Câmara Técnica - Zootecnia

Câmara Técnica de Zootecnia 

A Câmara Técnica de Zootecnia tem como objetivos propor políticas de atuação profissional e de regulamentação do ensino, formação e exercício da Zootecnia; recomendar trabalhos que compreendam a relação formação/perfil profissionais e mercado de trabalho; aconselhar a formalização de parcerias com entidades, públicas ou privadas, relacionadas à zootecnia; sugerir a realização de reuniões, eventos e estudos técnicos; pronunciar-se quanto aos trabalhos de Comissões ou Grupos de Trabalho relacionados à Zootecnia; desempenhar outras atribuições que lhe forem designadas.

Composição: 

Presidente

Zoot. Fábio Holder de Morais Holanda Cavalcanti (CRMV-AM nº 0041/Z)

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e mestrado em Ciências Pesqueiras nos Trópicos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, é doutorando e colaborador da UFAM e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).

Atualmente, é o zootecnista Responsável Técnico de uma empresa de consultoria e projetos de Soluções Ambientais e do Agronegócio, onde atua na elaboração de projetos agropecuários, gestão, consultoria e responsabilidade técnica em fábricas de ração e entreposto de carne.

Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em elaboração e formulação de rações, manejo e produção da Aquicultura, Avicultura, Suinocultura e Bovinocultura.

Integrantes

Zoot. Severino Gonzaga Neto (CRMV-PB nº 0208/Z)

Possui graduação em Zootecnia (UFPB/CCA-1996), mestrado em Produção Animal (UFRPE-1999) e doutorado em Zootecnia (Unesp/FCAV-2003). Foi professor-substituto do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998 e 1999) e professor-colaborador na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/Aquidauana (2003).

Coordenou o Curso de Graduação em Zootecnia (2006 a 2009) e o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de 2011 a 2015. Atuou como presidente da Comissão Organizadora do ZOOTEC 2008 e integrou a Comissão Nacional de Ensino de Zootecnia do CFMV (2008 e 2011).

Atualmente, é professor-associado do Departamento de Zootecnia/CCA/UFPB e pró-reitor Adjunto de Administração da UFPB. Ocupa a função de vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado da Paraíba (CRMV-PB), pelo segundo mandato consecutivo. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção de Ruminantes, atuando principalmente em manejo e nutrição de bovinos e ovinos, e sistemas de produção de ruminantes.

Zoot. Ezio Gomes da Mota (CRMV-DF nº 0024/Z)

Possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba (1981) e especialização nas áreas de Produção de Ruminantes, pela Universidade Federal de Lavras (1998), e Gestão de Agronegócios, pela Universidade de Brasília (2008). Tem mestrado em Agronegócio também pela Universidade de Brasília (2011).

Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) nas gestões de 2014-2017; 2011-2014; 2008-2011; e 1993-1995.

É servidor público da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aposentado desde 2017. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição Animal, Produção de Ruminantes e Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio.

Zoot. Ronaldo Lopes Oliveira (CRMV-BA nº 0179/Z)

Em breve

Zoot. Gabriel Faria Estivallet Pacheco (CRMV-RS nº 0891/Z)

Zootecnista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2011, é mestre (2013) e doutor (2018) em nutrição de cães e gatos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em 2008, fundou o Grupo de Estudos em Nutrição de Animais de Companhia – GRENAC da UFSM. Entre 2016 e 2017 realizou parte de sua pesquisa de doutorado no Instituto de Nutrição Animal (Institut für Tierernährung) da Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin), na Alemanha.

Em 2010 realizou estágio curricular no Centro de Estudos em Nutrição de Animais de Companhia na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atuou na indústria como Técnico Especialista em Pesquisa e Desenvolvimento de produtos para animais de companhia na empresa Hercosul Alimentos Ltda, entre 2013 e 2014, onde trabalha atualmente desde 2018 como Pesquisador III na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de produtos.

Também é diretor da Associação Brasileira de Zootecnia do estado do Rio Grande do Sul, além de professor do curso de Especialização em Nutrição de cães e Gatos do Instituto Qualittas.