CFMV comemora adesão das instituições de ensino ao I Ciclo de Acreditação dos Programas de Residência em Medicina Veterinária

06 de setembro de 2019

Dias 05 e 06 de setembro, integrantes da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV/CFMV) se reuniram na sede do CFMV para avaliar propostas de 43 programas de Residência em Medicina Veterinária de 06 instituições de ensino (IEs).

Fabio Manhoso, presidente da comissão, comemora a adesão das universidades. “Ficamos satisfeitos com o acolhimento das instituições, que já tem o entendimento de que o processo de acreditação do Conselho é uma valiosa ferramenta para garantir a qualidade dos serviços à população”.


               Comissão Nacional de Resildência em Medicina Veterinária

Das 06 inscritas, 04 foram selecionadas para receber as visitas in loco, com pelo menos dois membros da CNRMV e um técnico do CFMV.  

A previsão para divulgação dos resultados é fevereiro de 2020, e a comissão já planeja o segundo ciclo para o próximo ano.

Entenda

As inscrições para o I Ciclo de Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária, se encerraram em 03 de setembro. O projeto visa avaliar a qualidade dos programas, que serão chancelados com selo do CFMV por contribuírem para a melhoria contínua dos médicos-veterinários.

A adesão é sempre voluntária, gratuita e podem participar as instituições que tenham curso de Medicina Veterinária exclusivamente no período diurno. É necessário comprovar que o programa de Residência funciona há, no mínimo, cinco anos; e o de Aprimoramento Profissional há, pelo menos, dez anos.

As instituições interessadas submetem o projeto pedagógico dos programas, o relatório de casuística dos últimos três anos de cada programa, termo de autorização da pró-reitoria de pós-graduação, além de ficha de inscrição e termo de aceite da participação voluntária.

Selo

Receberá o “Selo Ouro de Acreditado”, com validade de até cinco anos, o Programa de Residência ou Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária que atingir, na verificação in loco, 85% de avaliação. Já o “Selo Prata de Acreditado”, com validade de dois anos, será concedido aos programas que atingirem 75% dos pontos.

Leia também

Preceptoria, infraestrutura e casuística são diferenciais para acreditar programas de residência e aprimoramento

Começam em 3 de junho as inscrições para a Acreditação de Residência e Aprimoramento em Medicina Veterinária

Entenda os critérios do CFMV para certificar programas de residência e aprimoramento

Prorrogado o prazo de inscrições para acreditação de residência e aprimoramento profissional

 

Assessoria de Comunicação do CFMV