25ª Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia congrega educadores da área

08 de agosto de 2019

Em 13 e 14 de agosto acontece, em Uberaba (Fazu), a 25ª Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia. O encontro, organizado pela Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNEZ/CFMV), integra a programação do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia.

A reunião tem como público-alvo coordenadores e docentes de cursos de Zootecnia de todo o país, bem como membros dos conselhos regionais de Medicina Veterinária e de Zootecnia.

De acordo com Ana Ambiel, presidente da CNEZ/CFMV, a programação foi pensada de maneira diferente: “nos preocupamos com o público alvo e qual era a demanda, interesse dos coordenadores de temas a serem abordados”.

“Com base nas reuniões do ano passado, e com algumas experiências e tópicos levantados, a CNEZ elaborou um questionário para os coordenadores manifestarem temas que eles têm mais interesse”, explica, “recebemos cerca de 50 respostas, considerando que existem 107 cursos de Zootecnia, e pudemos, então, estabelecer os eixos temáticos na reunião de ensino”

Os participantes debaterão temas como a gestão acadêmica e o papel do coordenador nos cursos de Zootecnia; as ferramentas para otimizar a educação a distância; e a matriz curricular dos cursos de graduação.

Durante o Zootec será entregue o prêmio Mário Hamilton Vilela “Coordenador do Ano”, pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), destinado a profissionais de destaque no ensino de Zootecnia. Neste ano, a recipiente da homenagem é a coordenadora do curso na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) e membro da CNEZ/CFMV, Safira Bispo.

“Nós coordenadores de curso nos dedicamos diariamente aos alunos, aos docentes, a formação e qualidade do profissional Zootecnista”, afirma Bispo.

 

Congresso Brasileiro de Zootecnia

A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) promovem o 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), entre os dias 13 e 16 de agosto, em Uberaba (MG).

Este ano os painéis do evento serão divididos nas áreas gerais de atuação: Melhoramento Genético, Reprodução, Nutrição e Bem-estar Animal, diferente das edições anteriores que eram divididos por espécies animais.

Os trabalhos de cada uma das áreas, em três espécies distintas melhores pontuados, serão apresentados oralmente em cada painel, compondo a programação oficial. Além disso o evento contará com painéis, minicursos, eventos institucionais e as premiações José Francisco Sanchotene Felice de “Zootecnista do Ano”, Ambires Cecílio Machado Riella de “Zootecnista Educador”, “Estudante DEZ” e, o já mencionado, Mário Hamilton Vilela de “Coordenador do Ano”.

As inscrições ainda estão abertas e as atividades acontecerão em diversos locais.

 

Confira a programação.

Assessoria de Comunicação do CFMV