Comissão - Bem-estar Animal

Comissão Nacional de Bem-estar Animal - Cobea/CFMV

A Comissão Nacional de Bem-estar Animal (Cobea) tem como atribuições o estudo e a apreciação de temas relacionados ao bem-estar dos animais de experimentação, produção, companhia, silvestres, esportes e de trabalho.

Composição:

Presidente

Méd. Vet. Cássio Ricardo Ribeiro (CRMV-DF 1171)

Formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) de Jaboticabal (SP), em 1993. Realizou curso de aperfeiçoamento em Clínica Médica, Cirurgia e Reprodução de Pequenos Animais na mesma instituição, em 1996. Concluiu o mestrado em 2003 e o doutorado em 2007, ambos em Medicina Veterinária (Clínica Médica) também pela Unesp de Jaboticabal.  

Desenvolveu pós-doutorado na Universidade de Brasília (UnB), no Instituto de Biologia (Nanobiotecnologia), abordando leishmaniose visceral canina (LVC). Também foi professor-visitante da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasilia (FAV/UnB), de 2013-2015.

Atua desde 2000 na área de Implantação e Gestão Hospitalar em Hospitais Públicos (UFMT) e Privados (UPIS-DF, Doctor Vet, Prontovet). Atualmente, também é consultor técnico na área de Medicina Veterinária do Coletivo/Saúde Única junto a entidades e órgãos públicos do Distrito Federal na elaboração, treinamento, implementação e execução de projetos voltados ao Manejo Populacional de Cães e Gatos, com foco na Saúde Pública e Bem-estar Animal.

Integrantes

Méd. Vet. Leonardo Thielo de La Vega (CRMV-SP 32023) 

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), cursou especialização em produção, tecnologia e higiene de alimentos de origem animal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Atuou nas áreas de bem-estar animal e segurança de alimentos no Grupo Avipal, Eleva Alimentos, Perdigão, Sadia e BRF. Atuou como membro da Comissão de Bem-estar Animal da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Foi Consultor Ad Hoc para assuntos de bem-estar animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).

Com mais de 17 anos de experiência no setor frigorífico, atualmente é auditor do sistema McDonald’s PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization) para os países da América Latina; auditor do programa Suíço Alo Free; periodista nos portais da Revista CarneTec Brasil e EPVET; membro do Corpo Técnico da FACTA / WPSA-BR (Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícola / World’s Poultry Science Association – Brazil); e Diretor Executivo da F&S Consulting.

 

Zootec. Mateus José Rodrigues Paranhos Costa (CRMV- SP 0333-Z)

Mateus Paranhos da Costa é formado (1981) e tem mestrado (1985) em Zootecnia, pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, campus de Jaboticabal. É doutor em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (1995) e realizou pós-doutorado em Bem-Estar Animal na Universidade de Cambridge, Inglaterra, em 1999.

Atuou como professor visitante de 2007 a 2010 no Programa de Pós-Graduação de Produção Animal Subtropical na Universidad Nacional del Nordeste, em Corrientes, Argentina. Foi pesquisador visitante (2009-2010), na sede da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), em Roma (Itália) e integrante do Comitê de Bem-Estar Animal e Educação, da DG SANCO - Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica.

Atualmente é professor na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP, campus de Jaboticabal, desde 1986. Também é professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP.

Méd. Vet. Rosangela Ribeiro Gebara (CRMV-SP 9264)

Possui graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1995). Especialista em Bem-Estar Animal pelo Cambridge E-Learning Institute (2007) e especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da USP (2009). Mestre em Ciência Animal pela FMVZ-USP (2015).

É integrante efetiva da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da FMU-SP desde 2015 e integrante efetiva do Ceua UNIFESP - SP desde 2017. É integrante da Comissão de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo (CRMV-SP) desde o final de 2017.

Desde 2010, é gerente de Programas Veterinários da World Animal Protection, coordenando os programas de Manejo Humanitário e Sustentável de Populações caninas e felinas e o Programa de Educação em Bem-estar Animal.

 

Méd. Vet. Liziè Pereira Buss (CRMV-DF 3107)

Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2006. Possui pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Universidade de Cuiabá, em 2011, e pós-graduação em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública, em 2014. Atualmente é mestranda em Saúde Animal pela Universidade de Brasília (UnB), com conclusão prevista para 2018.

Atuou com abate de bovinos no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária. Foi ponto focal da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) para o bem-estar animal em 2015 e 2016.

É auditora Fiscal Federal Agropecuária desde 2007. Assumiu a Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 2013. Desde 2017, é chefe de Divisão de Bem-estar Animal e Equideocultura e coordenadora de Boas Práticas e Bem-estar Animal (DEPROS/SMC/Mapa).

 

Méd. Vet. Maria do Rosário Ramalho Garcia (CRMV-CE 1620)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 2001, Maria do Rosário Ramalho possui especialização em Auditoria em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 2010. Atualmente cursa Especialização em Saúde Pública também na UECE.

Atuou na Coordenação do Setor de Zoonoses, Coordenação da Vigilância Sanitária e Coordenação da Vigilância Ambiental na Prefeitura Municipal de Itaitinga-CE (2008-2012). Atuou na Coordenação do Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza entre 2014 e outubro de 2017, onde esteve à frente das ações de bem-estar animal. Foi profissional homenageada pela ONG Abrace com um selo de qualidade pelo trabalho desenvolvido de proteção animal no CCZ de Fortaleza-CE.

Atua na área de Clínica Medicina Veterinária há 16 anos. Atualmente é coordenadora do curso de pós-graduação para médicos veterinários da Equalis desde 2016 e assessora técnica da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal em Fortaleza desde outubro de 2017.)

 

Méd. Vet. Eliana Renuncio (CRMV-SC nº 1793

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1994) e MBA nas áreas de Qualidade e Produtividade, Gestão Ambiental e Programa de Desenvolvimento de Líderes. Como assessora técnica de Produção Animal na Cooperativa Central Aurora Alimentos, exerceu funções como gerente de produção – aves e supervisão de Controle de Qualidade na área de suínos.

Atualmente, é gestora do departamento de Apoio Agropecuário Corporativo, envolvendo as áreas de: assuntos regulatórios, exportação, geotecnologia, cadastro agropecuário e laboratório de Patologia e Bromatologia Animal, função que exerce há 14 anos.


 

 

Cobea divulga a "Estratégia Mundial de Bem-Estar Animal - Cuidando da Vida Selvagem",

O documento da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários, (Waza, sigla em inglês para World Association of Zoos and Aquariums) aborda conceitos para o estabelecimento e manutenção de um padrão aceitável de bem-estar animal, relacionado com as melhores práticas para o manejo de animais selvagens. Trata-se de uma iniciativa da Waza que, em 2015, estabeleceu esta Estratégia, demonstrando reconhecimento de que zoológicos e aquários tem a responsabilidade de atingir altos padrões de bem-estar animal para apoioar seus objetivos, como instituiç%