Pernambuco sedia II Encontro de Compras Eletrônicas – Região Nordeste

02 de dezembro de 2019

Desta segunda (02) até a sexta-feira (06), o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) sedia o II Encontro de Compras Eletrônicas do Sistema CFMV/CRMVs, que reúne 12 funcionários da área de licitação da Região Nordeste. A ampla programação do encontro é ministrada pela equipe de licitações e compras do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a legislação vigente e alinhar procedimentos atuais sobre compras públicas.

De acordo com o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, esses encontros são importantes para unificar o processo de aquisição de produtos e serviços. “Há uma necessidade dos regionais em receber capacitação e orientação sobre as compras governamentais e nos sensibilizamos quanto a isso. Queremos a aproximação do Sistema para, futuramente, fazermos aquisições em parceria”, afirmou. O presidente do CRMV-PE, Marcelo Teixeira, concorda: “É ótimo trabalharmos em prol da harmonização das rotinas administrativas do Sistema”, disse.

II Encontro de Compras Eletrônicas – Região Nordeste

Clique na imagem e acesse o álbum de fotos do evento disponível no Flickr 

Na programação está prevista a apresentação da legislação aplicável e da jurisprudência atualizada, bem como orientações quanto aos procedimentos das fases interna e externa de contratação. O treinamento ainda envolve a apresentação operacional dos recursos do Comprasnet, portal de licitações e contratações promovidas pelo Governo Federal, utilizado pelo CFMV para os processos eletrônicos de aquisição, modalidade conhecida como pregão eletrônico, desde a habilitação do pregoeiro até um laboratório prático com a simulação de como realizar, desenvolver e concluir um pregão eletrônico.

Os participantes ainda terão treinamento dos procedimentos de outras ferramentas, como o Painel de Preços, que permite fazer pesquisa de preços de mercado; o Catálogo de Materiais e Serviços (CATMAT/CATSER) que auxilia na organização e na padronização dos itens de compras; e o Sicaf, que é o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores.

“Estamos compartilhando nosso conhecimento para permitir que os regionais possam aderir aos sistemas Siasgnet, dentre eles, o Comprasnet, bem como indicando medidas de boas práticas relativas a todo o procedimento de contratações públicas, desde o planejamento até a gestão de contratos”, destacou o pregoeiro do CFMV, Michel de Lima, um dos responsáveis pelo treinamento, juntamente com os outros dois pregoeiros do Conselho Federal, Francisco Alves Lopes Júnior e Vitor Hugo da Silva Ramos.

Com a palavra, os regionais

Paulo Machado, gerente administrativo do CRMV-PE, afirma que o encontro é bastante enriquecedor. “As informações que estão sendo repassadas são de grande valia para todos nós que somos do setor de licitação. Aliás, são importantes até para quem não é, pois a aplicação desses conhecimentos vai facilitar muito o trabalho de forma geral, principalmente diante das dificuldades do dia a dia. O encontro ainda promove uma maior interação entre os regionais, pois trabalhar num sistema único faz com que a gente se ajude mais”, diz.

Pedro Alves, integrante do Conselho Veterinário do Ceará, concorda sobre o quão gratificante é o CFMV propor esse tipo de capacitação. “A partir de encontros como esse a integração dos regionais só tende a crescer. Eu vejo esse evento como uma oportunidade de padronização dos serviços, uma forma de desenvolvermos cada vez mais a área de compras e licitações dos regionais. Acho bastante válida a ferramenta que o Conselho Federal, nosso órgão de instância superior, está utilizando para formalizar essa padronização. Tão benéfico que espero que a iniciativa se estenda para todas as áreas de atuação do Sistema, o que ajudaria bastante no desenvolvimento dos regionais”, explica.

Para Rafael Farias, integrante da Comissão de Licitação do CRMV-BA desde 2011, o encontro é de suma importância. “Lidamos com algo muito técnico, então temos que estar sempre nos aperfeiçoado, nos capacitando... E os cursos de capacitação na área de licitação são extremamente caros, o que dificulta a qualificação dos profissionais, então essa iniciativa do Federal é muito válida, ainda mais num momento que está em vigor uma resolução que exige a capacitação da comissão de licitação (Resolução 1024). Todos saem ganhando”.

Assessoria de Comunicação do CRMV-PE com informações do CFMV