelo Centro Universitário Internacional. Especialização em Metodologias Ativas de Ensino (ENSP da Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ). Especialização em Medicina Veterinária Legal (Qualittas). Atualmente é mestranda no Departamento de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). É diretora da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) e Perita Judicial associada à APEJESP. Atua em perícia veterinária, medicina veterinária do coletivo, saúde pública e bem-estar animal. 

 

 

Méd. Vet. Ingrid Bueno Atayde (CRMV-GO nº 2738)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (2001), Mestrado e Doutorado em Ciência Animal pela mesma instituição (2003 e 2008). Especialização em Ensino à Distância (Universidade de Brasília - 2003), cursou Principles and Practice of Clinical Research (Harvard University - 2014), cursando Especialização em Medicina Veterinária Legal (Qualittas) . 

Atualmente Assistente no curso Medical Teaching Learning and Innovation (Harvard T. Chan Medical School/ Fundação Lemann). 

Secretária-Geral do CRMV-GO, participando de diversas Comissões como membro e presidente (CRMVZ Jovem, CEBEA, dentre outras) no CRMV-GO e CFMV.  Coordenadora Estadual da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) em Goiás. 

Atua em clínica de pequenos animais com ênfase em neuromodulação, dor, reabilitação e comportamento. Professora, palestrante, autora de artigos e consultora em clínica médica, medicina veterinária do coletivo, relação humano-animal, bem-estar animal, saúde pública e medicina veterinária legal.

 

Méd. Vet. Mara Rita Rodrigues Massad (CRMV-SP nº 7223)

Graduada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Patologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e tem doutorado em Medicina Veterinária Legal pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Botucatu). Atua como perita nomeada e assistente técnica em processos judiciais relacionados a pequenos animais.

 

 

 

 

Méd. Vet. Loren D’Aprile (CRMV-SP nº 43707)

Graduada em Medicina Veterinária  pela Unisa, Universidade de Santo Amaro em 2014.  Durante toda a graduação coordenou o NATEV - Núcleo de Atividades de Extensão da Veterinária, com foco em controle populacional ético, educação humanitária, tutoria responsável e saúde pública, com atuações em castração de animais e assistência à população humana em vulnerabilidade na grande São Paulo e na Ilha do Cardoso. Estagiou no Canil do Centro de Controle se Zoonoses de São Paulo, com adoção, tutela responsável de animais e Shelter Medicine. É membro do Projeto Santuário da FMVZ/ USP desde 2012. Fez Residência em Medicina Veterinária do Coletivo pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, onde atuou em bem estar animal, comportamento animal, medicina de abrigos, programas de adoção de animais em vulnerabilidade social, medicina veterinária legal, educação humanitária em parceria com a ONG IPAEC - Instituto de Proteção Animal e Exercício da Cidadania , ação com acumuladores, Teoria do Link, fiscalização de maus tratos a animais e saúde pública. Atualmente, é mestranda em reprodução animal para controle populacional ético,  pela FMVZ/USP , pós graduanda em Homeopatia Veterinária pela High Dilution Science e Membro do Conselho Federal de Medicina Veterinária Legal.