Confira a programação do "Dia do Médico-veterinário 2019" do seu estado

10 de setembro de 2019

Este ano, o Sistema CFMV/CRMVs preparou a campanha "Dia do Médico-Veterinário - Histórias que transformam vidas" para celebrar a data, comemorada em 9 de setembro. 

A ação vai apresentar relatos de profissionais dos quatro cantos do país que são exemplos de dedicação e amor. Os formatos apresentados são variados: mídias off-line (outdoor, busdoor, jornal e revista) e on-line (vídeos, matérias para sites e posts em redes sociais).

Toda a campanha foi pensada como forma de valorizar a profissão e também de agradecer aos mais de 130 mil profissionais atuantes no país. Com a narrativa, é possível entender um pouco de trabalho de médicos-veterinários que se dedicam a salvar vidas em áreas como mercado pet, animais selvagens, medicamentos, produção, inspeção de produtos de origem animal, sanidade, gestão e muito mais.

 

Confira as peças e vídeos da campanha, clique aqui.

 

Os Conselhos Regionais também preparam ações específicas para você. Confira!

CRMV-PR

A Assembleia Legislativa do Paraná realizará sessão solene em comemoração do Dia do Médico Veterinário, dia 9 de setembro, 18h30. Será realizado no Plenário da Casa.

Dia: 9 de setembro, às 18h30

Local: Assembleia Legislativa do Paraná

Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete, s/n - Centro Cívico, Curitiba (PR)

 

CRMV-BA

A Bahia celebra a data com dois eventos: no dia 2 de setembro, às 9h30, também em homenagem aos 50 anos do CRMV-BA, acontece uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). Ainda, no mesmo dia, às 18h, sessão especial na Câmara a Municipal de Salvador (CMS).

No dia seguinte, 3, ocorre, às 18h, a posse da diretoria da gestão 2019-2022, e a entrega do Prêmio Fúlvio Alice, honra máxima do conselho baiano destinado a profissionais que se destacam pelo corpo de seu trabalho como médico-veterinário.

Dia: 2 e 3 de setembro

Local: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) e Câmara a Municipal de Salvador (CMS)

Endereço: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba): 1ª Avenida Centro Administrativo da Bahia, 130 - Centro Administrativo da Bahia, Salvador (BA)

Câmara a Municipal de Salvador (CMS): Praça Thomé de Souza, S/Nº - Centro, Salvador (BA)

 

CRMV-RJ

Dia 2 de setembro, serão reconhecidos os médicos-veterinários Carlos Eduardo Caetano, Expedito de Barros Coelho e Luiz Paulo Luzes Fedullo, com o Prêmio Honra ao Mérito Médico Veterinário. E o Prêmio Honra ao Mérito Médico Veterinário Militar, ao Coronel Vinício Aurélio Lagoas Campos. A solenidade será no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

No dia 9 de setembro, às 18h, na Tribuna de Honra do Jockey Club Brasileiro, o Prêmio Páreo Médico Veterinário condecora médicos-veterinários e instituições que tenham se destacado pela atuação em prol da Medicina Veterinária no estado do Rio de Janeiro.

Dia: 2 e 9 de setembro

Local:   Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e Jockey Club Brasileiro

Endereço: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj): Rua Primeiro de Março, S/n - Praça XV, Rio de Janeiro (RJ)

Jockey Club Brasileiro: Praça Santos Dumont, 31 - Gávea, Rio de Janeiro (RJ)

 

CRMV-MS

No dia 9 de setembro, às 19 horas, serão homenageados profissionais com 25 e 50 anos de formados, em Campo Grande (MS). Promovido pelo conselho regional do estado, o evento ocorrerá no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul).

