Grandes, pequenos e selvagens: até quinta-feira, Amazonvet 2019 sedia palestras e debates diversificados

20 de agosto de 2019

Começou! De hoje até quinta-feira (22), o Centro de Convenções Hangar, em Belém (PA) vai receber cerca de 1.300 participantes – entre médicos-veterinários, zootecnistas, biólogos, estudantes e profissionais de áreas afins – para o II Congresso dos Médicos-Veterinários da Amazônia Legal (Amazonvet). No mesmo local ocorre o Congresso Nacional de Animais Selvagens. A programação contempla variadas áreas das profissões, divididas em quatro auditórios dedicados aos seguintes temas: Pequenos Animais (sala Mico de Cheiro), Selvagens (sala Ararajuba), Saúde Pública (sala Jaguatirica) e Grandes Animais/Sanidade (sala Peixe-Boi).

A abertura ficou por conta, no entanto, de um psicólogo: Cloves Amorim, da PUCPR, abordou um tema que vem atraindo cada vez mais o interesse dos profissionais de todo o país: Estresse e a síndrome de burnout em médicos-veterinários: conhecer, prevenir e tratar. Com bom humor, prendeu a atenção da plateia por uma hora.

20 a 22-08-2019 -   II Congresso dos Médicos-Veterinários da Amazônia Legal (Amazonvet)

                Cloves Amorim ministrou palestra de abertura no Amazonvet 2019. Foto: Lucas Leite/Divulgação

Ao longo dos três dias de evento, uma gama enorme de temas será abordada pelos 85 palestrantes. Da dermatologia à saúde única, da responsabilidade técnica em eventos agropecuários ao combate ao tráfico de animais silvestres, passando por sanidade de equinos e a gestão de resíduos em clínicas veterinárias e pet shops. A cobertura do evento está disponível no Twitter @cfmv.

“Temos estandes diversos, como o da prefeitura, falando sobre trabalhos de vigilância que executa, e apoiando a causa de um grupo que resgatou um peixe-boi e precisa alimentá-lo para devolver à natureza – eles estão vendendo produtos, como canecas.”, afirma Maria Antonieta Martorano, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA), que organiza o Amazonvet em parceria com os regionais dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia e Tocantins, e o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Já o Congresso de Animais Selvagens é uma realização da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS/CFMV).

Além de debates e palestras, estão sendo apresentados cerca de 380 trabalhos científicos, no formato e-pôster de relatos de caso e resumos simples. Na cerimônia de encerramento, na noite de quinta-feira, serão entregues certificados aos autores dos dois melhores trabalhos científicos de cada categoria: Profissional e Acadêmico.

Destaques da programação científica

O evento terá profissionais de renome de todo o Brasil, além de dois palestrantes internacionais: a estadunidense Christina Pettan-Brewer e o peruano Gianmarco Rojas. Pettan-Brewer é diretora associada e professora no Departamento de Medicina Comparada da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington (Seattle, EUA) e presidente da One Health Brazil Latin America, associação oficial da World Veterinary Association (WVA). Ela ministrará três palestras, no dia 21, sobre questões de saúde global e doenças infeciosas emergentes e negligenciadas, por meio de uma abordagem interdisciplinar e intercontinental de saúde.

Já Rojas, do Parque Zoológico Huachipa, em Lima (Peru), fará duas palestras em sequência, no dia 22, a partir das 14h: sobre princípios e complicações da contenção física em animais selvagens e os desafios da anestesia nessas espécies.

As áreas de pequenos animais e de sanidade também terão atrações de peso. Hoje, às 16h45, uma mesa-redonda sobre Medicina Veterinária Forense abordará um tema sobre o qual ainda se fala pouco no país. A moderação será de Raimundo Nonato Camargo Jr., com apresentações de Felipe Sá, Sérvio Reis (presidente da Comissão Nacional de Medicina Veterinária Legal do CFMV) e Daniel Viana. No mesmo horário, haverá uma mesa-redonda sobre mercado pet.

II Congresso dos Médicos-Veterinários da Amazônia Legal (Amazonvet) e Congresso Nacional de Animais Selvagens

Quando: 20 a 22 de agosto de 2019

Horário: 8h30 às 18h

Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia - Av. Doutor Freitas, s/n - Marco, Belém (PA)

Veja mais:

A programação completa do II Amazonvet e I Congresso Nacional de Animais Selvagens

 

Assessoria de Comunicação do CFMV, com o apoio das assessorias de Comunicação dos CRMVs do Pará e de Roraima