Representações do Conselho Federal de Medicina Veterinária

1. Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação - Câmara Pet

Representante Titular:  Méd. Vet. Ronaldo  Medeiros de Azevedo – CRMV-GO nº 1193

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1985). Tem pós-graduação em Clínica e Cirurgias em Pequenos Animais (2004) e em Clínica e Cirurgias de Felinos (2017).

 É sócio-fundador da Anclivepa de Goiás, onde exerceu os cargos de diretor científico (1994 a 1997), tesoureiro (1988-93 e 2009 a 2012), além de presidente (2012-15 e 2015-18). Foi diretor-técnico das empresas Centervet e Dog Center de 1992 a 2018. Também foi membro consultor da divisão de prevenção e controle de infecção em serviços de saúde pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Goiás (CRMV-GO).

Representante Suplente: Méd. Vet. Marcello Rodrigues da Roza - CRMV-DF nº 0594

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui doutorado em Ciência Animal pela UFG.

Ex secretário-geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), já presidiu a Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Distrito Federal (ANCLIVEPA – DF) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV/DF).

É atual presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA) - Brasil. Também é autor de quatro livros e diversos artigos em periódicos.
 

2. Câmara Setorial de Alimentos (Anvisa)

Representante titular: Em breve

Representante Suplente: Em breve
 

3. Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do MAPA

Representante Titular: Em breve

Representante Suplente: Em breve
 

4. Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC/ANVISA

Representante Titular: Méd. Vet. Silvana Lima Górniak - CRMV-SP nº 3990

Possui graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Experimental) pela USP (1986) e doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela USP (1988). Atualmente, é professora titular da USP. Tem experiência na área de Farmacologia Veterinária, com particular interesse em medicamentos empregados em animais de produção e em Toxicologia Veterinária, principalmente no estudo de plantas tóxicas.

Publicou aproximadamente 40 capítulos em livros didáticos, nacionais e internacionais, sobre assuntos relativos à Farmacologia e Toxicologia Veterinária. Consultora “Ad Hoc” de diversas revistas científicas, nacionais e internacionais, de grande impacto.

Também é assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); do Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico (CNPq); da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP); da Universidade Paulista; além de consultora Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Representante Suplente: Em breve
 

5. Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia - CIVSF

Representante Titular: Em breve
 

6. Grupo de Trabalho do Comitê Codex sobre Resíduos de Medicamentos Veterinários - GTRVDF

Representante Titular: Méd. Vet. Silvana Lima Górniak - CRMV-SP nº 3990
 

7. Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas - Conselhão

Representante Titular: Cyrlston Martins Valentino - Assessor Executivo da Presidência (OAB-DF 23287)

Formado em Direito junto ao Centro Universitário de Goiás (1998/2002); Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional (2008/2009)
 

8. Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde - FCFAS (Conselhinho)

Representante Titular: Méd.Vet. Gloria Sueli Jancowski Boff - CRMV-RS nº 02407

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980). Tem especialização em Toxicologia Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS). Tem doutorado em Veterinária pelo Departamento de Fisiología, Farmacología, Toxicología y Enfermería, com ênfase em Toxicologia, pela Facultad de Veterinária, da Universidad de Léon, na Espanha (2003), título validado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 2009. Atualmente, cursa pós-doutorado em Ecotoxicidade dos Agrotóxicos.

Foi agente de Profilaxia de Zoonoses no Centro de Informação Toxicológica da Secretaria Estadual da Saúde (CIT/RS), de 1980 a 2011. Integrou o Comitê de Ética e Pesquisa em Saúde da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS/RS) de 1999 a 2013. Participou da Equipe que elaborou o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas (1991/92), onde atua como professora desde 2003.

Atualmente ocupa a cadeira de número 5 da Academia Riograndense de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul.

Representante suplente: Méd. Vet. Adolorata Aparecida Bianco Carvalho – CRMV-SP nº 02413

Possui graduação em Medicina Veterinária (1978) e mestrado em Patologia Animal pela Unesp, campus de Jaboticabal. Tem doutorado em Microbiologia pelo ICB, na Universidade de São Paulo (USP).

Atuou de 1979 a 1990 na Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, em Defesa Sanitária Animal e Extensão em municípios na região de São José do Rio Preto (SP). A partir de 1990 ingressou como docente na Unesp, atuando nas áreas de Zoonoses e Saúde Pública; Diagnóstico, epidemiologia e controle da raiva; Defesa Sanitária Animal; entre outras. Foi coordenadora do curso de Medicina Veterinária da FCAV Jaboticabal/Unesp, de 2008 a 2011. Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde em Jaboticabal (SP) de 2012 a 2016.

Atualmente, é coordenadora do Programa de Residência em Área Profissional de Saúde desde 2017. Integra a Comissão de Saúde Pública Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo.
 

9. Conselho Nacional de Saúde - CNS

Representante Titular: Méd. Vet. Adolorata Aparecida Bianco Carvalho – CRMV-SP nº 02413

Representante Suplente: Em breve

9.1. Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT/CNS)

Representante Titular: Em breve

9.2. Comissão Intersetorial de Saneamento e Meio Ambiente (CISAMA/CNS)

Representante Titular: Em breve

 

10. Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde - FENTAS

Representante Titular: Méd. Vet. Adolorata Aparecida Bianco Carvalho – CRMV-SP nº 02413

Representante Suplente: Méd.Vet. Gloria Sueli Jancowski Boff - CRMV-RS nº 02407
 

11. Fórum Permanente do Mercosul para o Trabalho em Saúde

Representante Titular: Méd. Vet. Nélio Batista De Morais  – CRMV- CE nº 0676

Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem especialização em Vigilância e Epidemiologia de Zoonoses pela Organização Mundial de Saúde, realizada no Centro Pan-Americano de Zoonoses, em Buenos Aires, Argentina; especialização em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará; mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará; e é doutorando na Universidade Estadual do Ceará.

Foi vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Ceará (CRMV-CE) em duas gestões.

Atualmente, é médico veterinário da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará,  supervisor do Programa Estadual de Controle da Raiva; chefe do Serviço de Controle de Zoonoses da SESA/CE; presidente da Comissão Estadual de Controle de Zoonoses; coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Fortaleza; diretor de Sanidade Animal da Agência de Defesa Animal do Estado do Ceará; e assessor técnico/pesquisador pela Fiotec/Fiocruz para o Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde; entre outras atribuições.

Representante suplente 1: Méd.Vet. Geraldo Vieira De Andrade Filho - CRMV-PE nº 2208

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) e mestrado em Medicina Veterinária pela mesma instituição, em 2012. Fez também especialização em Gestão em Vigilância Ambiental em Saúde pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Atualmente, é gerente operacional de vigilância à saúde - Distrito Sanitário VI / SMS/ Prefeitura do Recife. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Representante suplente 2: Méd. Vet. Ligia Maria Cantarino da Costa – CRMV-DF nº 0981

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense, tem Especialização e mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Possui doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), na Área de Concentração: Saúde Coletiva.

Atua como professora da Área de Medicina Veterinária Preventiva e leciona as disciplinas de Saúde Pública Veterinária, Zoonoses, Epidemiologia Veterinária e Introdução à Medicina Veterinária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em controle de endemias, zoonoses, vigilância sanitária e vigilância em saúde.

 

12. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – (MEC/CNRMS)

12.1. Câmara Técnica nº 01 – Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Especialidades clínicas e cirúrgicas

Representante Titular: Em breve

Representante Suplente: Em breve

12.2. Câmara Técnica nº 03 – Atenção básica / Saúde da família e comunidade / Saúde Coletiva

Representante Titular: Em breve

Representante Suplente: Em breve

12.3. Câmara Técnica nº 06 - Saúde Animal e Ambiental

Representante Titular: Em breve