Competências Humanísticas

As competências foram elencadas pelo art. 4º da Resolução CNE/CES nº 1/2003, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina Veterinária.  São elas: Atenção à saúde, Tomada de decisões, Comunicação, Liderança, Administração e Gerenciamento e Educação permanente.

A ideia é que sejam competências ligadas à capacidade de lidar com diferentes variáveis relacionadas às questões de relacionamento, de compreensão da realidade em um contexto mais amplo, de comunicação, de liderança, de organização e de gestão, incluindo a gestão de si mesmo.

Pensando nos estudantes, o CFMV criou materiais publicitários que destacam as habilidades e atitudes necessárias para cada competência humanística.

Os estudantes e coordenadores de curso podem fazer o download dos materiais e usar de forma virtual ou impressa em suas instituições. 

Saiba mais sobre as competências humanísticas

Atenção à Saúde - baixe aqui o banner 

A competência estabelece que os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

 

Tomada de decisões - baixe aqui o banner

É a capacidade de identificar e escolher, entre as diferentes alternativas, qual a melhor opção para implementar uma ação ou resolver uma situação.

O trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, a eficácia e o custo-efetividade de medicamentos, equipamentos, procedimentos e práticas.

Comunicação - baixe aqui o banner

Cada vez mais, em diferentes ambientes, a necessidade de comunicação de diferentes formas é necessária. Os profissionais de saúde devem ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, tanto na interação com outros profissionais de saúde como com o público em geral. A comunicação envolve a verbal, não verbal e as habilidades de escrita e leitura.

Liderança - baixe aqui o banner

No trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

Administração e gerenciamento - baixe aqui o banner

Os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração da informação, além de trabalharem suas habilidades como empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças nas equipes de saúde.

Educação permanente -  baixe aqui o banner

Em uma era onde as informações são geradas em grande velocidade e volume, os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na formação, quanto na prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais.