Comissão - Bioética e Biossegurança

Comissão Nacional de Bioética e Biossegurança  - CONBB/CFMV

A Comissão Nacional de Bioética e Biossegurança (CONBB) tem como atribuições o estudo e a apreciação de temas relacionados à ética no no uso dos animais de experimentação; propor diretrizes para a regulamentação das profissões; revisar e propor a atualização e harmonização da legislação; e apresentar posicionamento técnico sobre o tema conforme demanda e necessidade dos CRMVs e do CFMV.

Também cabe à comissão promover reflexões no campo da Bioética aplicada à Medicina Veterinária e à Zootecnia, com vistas a estabelecer debates interdisciplinares no campo da moral e da ética, com ênfase nas questões relacionadas à biotecnologia e ao bem-estar animal.

Composição:

Presidente

Méd. Vet. Luis Eduardo Ribeiro da Cunha (CRMV-RJ nº 2619)

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Luis Eduardo é mestre em Gestão Pública pela Escola Superior de Guerra e doutorando em Medicina Tropical na IOC/FIOCRUZ. É especialista em Microbiologia Médica e Comunicação em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ.  

É ex-integrante do Conselho de Medicina Veterinária do estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ).

Servidor do Instituto Vital Brazil desde 1980, atualmente como diretor industrial. Também é integrante da Comissão Científica do CRMV-RJ; integrante da Comissão Estadual de Biotecnologia e Biossegurança do CRMV-RJ; integrante da Comissão Estadual de Saúde Pública do CRMV-RJ. Faz parte da Academia de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, do Conselho Municipal de C&T de Niterói (RJ), da CEUA/IVB e do Instituto Virtual de Fármaco da FAPERJ.

Integrantes

Méd. Vet. Vicente José de Figueiredo Freitas (CRMV-CE nº 1037)

Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 1986. Possui especialização (1988) e mestrado (1992) em Produção e Reprodução de Pequenos Ruminantes, também pela UECE. Concluiu o doutorado em Ciências da Vida pela Université François Rabelais (Tours-França) em 1996. 

Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE e é responsável pela disciplina Biotecnologia da Reprodução Animal. É professor/orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da UECE. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1997. Em 2008, tornou-se o pioneiro na obtenção de animais transgênicos de produção no Brasil, produzindo cabras transgênicas para o Fator Estimulante de Colônia de Granulócitos humano (hG-CSF).

Méd. Vet. Paulo César Amaral Ribeiro da Silva (CRMV-RJ nº 4170)

Tem graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Patologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004).

É ex-conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ).

Atualmente, é integrante da Comissão de Educação do CRMV-RJ. Também é  professor associado III da Universidade Federal Fluminense, responsável pela disciplina de Semiologia Veterinária, do Departamento de Patologia e Clínica Veterinária. É presidente da Associação de Buiatria do estado do Rio de Janeiro e perito Médico Veterinário. Também é avaliador institucional e de cursos do MEC, INEP, SINAES e do CONAES - Sistema ARCU-SUL.

Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: ruminantes, equinos, respiratório, locomotor e digestório.

Méd. Vet. Marcelo Bertolini (CRMV-RS nº 4688)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1989. Tem treinamento técnico em Biotécnicas da Reprodução pelo Centro Nacional de Melhoramento Animal, em Nishi-Shirakawa, Japão (1991), mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRGS, em Reprodução Animal (1994), Ph.D. em Fisiologia Animal pela UC Davis, Califórnia, EUA (2002), e pós-doutorado junto ao Embryo Transfer Lab e Transgenics Lab, do Department of Animal Science, na UC Davis (2002-2005).

Desde 2015 é professor adjunto junto ao Departamento de Patologia Clínica Veterinária da Faculdade de Veterinária da UFRGS e é credenciado como orientador do quadro permanente junto aos Programas em Ciências Veterinárias (PPGCV) da FAVET/UFRGS, onde é subcoordenador, e em Zootecnia (PPGZOOT). Tem experiência nas áreas de patologia e biotecnologia da reprodução em ruminantes, fisiologia animal, e biologia celular e molecular. É ainda integrante do Board of Governors da IETS.

Méd. Vet. Fred Júlio Costa Monteiro (CRMV-AP nº 0073)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), especialista em Gestão em Saúde (Fiocruz) e mestrado e doutorado em Biodiversidade Tropical, ambos pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).

É servidor do Governo do estado do Amapá e atua na área de entomologia médica desenvolvendo trabalhos de pesquisa e rotina inerente ao tema.

Atualmente, desenvolve pesquisa com técnicas moleculares para pesquisa de vírus em vetores. Também é tesoureiro no Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Amapá (CRMV-AP) e integrante da CEUA-Unifap.

Méd. Vet. Joel Majerowicz (CRMV-RJ nº 2342)

Médico veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 1981. Tem especialização em Criação de Animais de Laboratório Livre de Germes Patogênicos Específicos no Institute of Veterinary Medicine, em Berlim. É mestre em Tecnologia de Imunobiológicos pela Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Foi chefe do Serviço de Criação e Produção Animal I do Departamento de Biotérios do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (1989 a 1985), chefe do Laboratório de Experimentação Animal (1996 a 2007) e gerente do projeto do Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnóstico (2007 a 2009) de Bio-Manguinhos /Fiocruz. Também foi diretor do Centro de Criação de Animais de Laboratório da Fiocruz (2009 a 2013) e assessor de Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Anvisa (2013 a 2017).

Atualmente é tecnologista em Saúde na Fiocruz desde 2017. É consultor Ad hoc do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e coordenador do “Curso de Atualização Profissional em Biossegurança em Biotérios” da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz.

Méd. Vet. Luiz Sérgio de Almeida Camargo (CRMV-MG nº 6025)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1992), mestrado em Patologia Veterinária (Fisiopat. da Reprodução) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: fecundação in vitro em bovinos, transferência nuclear (clonagem) e engenharia genética, expressão gênica em gametas e embriões e desenvolvimento embrionário.