Dia: 9 de setembro, às 19h

Local: auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul)

Endereço: Rua Marcino dos Santos, 401 - Chácara Cachoeira, Campo Grande (MS)

 

CRMV-PE

Pernambuco comemora a data na Semana do Médico Veterinário. O conselho terá palestras que focam em capacitação profissional, vigilância de zoonoses, clínica de pequenos animais, leishmaniose visceral canina, animais silvestres, órgãos fiscalizadores, esporotricose, entre outros temas. O simpósio é promovido pela Academia Pernambucana de Medicina Veterinária. Acontecem, também, duas solenidades: em comemoração ao Dia do Médico Veterinário e a segunda em homenagem aos 50 anos do CRMV-PE.

As atividades são gratuitas, entre os dias 9 e 12 de setembro, e acontecem na sede do conselho.

Dia: 9 a 12 de setembro

Local: CRMV-PE

Endereço: Rua Conselheiro Theodoro, 460 - Zumbi, Recife (PE)

 

CRMV-GO

No auditório do CRMV-GO, por iniciativa do CRMVZ Jovem (iniciativa do CRMV-GO com foco nos graduandos do quinto período de medicina veterinária e zootecnia até o segundo ano de formado), será realizado a palestra, gratuita, “Lidando com a pressão do dia a dia: desafios da Medicina Veterinária”, ministrada pela psicóloga Anna Laura Leal Freire, dia 9 de setembro. O tema central é Síndrome de Burnout, uma síndrome psicológica causada pelo acúmulo de estresse dentro do ambiente de trabalho.

O evento ocorre às 18h30 e é preciso fazer inscrição pelo endereço https://url.gratis/YBUY1  e confirmar presença pelo número (62) 3269-6504 .

Dia: 9 de setembro, às 18h30

Local: auditório do CRMV-GO

Endereço: Av. Universitária, 2169 - Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)

 

CRMV-SP

Em São Paulo o Dia do Veterinário comemorará também os 50 anos do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP).

Em parceria com NurnbergMesse Brasil, que organiza a Pet South America, o CRMV-SP promove a 3ª Semana do Médico-Veterinário, com o tema “MV+50: construindo, no agora, o futuro”.

Entre os dias 9 e 12 de setembro palestras que abrangem Medicina Veterinária de Desastres, Intensiva e do Coletivo compõem a programação.

A solenidade de abertura contará com uma exposição fotográfica, palestra com o historiador Leandro Karnal, homenagens a ex-presidentes e a premiação CRMV-SP 2019, com os prêmios: Max Ferreira Migliano de Clínica Médica Veterinária, ao médico-veterinário João Pedro de Andrade Neto, Paschoal Mucciolo de Inspeção e Tecnologia de Alimentos, para José Cézar Panetta, e Hannelore Fuchs de Comportamento Animal, a Cristiane Schilbach Pizzutto, este último em sua primeira edição.

Encerrando as festividades, o lançamento do livro “Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo: Uma trajetória de conquistas (1969-2019)”

Recebem as palestras, além da capital paulista, Sorocaba, São José dos Campos e Botucatu.

São José dos Campos
Data:
10/09 – das 18h30 às 22h
Local: Univap (Auditório CEPLADE)
Endereço: Av. Shishima Hifumi, nº 2911, Bloco 09, 1º andar, São José dos Campos (SP)

Sorocaba
Data
: 11/09 – das 18h30 às 21h
Local: Uniso
Endereço: Rod. Raposo Tavares, Km 92,5, Sorocaba (SP)

Botucatu
Data: 12/09 – das 18h30 às 21h
Local: Unesp (Auditório “Casa das Artes”)
Endereço: Rua Prof. Dr. Walter Maurício Correa, s/nº, Botucatu (SP)

 

CRMV-AL

A XVIII Semana do Médico-Veterinário de Alagoas tem como tema “O Médico-Veterinário e a Saúde do Planeta”.

No dia 9, a solenidade de abertura terá a entrega dos Prêmios Médico-Veterinário Abelardo Teixeira Moura e do Destaque Medicina Veterinária Alagoana 2019, e da homenagem da Academia Alagoana de Medicina Veterinária (ACAMVET), aos profissionais cinquentenários, com a entrega do Diploma de Mérito Veterinário.

