Composição

DIRETORIA CFMV


Presidente: 
Francisco Cavalcanti de Almeida -  CRMV-SP nº 1012

Com graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ, ocupou os cargos de chefe do Grupo de Produção Animal (GEPA), médico veterinário do Grupo Estadual de Combate à Febre aftosa no Estado de São Paulo (GECOFA/SP), responsável pela equipe de controle de vacinas contra a Febre aftosa e coordenador geral do GECOFA/SP.

Após fazer o curso de Produção e Controle de Vacinas contra a Febre aftosa no Centro Panamericano de Febre Aftosa, estagiou no Laboratoire de Virologia de Maison D’Alfort e no Laboratoire de Virologia Animale de Lyon, ambos na França. 

Foi diretor técnico, delegado substituto e, posteriormente, titular da Delegacia Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento de São Paulo (MAPA/SP); e dirigiu o Departamento de Defesa Agropecuária da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura do estado, em Campinas.

Em 2006, foi eleito presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo (CRMV-SP) e depois reeleito para os triênios 2009 a 2012 e 2012 a 2015. Em novembro de 2017, tomou posse como presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), sob os motes criatividade, inovação e transparência.

 


Vice-presidente:
Luiz Carlos Barboza Tavares - CRMV-ES nº 0308

Sua graduação em Medicina Veterinária é da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais (MG). Atuou no Laboratório de Diagnóstico de Raiva do Instituto Biológico do Estado do Espírito Santo, à época pertencente à Empresa Espírito-Santense de Pecuária (EMESPE). Trabalha no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF)  coordenando a Gerência do Programa Nacional do Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e do Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB) do Espírito Santo.

Possui pós-graduação em Processamento e Controle de Qualidade em Carne, Leite, Ovos e Pescado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), MG.

No Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Espírito Santo (CRMV-ES), foi conselheiro, secretário geral por duas gestões e presidente da autarquia também duas vezes.

 


Secretário-geral:
Nivaldo da Silva - CRMV-MG nº 0747

Possui graduação em Medicina Veterinária e mestrado em Medicina Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, tem mestrado em Biotecnologia pela Universidade Autónoma de Madrid, Espanha, e doutorado em Veterinária, na área de Patologia Infecciosa, pela Universidade Complutense de Madrid. Esse último certificado é equivalente ao doutorado em Ciência Animal pela UFMG.

Nivaldo Silva trabalhou como médico veterinário na Cooperativa de Produtores Rurais de São Domingos do Prata, em Minas Gerais, e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Atualmente, é professor titular aposentado da UFMG. Trabalhou como pesquisador do CNPq e participou da formação de mais de 4.500 médicos veterinários mestrandos e doutorandos. Publicou dezenas de trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais. Sua carreira foi marcada também pela atuação como pró-reitor adjunto de pós-graduação e chefe do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da UFMG.

Em 2006, foi vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Minas Gerais Minas Gerais (CRMV-MG) e, de 2009 a 2017, atuou como presidente do Regional.

Como reconhecimento a sua carreira, foi homenageado, em 2016 com a Comenda Antônio Secundino de São José, pelo governo de Minas Gerais, maior honraria concedida aos que contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio do estado. 

 


Tesoureiro:
Helio Blume - CRMV-DF nº 1551

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) e mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou na Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Foi médico veterinário da Turupi Sociedad Ganadera de Tacuarembó, no Uruguai, e atuou como profissional e administrador de projetos agropecuários do grupo GLM Agropecuária do Norte, no Pantanal e em Goiás.

Além disso, foi docente na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e empresário rural no estado. Hélio Blume tem experiência como professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atualmente é professor titular da Upis Faculdades Integradas, no Distrito Federal (DF), onde coordena a implantação do Núcleo de Saúde.

Ele foi vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária do Estado do Maranhão, em 1993, (CRMV-MA), coordenador da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF) e presidente do CRMV-DF, de 2016 a 2017.

Desde 2002, é avaliador de cursos, institucional e de Ensino a Distância do Ensino Superior no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Conselheiros Efetivos CFMV


Cícero Araújo Pitombo - CRMV-RJ nº 3562


João Alves do Nascimento Júnior - CRMV-PE nº 1571


Wendell José de Lima Melo - CRMV-PB nº 252/Z


José de Arthur de Abreu Martins - CRMV-RS nº 2667


Francisco Atualpa Soares Júnior - CRMV-CE nº 1780

( Em breve, foto)

Therezinha Bernardes Porto - CRMV-MG nº 2902

Conselheiros Suplentes CFMV


Wanderson Alves Ferreira - CRMV-GO nº 0524


Fábio Holder de Morais Holanda Cavalcanti -  CRMV-AM nº 41/Z


Paula Gomes Rodrigues - CRMV-SE nº 047/Z


Nestor Werner - CRMV-PR nº 0390


Antonio Guilherme Machado de Castro - CRMV-SP nº 3257


Irineu Machado Benevides Filho - CRMV-RJ nº 1757