Comissão - Ética e Legislação

Comissão Nacional de Ética e Legislação - Conel/CFMV

A Conel/CFMV tem como atribuições propor diretrizes para regulamentação da Medicina Veterinária e Zootecnia; revisar e propor a atualização e harmonização da legislação; apresentar posicionamento técnico e analisar as demandas e necessidades dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs); organizar o cadastro nacional de processos éticos profissionais instaurados, julgados e arquivados pelos CRMVs; levantar todos os processos éticos julgados pelo Sistema CFMV/CRMVs. 

Presidente

Méd. Vet. Ismar Araújo de Moraes (CRMV-RJ nº 2753)

É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1983, com mestrado em Cirurgia e Clínica Veterinária e doutorado em Patologia, também pela UFF.  

Foi conselheiro titular em três gestões do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), onde também foi integrante da Comissão de Educação, presidente da Comissão de Saúde Pública, presidente da Comissão de Divulgação e Publicidade e coordenador do setor de processos éticos. Foi professor de reprodução Animal na Associação Educacional Plinio Leite, em Niterói, e médico veterinária da Vigilância Sanitária da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente, é professor titular de Fisiologia do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFF, colaborador nas disciplinas Vigilância Sanitária de Alimentos e Deontologia e ética veterinária e coordenador do programa de extensão em educação, saúde e bem-estar do Instituto Biomédico.  Atua, entre outros temas, com higiene e segurança de alimentos, biossegurança em ambientes coletivos e ética em veterinária.

Integrantes

Méd. Vet. Mitika Kuribayashi Hagiwara (CRMV-SP nº 0521)

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Saúde Pública (1974) e doutorado em Saúde Pública (1979) pela Universidade de São Paulo. Ingressou na carreira docente como Auxiliar de Ensino do Departamento de Clínica Médica da FMVZ da USP (1971) e se tornou professora mediante concurso público. Manteve atividades na USP como professor colaborador aposentado (2002 a 2012) e como professor sênior (2012 a 2017), atuando como orientadora no Programa de pós-graduação em Clínica Veterinária do Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP.

Foi diretora do Hospital Veterinário da USP de 1989 a 1992 e diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP de 1993 a 1997.

Atualmente é conselheira efetiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo (CRMV-SP) e preside a Comissão de Educação do regional. Representa ainda o CRMV-SP no Grupo de Trabalho de Educação do Fórum dos Conselhos das Atividades Fins da Saúde do Estado de São Paulo.

Méd. Vet. Wirton Peixoto Costa (CRMV-RN nº 0309)

É médico veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em 2001, mestre em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (2003) e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (Centro de Ciências Agrárias, 2012).

Atualmente é professor Adjunto IV da Ufersa e Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN).

Tem experiência e atua cientificamente nas áreas de Anatomia Veterinária e Diagnóstico por Imagem de animais domésticos e silvestres.

Zoot. Henrique Luis Tavares (CRMV-PR nº 1462/Z)

Zootecnista formado em 2002 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Foi presidente da Comissão de Zootecnistas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) de 2006 a 2016. Foi chefe do Setor de Alimentação e Nutrição Animal da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, de 2006 a 2017. Foi conselheiro Fiscal da Sociedade Paulista de Zoológicos (SPZOO), de 2010 a 2013. Atuou como agente de desenvolvimento do Sebrae – Sistema Agroindustrial Integrado, de Marília (SP), de 2005 a 2006. Foi representante técnico de Produtos Veterinários e Zootécnicos do Centro-Oeste Paulista, de 2002 a 2005.

Atualmente, é chefe da Divisão de Nutrição Animal do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR); secretário-geral do Sindicato Paulista de Zootecnistas, na gestão 2014-2018; consultor em Nutrição de Animais Silvestres Nativos e Exóticos in situ e ex situ, desde 2013; e integrante do Grupo de Nutrição Animal da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (ENG/EAZA) desde 2012.

Méd. Vet. Camila Correa Jacques (CRMV-RS nº 7737)

Formada em Medicina Veterinária pela ULBRA (2002); especialista em Saúde Pública pela UFRGS (2004) e mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fiocruz (2009).

Foi integrante da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) de 2011-2014; integrante e presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-RS de 2014-2017; conselheira do CRMV-RS de 2014-2017. Trabalhou um ano no Centro de Controle de Zoonoses de Viamão (RS), de 2013 a 2014; foi consultora técnica pela OPAS na área de Saúde do Trabalhador no Ministério da Saúde em Brasília (DF) de 2004 a 2010.

Atualmente é Representante do CRMV-RS no Conselho Estadual de Saúde desde 2012. Desde 2010, é concursada na Prefeitura de São Leopoldo (RS), onde já trabalhou no Canil Municipal, na Vigilância Ambiental e, no momento, está na Vigilância Sanitária e na Saúde do Trabalhador do município.

Méd. Vet. Késia Alcântara Queiroz Pontual (CRMV-PE nº 2216)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1996) e em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), mestrado (2000) e doutorado no Programa de pós-graduação Em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006), com área de concentração em patologia animal e toxicologia veterinária. Tem especialização em toxicologia animal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS (2001) e em defesa sanitária Animal pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2013).

Participou em duas gestões da diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Pernambuco (CRMV-PE) como secretária-geral (2011-2014 e 2014-2017). 

Atualmente é fiscal estadual agropecuária da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO) e acadêmica da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária de Pernambuco. Tem experiência na área de Medicina Veterinária em ensino, patologia animal, defesa sanitária animal e processos administrativos, atuando em coordenação de programas sanitários, cursos e treinamentos, planejamento estratégico e desenvolvimento de pessoas.