A palestra “Responsável Técnico de Biotério: normas e legislação”, no dia seguinte (10), acontece na sede do CRMV-AL, e será ministrada pelo médico-veterinário Andreey Teles. Além desta, dia 13, as palestras dentro do tema geral “Medicina Veterinária do Coletivo: uma nova área para enfrentamento das demandas sociais”, todas ministradas por médicos-veterinários: Introdução à Medicina do Coletivo, pela Rita de Cássia Maria Garcia; “Manejo Populacional de Cães e Gatos e, Áreas Urbanas”, Ana Liz Ferreira Bastos; “Aspectos Etológico na Medicina de Abrigos”, por Néstor Alberto Calderón; e “Saúde Única e Atuação do Médico-Veterinário do NASF”, por Daniel Brandespin.

Para participar é preciso se inscrever na sede do CRMV-AL (onde será toda a programação), mediante a doação de 2kg de alimento não-perecível.

Data: 9, 10 e 13 de setembro

Local: sede do CRMV-AL

Endereço: Rua 26 de abril, 299, Poço, Maceió (AL)

 

CRMV-SC

Durante todo o mês de setembro, o CRMV-SC em parceria com médicos veterinários voluntários, professores e ONG´S realizam ações educativas com alunos dos primeiros anos do ensino fundamental em escolas de Santa Catarina. O projeto, promovido pelo quarto ano consecutivo, envolverá escolas em 17 cidades catarinenses. A expectativa é atingir um público infantil estimado em 2 mil alunos.

As ações incluem aulas lúdicas e recreativas sobre bem-estar animal, zoonoses, tráfico de animais silvestres e posse responsável com base nas cartilhas desenvolvidas e cedidas pelo CRMV-SC, além de atividades recreativas e artísticas. Em contrapartida, Médicos Veterinários, professores de cursos de graduação e acadêmicos realizam o trabalho nas escolas. Acompanhe as ações no site: www.crmv.sc.gov.br

Data: 01/09 a 30/09
Cidades: São Miguel do Oeste, São José, Balneário Camboriú, Orleans, Xanxerê, Chapecó, Tubarão, Curitibanos, Canoinhas, Blumenau, Concórdia, Florianópolis, Rio do Sul, Lages, Itapema, Joinville, Gaspar.
Em Orleans, Sul de Santa Catarina, o Dia do Médico Veterinário será celebrado com a presença do CRMV-SC na abertura da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária 2019 da Universidade Barriga Verde -UNIBAVE. O Presidente do CRMV-SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves fará a palestra “Ética Profissional e a Importância da Fiscalização do Exercício Profissional” para os acadêmicos. Confira programação completa: https://www.facebook.com/events/2341422612840211/

Data: 9 a 13 de setembro
Local: Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE
Endereço: Rua Pe João Leonir Dall'Alba, 601 - Murialdo, Orleans

 

CRMV-CE

Celebrando a profissão, no Ceará, a II Segunda Semana de Medicina Veterinária (SEMEVET), de 9 a 11 de setembro, na Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).

Algumas das palestras confirmadas são: “Anatomia Aplicada ao Exame do Coração”, ministrado por Gildenor Xavier; “Bem estar do paciente felino no internamento: Pensando além da medicação”, por Aline Dantas; e “Principais patologias que acometem o sistema locomotor de equídeos”, por Sarah Caetano.

Data: 9 a 11 de setembro

Local: Auditório da Faculdade de Juazeiro do Norte

Endereço: Rua São Francisco, 1224 - São Miguel, Juazeiro do Norte (CE)

Para mais informações https://bit.ly/2OgSC5F

 

CRMV-RR

Entre 9 e 13 de setembro, na Faculdade Estácio de Boa Vista, a Semana do Médico-Veterinário comemora a profissão com palestras. A inscrição é de R$ 20 mais 2kg de alimentos não-perecíveis e pode ser feita na Estácio ou na sede do CRMV-RR.

Para saber mais sobre a programação, acesse https://bit.ly/2kmtH2G

CRMV-MA

 

 

Assessoria de Comunicação do CFMV, com infromações dos CRMVs