Assembleia Legislativa do RS celebra 50 anos do Sistema CFMV/CRMVs

08 de novembro de 2019

O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni ocupou o Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na tarde de ontem (7) para homenagear os 50 anos do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs). O parlamentar, que atuou como conselheiro do CRMV-RS por duas gestões e presidiu a entidade por dois mandatos, afirmou que seu “amor pela Medicina Veterinária está no sangue" e foi transmitida de pai para filho e de filho para neto.

“Meu avô, Dr. Rheno Lorenzoni, foi um dos precursores da profissão no Estado”, contou, citando as mudanças que ocorreram na profissão no decorrer do tempo, especialmente, no que diz respeito ao desenvolvimento de especialidades médicas.

O CFMV foi representado pelo conselheiro José Arthur de Abreu Martins. Para ilustrar o avanço vertiginoso do número de médicos-veterinários no Brasil, o parlamentar comparou o número dos registros profissionais de seus familiares. “O registro profissional do meu avô era o de número 31. Meu pai concluiu o curso de Medicina Veterinária em 1976 e possui o registro 1.552. Eu colei grau em 2003 e sou o número 8.272”, descreveu.

                 O conselheiro do CFMV, José Arthur Abreu Martins (de óculos), segura a placa da homenagem ao lado do deputado Rodrigo Lorenzoni

Hoje, há cerca de 185 mil médicos-veterinários em todo o Brasil. É o maior contingente de profissionais do mundo, superior, inclusive, ao de países com a população maior que a brasileira, como os Estados Unidos.

“Aqui somos os responsáveis por diferentes ramos da saúde pública. Além de zelar por animais de todos os portes, atuamos em áreas nutricionais e sanitárias, determinantes também para o bem-estar humano. Somos nós os profissionais habilitados para controlar zoonoses e efetuar a inspeção de alimentos ao longo de toda a cadeia produtiva”, descreveu o deputado.

Homenagem

Lorenzoni homenageou também o médico-veterinário e pesquisador Ney Luis Pippi. Ele recebeu a Medalha da 55ª Legislatura e uma placa de reconhecimento à Associação Gaúcha de Criadores de Cavalo Árabe. Criada em 1975, a instituição tem como objetivo estimular o desenvolvimento da raça, consolidar parcerias, fomentar o mercado equestre e do agronegócio. O evento ocorreu no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.

Pippi é especialista na área de pequenos animais e em terapia com células tronco. “Essa é uma maneira de reverenciarmos e agradecermos ao trabalho prestado pelo professor. As suas pesquisas serviram como subsídio tanto para a Medicina humana quanto para Veterinária. É uma alegria e uma satisfação prestar essa singela homenagem”, ressaltou Lorenzoni.

Grande expediente -> etapa da sessão ordinária comum nas casas parlamentares. No caso da Assembleia Legislativa do RS, é destinada a discursos mais longos e costuma ser dedicada a comemorações e homenagens. 

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações da assessoria do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni