MAPA realiza Seminário e Curso de Inspeção para adesão ao SISBI-POA em Campo Grande (MS)

05 de agosto de 2019

Os Departamentos de Suporte e Normas (DSN) e de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), da Secretaria de Defesa com o apoio da Superintendência Federal da Agricultura no Mato Grosso do Sul (SFA-MS), da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) realizam o Seminário e Curso de Inspeção para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI - POA).

O evento será realizado no período de 2 a 6 de setembro, no auditório da FAMASUL, em Campo Grande (MS).

O Seminário de Sensibilização do SISBI-POA possui o objetivo de apresentar orientações detalhadas sobre os requisitos para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) e é direcionado a gestores públicos e agroindústrias.

O Curso de Atualização em Inspeção Higiênico-Sanitária e Tecnológica de carnes para Médicos Veterinários dos Serviços de Inspeção dos Estados e Municípios busca proporcionar aos médicos-veterinários inspetores oficiais, que atuam no Serviço de Inspeção (SI) de Estados e Municípios, atualização quanto aos procedimentos de inspeção das principais espécie de abate (aves, bovinos e suínos), além da verificação oficial dos programas de autocontrole (BPF, PPHO e APPCC), visando à equivalência no âmbito do SISBI-POA.

As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo site.

Sisbi

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI - POA), que faz integra o Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), uniformiza e harmoniza os métodos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e a segurança alimentar.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus serviços de inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os estabelecimentos registrados nesses serviços estaduais e municipais que integrem o SISBI podem comercializar seus produtos em todo o território nacional, nas mesmas condições de estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), com exceção de exportação. Para reconhecimento da equivalência e adesão ao SISBI, os serviços estaduais e municipais devem comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Mapa.

Serviço:

Data: 2 a 6 de setembro

Local: Auditório da FAMASUL, Campo Grande (MS)

Endereço: Rua Marcino dos Santos, 401 - Bairro Chácara Cachoeira II, Campo Grande/MS - CEP 79040902

Inscrições: https://bit.ly/2T7bJOj

Informações: https://bit.ly/2LW1wDJ

 

 

Assessoria de Comunicação com informações do MAPA