Comissão - Agronegócio

Comissão Nacional do Agronegócio - Conagro/CFMV

A Comissão Nacional do Agronegócio (Conagro) tem como atribuições propor diretrizes para regulamentação da atuação do médico veterinário e zootecnista sobre o tema; revisar e propor a atualização e harmonização da legislação relacionada ao agronegócio; apresentar posicionamento técnico, bem como analisar as demandas e necessidades dos CRMVs; e desempenhar outras atribuições que lhe forem designadas pelo presidente do CFMV.

Composição:

Presidente

Méd. Vet. Marcelo Renck Real (CRMV-MS nº 0634)



Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de mato Grosso do Sul, em 1983. Tem especialização em Homeopatia pelo Instituto François Lamasson. Ribeirão Preto (1997/1998). Possui MBA – Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (1999/2000).

Foi conselheiro e presidente da Sociedade dos Médicos Veterinários de Mato Grosso do Sul. Foi conselheiro Efetivo e presidente da Comissão de Tomada de Contas (2007 a 2010) do Conselho Regional do estado de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS). Fundou a Clínica Veterinária Bourgelat, em Campo Grande (MS), permanecendo na empresa até 1996.

Atualmente participa do Conselho Fiscal da Sociedade dos Médicos Veterinários de Mato Grosso do Sul. É presidente do Núcleo dos Criadores de Girolando do Mato Grosso do Sul desde 2017. Atua desde sua fundação, em 1985, na Real H – Nutrição e Saúde Animal, organização privada de Nutrição Animal, líder no mercado de Homeopatia Veterinária no Brasil e na América do Sul.

Integrantes

Méd. Vet. Viriato Mascarenhas Gonzaga III (CRMV-MG nº 3945)

Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1990.

É ex-secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Curvelo (MG) e ex-diretor técnico da Associação Mineira dos Criadores de Zebu.

Atualmente, é integrante do Conselho Deliberativo da ABCCPonei, ABCCCampolina e ABCCJPêga. Também é jurado oficial das Associações Brasileiras de Zebu, Mangalarga Marchador, Campolina, Jumento Pêga e Pônei. Atua ainda como subsecretário de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Méd. Vet. José Renato Ribeiro (CRMV-AP nº 0028)

Médico Veterinário, formado em 1990 na Universidade Federal Rural de Pernambuco, é especialista em Saúde Pública com larga experiência em exploração econômica em produção de proteína animal, com ênfase em bovinocultura, bubalinocultura e suinocultura e em defesa sanitária animal.

Gerenciou o Setor de Zoonoses da Divisão de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde do Amapá

Atualmente é presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amapá (CRMV-AP). É diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá, diretor-executivo da Associação de Produtores de Grãos do estado do Amapá e diretor-técnico da Associação de Criadores Animais do Amapá.  É consultor em Pecuária de Corte e Leite em animais de exploração pecuária junto à Associação de Produtores de Proteína Animal. Está à frente da Agência de Defesa Agropecuária do Amapá (Diagro).

Zootec. João Ricardo Albanez (CRMV-MG nº 0376/Z)

Graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Unesp, campus de Jaboticabal (1981) e mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1995.

Atuou na Granja Guanabara S/A (1982 a 1983) e foi subgerente de Produção Avícola da Rio Branco Alimento S/A (1984 a 1985).

Trabalha com Assistência Técnica e Extensão Rural na Emater (MG) desde 1986. Atualmente é superintendente de Abastecimento e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Minas Gerais (CRMV-MG).

Zootec. Guilherme Minssen (CRMV-PA nº 0028/Z)

Guilherme Minssen é zootecnista graduado na 10ª turma de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.

Atua como leiloeiro Rural - SNLR - 164 - Delegado Regional da Região Norte. É diretor-presidente da GMINSSEN Assessoria Rural; diretor da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará; conselheiro do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Pará; diretor-norte da Associação Brasileira de Criadores da Raça Brangus; técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos; e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará.

Méd. Vet. Rui Carlos Vincenzi (CRMV-SP nº 5390)

Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade de Alfenas, em 1987. Cumpriu programa de residência em clinica e cirurgia de equinos no Hospital Veterinário da Universidade São Paulo (1988/1990). Tem mestrado em Patologia Bovina no Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo (1995).

Foi gerente técnico da Schering Plough Saude Animal e da MSD Animal Health (2005 – 2011). Foi diretor adjunto da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi  (2011 – 2016)

Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos, em sua segunda gestão (2016 – 2020). Também é coordenador do Grupo de Trabalho de sanidade equina da Câmara Setorial de Equideocultura no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Méd. Vet. Julio Cesar Rocha Peres (CRMV-RO nº 0371)

É graduado pela Universidade de Marília (Unimar) e pós-graduado em Gestão Ambiental e Sanidade Animal. Tem larga experiência em Gestão Agropecuária.

Participou efetivamente da instalação do Programa de Defesa Sanitária Animal e da implantação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), atuando como gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal (GIDSA).

Entrou para o quadro efetivo de fiscal estadual da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) em 2002. Em 2007 passou a integrar a equipe da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), onde, até 2010, prestou assessoria técnica especial. Em 2012, assumiu a Gerência de Desenvolvimento da Pecuária da Secretaria e, em 2015, passou a ser coordenador de Desenvolvimento da Agropecuária no Estado de Rondônia. Em 2016 foi eleito para o triênio 2016-2019 como presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia (CRMV-RO).