Câmara Técnica - Medicina Veterinária

A Câmara Técnica de Medicina Veterinária tem como objetivos propor políticas de atuação profissional e de regulamentação do ensino, formação e exercício da Medicina Veterinária; recomendar trabalhos que compreendam a relação formação/perfil profissionais e mercado de trabalho; aconselhar a formalização de parcerias com entidades, públicas ou privadas, relacionadas à Medicina Veterinária; sugerir a realização de reuniões, eventos e estudos técnicos; pronunciar-se quanto aos trabalhos de comissões ou Grupos de Trabalho; entre outras atribuições que lhe forem designadas.

Composição: 

Presidente

Méd. Vet. João Vieira de Almeida Neto (CRMV-MS nº 0568)

É formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), especialista em Saúde Pública pela Fiocruz/SES/UFMS e mestre em meio ambiente.

Foi presidente da Sociedade dos Médicos Veterinários de Mato Grosso do Sul; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária; conselheiro titular (1986 a 1989) e vice-presidente (2001 a 2004) do CRMV-MS; e conselheiro titular do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de 2014 a 2016.

Atualmente preside o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) desde 2013. Atua como empresário na área de prestação de serviços de controle de vetores e roedores.

Integrantes

Méd. Vet. Luigi Carrer Filho (CRMV-PR nº 2366)

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1987), pós-graduado em Julgamento das Raças Zebuína pela Fazu, em Uberaba (2003) , mestre em Saúde e Produção de Ruminantes pela Universidade Norte do Paraná, em Arapongas (2014).

Foi vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Paraná (2014 -2017), vice-presidente do Conselho de Sanidade Agropecuária de Londrina (2013/2016), conselheiro técnico da Sociedade Rural do Paraná (2007/2009) e coordenador-geral do Evento Rural Tecnoshow de 2007 a 2011, em Londrina (PR).

É diretor de Atividade Agroindustrial da Sociedade Rural do Paraná desde 2009 e responsável pelos eventos técnicos da Expo-Londrina. Também é diretor de Agronegócios da Associação Comercial e Industrial de Londrina desde 2016 e conselheiro técnico da Associação dos Neloristas do Paraná desde 2015. Trabalha na Área de Reprodução e Melhoramento Genético em Bovinos.

Méd. Vet. Ediberto Marques Lemes Pinto (CRMV-MT nº 0699)

Graduou-se em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo – USP. Tem especialização em Bromatologia pelo Instituto Adolfo Lutz (USP).

Foi diretor técnico do Sindicato Rural Vale do Rio Grande. Também foi coordenador do Projeto de Perdas da febre aftosa em pecuária de corte no Vale do Rio Grande e da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Mato Grosso. Atuou como veterinário chefe da Divisão Animal da Cooperativa de Desenvolvimento Agrícola (CODEAGRI) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA). Foi gerente do programa de combate à febre aftosa do INDEA.

Secretário adjunto de Estado da Agricultura Familiar em Mato Grosso-MT - 2014

Méd. Vet. José Renato Junqueira Borges (CRMV-DF nº 0982)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Medicina Veterinária na área de Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Medicina Veterinária na área de Clínica e Cirurgia de Bovinos (1985) pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover.

Foi professor de Clínica de Grandes Animais e atuou na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal Fluminense de 1976 a 2003. Também participou de três gestões do Conselho Regional de Medicina Veterinária do DF (CRMV-DF) como vice-presidente e conselheiro. Durante cinco anos foi diretor do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador da Residência em Medicina Veterinária.

Atualmente é professor titular da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB desde 2003. Leciona na graduação a disciplina de Clínica e Cirurgia de Ruminantes e Equinos. É responsável pelo setor de Clínica de Ruminantes do Hospital Veterinário. Participa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal como professor e orientador de mestrado e doutorado.

Méd. Vet. Marcelo Hauaji de Sá Pacheco (CRMV-RJ nº 4034)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Tecnologia e Higiene de POA, concentração: carne pela Universidade Federal Fluminense (1999) e especialização em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Foi vice-presidente, diretor-tesoureiro, além de presidente da Comissão Estadual de Ensino de Medicina Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ). Foi vice-reitor de graduação e corpo discente da Universidade Castelo Branco. Também foi coordenador e diretor do curso de Medicina Veterinária da instituição e também da Universidade Estácio de Sá. Foi ainda professor da Universidade Federal Fluminense e dos cursos de Medicina Veterinária do Centro Universitário Plínio Leite, da Universidade Estácio de Sá e Universidade Castelo Branco. Também foi diretor-geral da PROMOVE - Educação, Inovação e Biotecnologia.

Foi integrante da Comissão Nacional de Educação do CFMV (gestão 2014-2017) e atualmente é diretor de Planejamento e Marketing de empresa de bebidas.