Quatro regionais se preparam para primeira eleição on-line

17 de janeiro de 2020

Pela primeira vez, médicos-veterinários e zootecnistas inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) do Paraná (PR), do Rio Grande do Norte (RN), do Rio de Janeiro (RJ) e de Santa Catarina poderão optar pela votação on-line, prevista na Resolução CFMV nº 1122/2016.

Os quatro regionais iniciam o ano com seus processos eleitorais abertos para o triênio 2020-2023. Até maio todos irão escolher os nomes dos novos diretores e conselheiros, que, por três anos, terão a missão de fiscalizar o exercício profissional em seus estados, como preconiza a Lei nº 5517/1968.

O processo eleitoral é regido pela Resolução CFMV nº 958/2010, que estabelece o voto obrigatório para todos os profissionais inscritos nos CRMVs, sendo facultativo apenas para os profissionais acima de 70 anos de idade na data da eleição.

Para votar e ser votado, é necessário estar com a situação financeira regular e não ter impedimentos administrativos e judiciais. Quem não votar terá prazo para justificar e a ausência imotivada poderá gerar multa ao profissional equivalente a 30% do valor da anuidade atual, como prevê a Resolução CFMV nº 948/2010.

Inscrição de chapa

No Rio Grande do Norte, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, as chapas podem se inscrever até 24 de janeiro. Já no Paraná, as inscrições vão até 20 de março.

Voto por correspondência

Para quem for votar por correspondência, a comunicação dessa opção ao CRMV-RJ deve ser feita até 24 de janeiro. Já os profissionais do RN e SC devem fazer a manifestação chegar aos respectivos CRMVs até 31 de janeiro. No Paraná, os profissionais inscritos devem informar ao regional até 27 de março.

Eleições

A votação on-line, assim como a presencial, ocorrerá sempre no mesmo dia. Em SC, RN e RJ a eleição será no dia 24 de março. No Paraná, está marcada para 19 de maio.

Confira o cronograma e os detalhes das eleições de cada regional

CRMV-PR

CRMV-RJ

CRMV-RN

CRMV-SC

Assessoria de Comunicação do CFMV