Palestra sobre burnout abre Amazonvet e Congresso Nacional de Animais Selvagens

15 de julho de 2019

O II Congresso dos Médicos-Veterinários da Amazônia Legal (Amazonvet), de 20 a 22 de agosto, em Belém (PA), está nos últimos preparativos e a organização definiu os temas de abertura e encerramento: na manhã do dia 20, o psicólogo Cloves Amorim ministra a palestra “Estresse e a síndrome de burnout em médicos-veterinários: conhecer, prevenir e tratar”. No último dia de encontro, a partir das 16h, uma conferência sobre a doença de Chagas é a última atração da maratona científica, que terminará com uma cerimônia de encerramento.

O Amazonvet ocorre simultaneamente ao Congresso Nacional de Animais Selvagens, que, além de médicos-veterinários, zootecnistas e acadêmicos desses cursos, é voltado também a profissionais e estudantes de Biologia e áreas afins. A programação completa contempla mais de 80 eventos, entre cursos pré-congresso, palestras, mesas-redondas, conferências, simpósios e sessões de apresentação de trabalhos científicos, além da feira de expositores.

A organização do Amazonvet está a cargo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA), em parceria com os regionais dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia e Tocantins, e o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A presidente do CRMV-PA, Maria Antonieta Martorano, destaca a relevância do congresso.

“A programação foi elaborada para oferecer temas relevantes e em evidência no país, além de atender a carências de nossa região. Estamos trabalhando para realizar um grande evento e satisfazer as expectativas dos participantes”, diz.

Já o Congresso Nacional de Animais Selvagens é uma iniciativa da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS/CFMV), que se propôs a organizar um evento que fosse além da abordagem clínica, envolvendo também as áreas de produção e Saúde Única. “Otimizamos espaço e público dos dois eventos, na expectativa de reunir o maior número possível de congressistas”, observa Francisco Edson Gomes, presidente da CNAS/CFMV e do CRMV-RR.

No dia 23, a CNAS promoverá, ainda, o III Fórum das Comissões Regionais e Nacional de Animais Selvagens do Sistema CFMV/CRMVs. Segundo Gomes, atualmente há 17 comissões técnicas atuantes nos estados. Porém, o objetivo é que outros regionais enviem representantes, de modo a fomentar a criação de comissões em todo o país.

Programação

O evento será distribuído por quatro salas, uma delas direcionada à programação do Congresso Nacional de Animais Selvagens. As demais contemplarão os seguintes temas do Amazonvet: Pequenos Animais; Saúde Pública; e Grandes Animais/Sanidade Animal. Confira a programação completa aqui.

Duas atrações internacionais estão confirmadas: a estadunidense Christina Pettan-Brewer e o peruano Gianmarco Rojas. Pettan-Brewer é Diretora Associada e professora no Departamento de Medicina Comparada da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington (Seattle, EUA) e presidente da One Health Brazil Latin America, associação oficial da World Veterinary Association (WVA). Ela ministrará três palestras, no dia 21, sobre questões de saúde global e doenças infeciosas emergentes e negligenciadas, por meio de uma abordagem interdisciplinar e intercontinental de saúde.

Já Rojas, do Parque Zoológico Huachipa, em Lima (Peru), fará duas palestras em sequência: sobre princípios e complicações da contenção física em animais selvagens e os desafios da anestesia nessas espécies.

Trabalhos científicos

Foram submetidos 460 trabalhos científicos, nos formatos relatos de caso e resumos simples, ao Amazonvet. Eles estão em análise pela comissão julgadora e o resultado será divulgado em 5 de agosto. Na cerimônia de encerramento, serão entregues certificados aos autores dos dois melhores trabalhos científicos de cada categoria: Profissional e Acadêmico.

II Congresso dos Médicos-Veterinários da Amazônia Legal (Amazonvet) e Congresso Nacional de Animais Selvagens

Quando: 20 a 22 de agosto de 2019 - cursos pré-congresso: 18 e 19 de agosto de 2019

Das 8h30 às 18h

Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia - Av. Doutor Freitas, s/n - Marco, Belém (PA)

Veja mais:

A programação completa do II Amazonvet e I Congresso Nacional de Animais Selvagens

Inscrição para os eventos

 

Assessoria de Comunicação do CFMV