Comissão - Responsabilidade Técnica

Comissão Nacional de Responsabilidade Técnica - Conret/CFMV

A Comissão Nacional de Responsabilidade Técnica (Conret/CFMV) tem como atribuições propor diretrizes para regulamentação da responsabilidade técnica; revisar e propor a atualização e harmonização da legislação sobre o tema; apresentar posicionamento técnico, bem como analisar as demandas e necessidades dos CRMVs; e desempenhar outras atribuições designadas pelo presidente do CFMV.

Composição: 

Presidente

Méd. Vet. Irineu Machado Benevides Filho (CRMV-RJ nº 1757)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo (USP); e MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Atuou como secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) e integrante da Comissão de Educação de Medicina Veterinária do CRMV-RJ e CFMV.

Foi pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e consultor científico do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA). Na UFF, ocupou os cargos de chefe do Departamento de Zootecnia e coordenador de pós-graduação em Reprodução Animal da Faculdade de Veterinária; foi também nomeado coordenador de Extensão das Áreas Agrárias e do Meio Ambiente e pró-reitor de Extensão da universidade. Ocupou cargos de gestor e coordenador do curso de Medicina Veterinária na Unigranrio e Universidade Castelo Branco (UCB). Atualmente, é professor titular aposentado da UFF.

Integrantes

Méd. Vet. Daniele da Costa (CRMV-ES nº 0484)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 2001. Possui pós-graduação em Processamento e Controle de Qualidade em Carne, Leite, Ovos e Pescado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em 2003 e de Defesa e Vigilância Sanitária Animal pela Universidade Castelo Branco, em 2008.

Atuou como conselheira efetiva, secretária-geral e atualmente é tesoureira no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES).

É agente em desenvolvimento agropecuário do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) desde 2001. Coordena o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose no Estado do Espírito Santo.

Méd. Vet. Daniella Soares de Almeida Bueno (CRMV-MT nº 2064)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), especialização em Epidemiologia e Sanidade Animal pela Universidade de Cuiabá, especialização em Direito Administrativo e processo Administrativo no Setor Público (2012), além de especialização em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching (2015).

Foi Conselheira efetiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Mato Grosso (CRMV-MT) na gestão 2011-2014 e vice-presidente do CRMV-MT na gestão 2014-2017.

Atualmente é diretora-técnica do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em epidemiologia e sanidade animal.

Zoot. Adauto Ferreira Barcelos (CRMV-MG nº 0127/Z)

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em 1980, mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1983 e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em 2000.

Foi coordenador das Comissões de Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Minas Gerais (CRMV-MG) de 2006 até 2015.

Atualmente é conselheiro efetivo do CRMV-MG de 2006 até maio de 2018.  É pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), lotado na Epamig Sul-Lavras (MG). Tem experiência na área de Zootecnia-Nutrição de Ruminantes, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos alternativos para ruminantes, aproveitamento de resíduo agrícola para ruminantes, produção de bovinos de leite e de corte (confinamento).

Méd. Vet. Vera Lucia Minan de Oliveira (CRMV-SE nº 0183)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia, em 1979. Tem mestrado em Agroecologia pela Universidade Federal de Sergipe e é especialista em Saúde Animal pela Universidade Federal de Lavras.

Atualmente é conselheira efetiva do Conselho de Medicina Veterinária do estado de Sergipe (CRMV-SE). Também é auditora Fiscal Federal Agropecuária no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, chefe do Serviço de Saúde, Inspeção e Fiscalização Animal da Superintendência Federal de Agricultura em Sergipe e chefe-substituta da Divisão de Defesa Agropecuária DDA/SE. Responsável pelas áreas sanidade animal, inspeção de produtos de origem animal e fiscalização de produtos de alimentação animal e produtos veterinários.

É presidente da Comissão de Tomada de Contas e da Comissão de Atualização do Manual de Responsabilidade Técnica do CRMV-SE.

Méd. Vet. Maria Elisa Almeida Araújo (CRMV-PE nº 2087)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993) e especialização em Vigilância Sanitária para Municípios (2003).

É servidora pública concursada da Prefeitura do Recife, exercendo a função de Inspetora Sanitária da Secretaria de Saúde do Recife. Tem experiência como gestora de vigilância Sanitária e trabalha na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância sanitária, alimentos, condição higiênico-sanitária, legislação sanitária e educação em saúde.

Méd. Vet. Marta Helena Garcia Mainardi (CRMV-SC nº 4626)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 1991) e especialização em Gerência da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS).

Atuou junto à Secretaria de Agricultura e Produção Agropecuária no município de Santa Maria (RS); junto à Secretaria de Município da Saúde e Meio Ambiente; Secretaria de Agricultura e Pesca do estado do Rio Grande do Sul; e ainda na Secretaria de Desenvolvimento Rural de Santa Maria. Participou da Comissão de Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Santa Catarina (CRMV-SC) na gestão 2014-2017.

Desde 2010 é responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), da Secretaria de Agricultura e Pesca do Estado de Santa Catarina. Também é coordenadora do Serviço de Inspeção Estadual no Departamento Regional de Chapecó.

Tem experiência nas áreas de Medicina Veterinária, Defesa Sanitária Animal, Saúde Pública e Inspeção de Produtos de Origem Animal.