Jornada multidisciplinar discute Direito Animal em Porto Alegre

06 de agosto de 2019

De 19 a 23 de agosto a Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul sediará a II Jornada de Direito Animal: desafiando paradigmas.

O evento contará com palestras, grupos de trabalho (GTs) e minicurso. O prazo para envio de trabalhos vai até dia 9 de agosto e as inscrições em palestras e GTs é gratuita. Para participar do minicurso é preciso pagar uma taxa de R$ 50. Serão emitidos certificados, de 12 horas para palestras e de 15h para o minicurso.

O objetivo da jornada é ir além do campo do Direito e, assim, promover trocas interdisciplinares dentro do assunto. Os palestrantes e ministrantes do curso são de diversos campos e a abordagem será em Medicina Veterinária, Criminologia, Direito Penal, Sociologia, Psicologia e áreas correlatas.

Alguns dos destaques são: o minicurso “Introdução ao Direito Animal”, que será dividido em dois dias (19 e 20 de agosto), e será ministrado pelo médico veterinário Renato Silvano Pulz (da Universidade Luterana do Brasil, ULBRA), do Direito Waleska Mendes Cardoso (da Faculdade de Direito de Santa Maria, FADISMA), Nina Trícia Disconzi Rodrigues (da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM) e o docente e Juiz Federal Vicente de Paula Ataíde Junior (da Universidade Federal do Paraná, UFPR). O GT “Dogmática do Direito Animal Brasileiro”, coordenado por Vicente de Paula e sua doutoranda Amanda Bellettini Munari (da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC). E as palestras “Perfil Psicológico de Quem Viola o Direito dos Animais, ministrada pelas psicólogas Lisiane Duarte e Márcia Moraes, do Centro de Atendimento Psicológico Psicoter, de Porto Alegre, “Niterói (RJ): o desafio da proteção animal nas cidades”, pelo biólogo Marcelo Pereira (da Universidade Feevale), e “Idolatria à Carne: a vida por um fio, impactos da dieta onívora no aquecimento climático”, pela doutora em filosofia moral e teoria política pela Universidade de Konstanz, Alemanha, Sônia T. Felipe, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Será lançado também o livro “Estudos Criminais de Direito Animal”, fruto da Segunda Comissão de Estudos em Direito Animal do portal Canal Ciências Criminais, coordenado pela médica-veterinária Gisele K. Scheffer.

Aceitam-se doações de roupinhas, cama e coberta para cães que serão doadas à organização não-governamental (ONG) “Santuário Voz Animal”.

Para mais informações e inscrição, acesse a página do evento.

 

Serviço

Data: 19 a 23 de agosto

Inscrição: até 19 de agosto

Submissão de trabalhos: até dia 9 de agosto

Local: Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 626, Centro, Porto Alegre (RS)

 

 

Assessoria de Comunicação do CFMV